Início » Telecomunicações » Oi é a operadora com piores índices de qualidade de banda larga

Oi é a operadora com piores índices de qualidade de banda larga

Anatel divulga resultados da qualidade da banda larga no Brasil

Lucas Braga Por

A Anatel apresentou hoje os primeiros dados da primeira leva de medições de qualidade da banda larga no Brasil. Os testes foram controlados pela Entidade Aferidora de Qualidade com base nos diversos usuários voluntários que receberam um roteador capaz de realizar medições diárias sobre como as redes das operadoras estão se comportando. Os dados liberados foram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

São realizados dois tipos de testes: o da Velocidade Instantânea, em que a operadora deve garantir o mínimo de 20% da velocidade contratada em pelo menos 95% das medições, bem como o teste da Velocidade Média, em que a operadora é obrigada a entregar pelo menos 60% da velocidade durante todo o mês. A velocidade mínima irá aumentar com o tempo: de acordo com o cronograma da Anatel, as operadoras deverão fornecer 80% da velocidade mínima em novembro de 2014.

avaliacao-bandalarga-anatel

No estado de São Paulo, a Vivo foi a operadora com os piores índices de Velocidade Instantânea, embora a diferença entre as outras operadoras seja praticamente irrisória. Quem se deu bem nesses testes foi a NET, que não ficou com índices abaixo de 99% em nenhuma medição em todos os estados.

Whitebox fabricado pela TP-Link

Whitebox da EAQ é o roteador que realiza as medições

Nos resultados gerais, quem se saiu pior foi a Oi: nos dois estados onde a operadora atua com banda larga fixa, a Oi foi a pior colocada, com destaque para o teste da Garantia de Velocidade Média Contratada no Rio de Janeiro, com apenas 77,29% das medições dentro do padrão estabelecido pela Anatel. Nos demais estados a operadora também se manteve em posição inferior às concorrentes. Nos testes de garantia de velocidade mínima, a Oi cumpriu a meta estabelecida da Anatel, que exige 20% da velocidade contratada em 95% das medições.

A GVT se portou com resultados intermediários durante os testes: só liderou os testes da Garantia de Velocidade Instantânea no estado de São Paulo, mas também com pouquíssima diferença para a NET. Por outro lado, foi também a operadora que conseguiu os piores resultados nos testes de Garantia de Velocidade Média Contratada para o mesmo estado. Em Minas Gerais e Rio de Janeiro a operadora ficou em 2º lugar nos testes.

Esses testes deixam claro que a banda larga no Brasil ainda precisa melhorar bastante. Veja bem, os testes de velocidade instantânea medem apenas se as operadoras conseguem cumprir 20% da velocidade contratada e ainda assim as operadoras não conseguiram cumprir a obrigação. Novos resultados serão divulgados pela Anatel ao longo do tempo, com medições de outros estados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio
A Oi é a pior índice de reclamação, não tem solução e nem melhorias. A internet não presta, vive caindo, telefone vive chiando, a velocidade contratada não é alcançada, os técnicos da Oi são terceirizados, eles desligam o seu telefone de proposito mesmo esteja pago em dia, a caixa da rua onde fica ligado o fio da extensão do telefone estar enferrujado, os fios estão sodados, cai chuva com facilidade, vive ligando enchendo saco empurrado pacote, em vez empurrar melhorias e qualidades. No celular comem todos os créditos que não foram gastos com telefonia, eles comem com propagandas, varias pedidos foram feitos pelo "55555 sair" e nada propaganda parar. Segundo as funcionarias da central da Oi essa empresa é do Lula e por isso é uma bosta. Eles não respeitam os consumidores, a justiça do Brasil é uma merda mesmo e a outra operadora tal de "Net" só rico pode ter pois é muito caro!
Leandro Azevedo
Primeiramente não cheguei nessa pagina de bobeira, estou aki pra confirma oque eu já sabia há anos e pode ajudar os futuros consumidores. Se vc tem amor a sua vida não feche contrato com essa operadora " Há ele ele deve trabalhar na NET e ta difamando a OI" NÃO!! Eu sou apenas um consumidor. Essa net é rídiculo de podre a velocidade e o ping nunca era instável meu plano era de 10 Mega meu ping normal era 70, mas 2 ou 3 dias da semana esse ping variava chegando até 3k de ping, passava horas desse jeito era impossivel fazer algo com a net, durou bastante tempo ela era a única operado de banda larga do meu bairro e um certo dia simplesmente cortarão eu liguei pra eles e falaro que era manutenção até ai tudo bem eu fiquei no aguardo, passo dois dias eu já tava agonizando dentro de casa liguei denovo falaro a mesma coisa "Manutenção" passo 10 dias liguei novamente pedi pra mandarem um técnico niguem veio na minha residençia minha mãe querendo da baixa eu implorando pra ela n fazer isso, pois era a única banda larga do bairro, nisso passo 1 mês e chegou conta minha mãe não aguento muito menos e mando da baixa. Eu tenho moral pra falar OI VELOX É A INTERNET MAIS PODRE DO BRAZIL!!
Alguém Ninguém
Estou muito irritado com essa Velox. Internet porca, pontos sobrecarregados o que torna pior ainda. Infelizmente, onde eu moro só tem essa porcaria. NET, Vivo e Tim dando mole e perdendo grana fácil. Assim q alguma dessas aparecerem eu mudo na hora.
Claudio Zimmermann Junior
OI é uma bosta mesmo. Vc paga, mas não consome
Juliano Andrade

