Início » Gadgets » Brincamos com o desejado Leap Motion

Brincamos com o desejado Leap Motion

Aquele sensor de movimentos para computador

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

gus-fune-leap

Direto do SXSW, em Austin – Eu tive a chance de brincar com o Leap Motion, um novo gadget que chega ao mercado americano no mês que vem e promete revolucionar a interação entre o homem e seu computador. Usando duas câmeras de infravermelho, o pequeno gadget identifica movimentos na área acima do gadget, podendo reconhecer diferentes objetos ou até todos os dedos das duas mãos do usuário ao mesmo tempo.

A Leap Motion exibiu alguns demos interativos para visitantes do Centro de Convenções de Austin testarem o aparelho em ação. Todos os demos funcionaram muito bem e o mais divertido era o do Fruit Ninja, no qual dava pra usar um canudo como espada e jogar com muita naturalidade.

Vídeo: Gus Fune testa o Leap Motion

Em outra demonstração com uma versão beta do Corel Painter, o usuário controlava algumas funções do aplicativo através de gestos. Uma mão fechada e o dedo indicador abria a paleta de cores e ao mover o dedo era possível escolher com precisão a cor desejada. Munido de diversos pincéis diferentes, o usuário trocava e o programa de forma inteligente modificava a ferramenta para corresponder a diferente forma de input utilizada.

Tirando um ou outro bug, o Leap Motion, se tiver uma grande aderência de aplicativos, realmente pode ser uma boa pedida pra quebrar o padrão mouse-teclado.

O Leap Motion está em fase de pré-venda e tem seu lançamento no dia 13 de maio. Vai custar US$ 79 (aprox. R$ 160). Ele chega a algumas lojas americanas em 19/05.

Brasil, mostra a tua cara

O Brasil não aparece na lista de países cobertos pela pré-venda. Questionei Chris Leoper, VP de Vendas Mundial da Leap Motion. Chris me disse que não pode enviar o gadget ao Brasil ainda por problemas de certificação e impostos. Ele não entrou em detalhes, mas me falou que no exato momento estão tentando fechar parcerias com empresas locais e provavelmente no segundo semestre desse ano o aparelho esteja nas prateleiras de lojas brasileiras.

Por enquanto o Leap Motion será compatível com Windows e Mac OS X. O suporte a Linux deve vir em breve e o kit de desenvolvimento vai ser liberado junto do lançamento do gadget.

Embora no momento não existam muitos apps compatíveis, a expectativa é grande. Michael Sutherland, responsável pelo relacionamento entre a Leap e desenvolvedores me falou que eles já trabalham hoje com 10 mil empresas que estão explorando as possibilidades do Leap.