Cook abrindo a WWDC (foto: Fernando Saragoça)

Nota da redação: Sabe como é, evento lotado, cheio de novidades, muita coisa para ver. Acabou que o Fernando Saragoça, nosso colaborador especial diretamente dos Estados Unidos, só conseguiu parar agora para escrever o que ele viu, ouviu e sentiu durante a abertura da WWDC. Aí está. (T.Veloso)

Depois de mais de dez horas de filas, muito frio, uma leve garoa e um chocolate quente (vital para a sobrevivência deste que vos escreve), o keynote de abertura da WWDC 2013 estava prestes a começar.

E começou com o pé direito: um vídeo que deixou todos os presentes ainda mais ansiosos e alimentou ainda mais as nossas expectativas.

Se a ideia da Apple era levar o público ao delírio, ela conseguiu isso com diversos lançamentos.

  • MacBook Air: novos modelos com uma bateria surpreendente (pra não dizer duvidosa) que dura cerca de 12 horas no modelo de 13 polegadas.
  • Mac Pro: com design futurista e jeito de Darth Vader, o computador que estava sem atualizações há alguns anos e será lançado no final do ano com uma configuração pra lá de parruda (e provavelmente custando um carro no Brasil).
  • iTunes Radio: serviço de streaming de músicas para concorrer com o Rdio.
  • Mavericks: não estamos falando de surf e ondas, mas do novo sistema operacional OS X Mavericks, com melhorias no suporte a múltiplos monitores, possibilitando usar aplicativos em fullscreen em um deles sem o comprometimento do segundo, entre outras novidades.
  • iOS 7: o sistema operacional mobile da maçã foi o gran finale, sendo aplaudido por muitos de pé e trazendo mudanças drásticas em design.

iOS 7 renanovado: eu testei

WWDC 2013 (foto: Fernando Saragoça)

WWDC 2013

Sem dúvida esse foi o ponto mais importante e mais esperado do evento. A reação das pessoas presentes foi fantástica, desde os desenvolvedores até mesmo Jony Ive e Craig Federighi (quem apresentou): eles comemoravam e torciam pelo lançamento da nova versão. A expectativa deles era nitidamente tão grande quanto a nossa.

Como já esperado, muitas pessoas não gostaram das mudanças – e eu tenho certeza que isso será um longo debate. Ao ver apenas os capturas de tela, talvez você considere ele feio ou estranho, mas poucas horas de uso foram mais que o suficiente pra me convencer do potencial desse novo sistema operacional.

Embora existam muitos problemas (afinal, é apenas a primeira versão de testes), a navegação entre aplicativos ficou muito mais fluída e as animações mais rápidas, dando uma sensação que o iPhone ficou mais rápido. Novos gestos foram adicionados, como passar o dedo da esquerda da direita para voltar para a tela anterior.

Apesar de parecer mais chapado, seguindo o Windows 8, o novo design leva a sensação de profundidade a sério: a tela inicial com todos os aplicativos tem uma leve animação 3D ao ser vista de diferentes ângulos e o mesmo acontece com diversos aplicativos. É um pequeno detalhe que faz uma diferença brutal na experiência do usuário e que com certeza estará presente em diversos aplicativos.

O lançamento do iOS 7 deve acontecer entre setembro e outubro. Até lá, os desenvolvedores devem trabalhar para atualizar os seus aplicativos seguindo as novas diretrizes (tem o PDF aí embaixo) de design e usando as novas tecnologias fornecidas pela Apple. Depois de 5 anos de aplicativos, tudo irá mudar e uma nova corrida para atualizar os aplicativos e conquistar o mercado deve começar.

Não cabe a mim dizer se a Apple fez o certo ou não, mas ela deu a cara pra bater e está fazendo uma verdadeira reformulação no iOS, só essa atitude já tornou essa WWDC uma das mais importantes dos últimos anos.

