Início » Aplicativos e Software » Adobe publica código-fonte do Photoshop 1.0

Adobe publica código-fonte do Photoshop 1.0

Primeira versão era desenvolvida em Pascal e Assembly.
Código-fonte está disponível gratuitamente no Museu da História da Computação.

Por
6 anos e meio atrás

O Photoshop é certamente o editor de imagens mais conhecido do mundo. Ele teve sua primeira versão lançada pela Adobe há 23 anos, em fevereiro de 1990, virou até verbo e agora você pode ver como tudo começou. O Museu da História da Computação disponibilizou gratuitamente o código-fonte do Photoshop 1.0, na época exclusivo para os computadores Macintosh.

photoshop-1-tela-loading

Aqui vai um pouco de história. Thomas Knoll era um estudante de doutorado da Universidade de Michigan. Em 1987, ele começou a desenvolver um programa chamado Display para editar imagens, apenas para uso pessoal. Posteriormente, junto com seu irmão John Knoll, que trabalhava numa empresa responsável por efeitos visuais em filmes, ele notou que o aplicativo poderia se tornar um produto comercial. O nome mudou para Photoshop e eles conseguiram vender 200 cópias com a ajuda de uma fabricante de scanners.

Então a Adobe resolveu licenciar a ideia. Mais de 3 milhões de cópias foram vendidas nos próximos dez anos – e nem estamos considerando as versões alternativas. Resultado: o Photoshop virou um sucesso e até sua avó que odeia informática já ouviu falar nele.

photoshop-1-screenshot

O código-fonte do Photoshop 1.0 está disponível no Museu da História da Computação. Você precisará aceitar um pequeno contrato prometendo que não usará o código com fins comerciais. A Adobe também disponibilizou gratuitamente o manual de instruções e um tutorial de uso.

Cerca de 75% das 185 mil linhas do código-fonte do primeiro Photoshop está em linguagem Pascal. O resto está dividido em Assembly compatível com o processador Motorola 68000 e dados diversos. Compilado, o Photoshop 1.0 cabia em um disquete de 3,5 polegadas com 1,44 MB — bem menos que os quase 2 GB da versão CS6 (13.0).

Com informações: Ars Technica.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.