A oi é um LIXO em tudo, o pessoal que trabalha na operadora a maioria incompetente não sabem de nada parecem zumbis vendem LIXO não internet deveriam cair fora do mercado. Quase todos os meses tenho que ligar para Anatel por incompetência e má fé dos retardados que trabalham no setor de vendas que me venderam um plano daí passa um mês já vem outro valor totalmente abusivo e a internet vive dando problemas de um tempo pra cá e ninguém resolve nada, eu vou coloca-los nas pequenas causas por causa desses problemas que o LIXO da OI vende e não cumpre com que oferecem.pior empresa de internet, façam como o amigo pryderi falou, fujam desse câncer, porque câncer se espalha.

Juliano Andrade

Retardado como você tem que ir pra lan house mesmo Fdp.

Emergencia Residencial
só a corrupção explica essa oi de continuar operando telefonia e internet nesse pais
Gideon Jean
valeu amigo! Foi útil
Rafael Antunes Ferreira
Eu acho que depende muito da região, tem lugar que ela é muito ruim mesmo mas tem lugar que ela funciona bem. Achei uma página falando sobre, o que ajuda bastante na hora de decidir http://portaldeplanos.com.br/oi-velox-e-boa/
Nicola Crupi
A oi é uma mutação genetica, uma aberração, uma desgraça infinita, um câncer, uma doença, uma praga. Não adianta em reclamar, eles não estão nem ai porque tem o monopolio. Vai se fuder todo mundo...
Claudio Joe
isso e uma mentira,jamais uma operadoa vai dar mais do que o contratado,alias eles nem cumpre o que promete!
Claudio Joe
nao e preciso usar mais do que um ano os ploblemas e o mesmo pessoal e hoje lenta amanha sem servico assim por diante!
Claudio Joe
e uma desgraca a cobertura ,porque so fuciona em metropolis!
SC G
Relaxa, o seu tempo tambem vai chegar... a GVT, assim como TODAS as outras, SO ESTAO INTERESSADAS EM NOVOS CLIENTES. Depois que voce ja esta dentro do "saco", eles colocam voce no "foda-se!" automatico. Oito anos utilizando os servicos deles, posso dizer com 100% de certeza, A GVT ficou uma bosta! JA TO PROCURANDO OUTRA!
Joshua Black Rock
Oi? Se eu pudesse eu dizia era "tchau". Empresinha barrela esta. Pago por dez megas. Não recebo nem dois, com ping de 200 ms... e tudo porque não trocam a DSLAM da minha cidade... E o pior é que a anatel não ajuda nada...
Exibir mais comentários