Mais: Oi, aqui é o Thás novamente. Não se esqueça de escutar o nosso Podcast especial sobre a WWDC! Entrou no ar hoje.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Steve Guaster Marinho
Uso Iphone desde 2008 nossa até agora nao acredito que fizeram isso com a memória de steve jobs pelo menos poderiam levar em conta o que ele fez com a maca podre agora essa maca vai pro buraco de vez,galera baxei o Ios 7 em dois Iphone e um lixo. Quero só ver quem vai ser retardado pra ficar mexendo o Iphone pra ver o fundo em 3D kkkkkkkkk
Mozart
Muita coisa nova, mas também muita coisa copi-, digo, inspirada no Android.
Jerry Wendel
Nessecidade, mandar sms, Kkkkkkkk o hiphone só serve pra isso
marcos.andre.chaves
Foi ponderado e Gostei da opinião aqui relatada. Já viu o novo galaxy s4 ou Motorola Razr HD? vale a pena ver a diferença do Android 4.2 e o ios7. Eh berrante! O celular e o Android ganham de lavada em recursos e beleza. Só eh mais lento que o ios7 na minha opinião. Mas aí eh escolha. Vale lembrar que sou Apple maníaco a 13 anos. tenho todos os produtos Apple, menos iPhone. Viva o teclado swype.
marcos.andre.chaves
Horrível este ios7. muito feio e sem criatividade. Copiou o Windows8. A Apple está sem foco. O e copiando os outros. Não cria tendências mais. Acho q agora ela está em declínio. Estou esperando o novo iPhone 5s mas acho que virá fisicamente igual com algumas cores berrantes a mais. Deste geito ficarei com meu Android e Samsung s4.
fscarpin
No Cydia, bem antes do Android :P
mlhz
vi um vídeo do ios7, entendi agora o esquema 3d, ficou bacana. Mas fora isso ficou feio e infantil; além de afeminado, colorido demais; não me agrada. Agora por que eles não mexeram aonde o pessoal pede? widgets e apps padrão?! Achei o novo MAC PRO show de bola, bonito demais e poderoso, mostrando que desktops tem seu mercado e vão continuar tendo.
Marcus Nacarato
Bacana! Vou acompanhar tudo sim. Só pra constar, achei muito lindo o iOS 7 e com certeza os recursos vão melhorar muito o sistema (além da fluidez tradicional). Só acho errado as pessoas verem como inovação algo que já existia.
carlos sidnei
Eu acho curioso como as pessoas até brigam defendendo a bandeira dos outros, ficam parecendo tribos ou clãs, sei lá (grupinho do ios x grupinho do android x win phone) parece até starcraft... Hoje eu tenho um iphone, mas quando procurei p/ comprar, procurei algo que atendesse as minhas necessidades com leitura de emails na tela bloqueada, como já tinha um ipad e as notificações do ipad sempre me atenderam bem, comprei o iphone...na ocasião, pesquisei e não encontrei nada do genero no android e se um dia ele tiver isso nativamente (mostrar os emails na tela bloqueada) e eu testar e gostar, mudo p/ ele sem sombra de duvidas (o mesmo p/ win phone e qualquer outro sistema confiável)
Thássius Veloso
A gente fala disso no podcast... Acho que você vai curtir escutar. :)
Marcus Nacarato
Nossa, uma barra de notificações, que revolução!!! Calma, já vi isso antes....
Michael Albuquerque
Concordo.
portela.thiago
iDroid kkkkkkkkkkk
Marcus Nacarato
Quem tiver uma visão racional, ao invés de pensar como fã, vai ver que alguns dos recursos o Android possui há um bom tempo. Isso pode ser considerado inovar?
arlyssb
Achei o trabalho de redesign desse cara bem melhor que o oficial do Ive... http://stocklogos.com/sites/default/files/redesign_ios7_comparison_v3.jpg http://dribbble.s3.amazonaws.com/users/40806/screenshots/1109343/attachments/140168/Redesign_iOS7_Big.jpg
Exibir mais comentários