Dados divulgados pela empresa de consultoria japonesa Impress Watch mostra que a Sony vem considerando diversas opções de engenharia para o futuro Playstation 4, que deverá chegar ao mercado – de acordo com as previsões mais otimistas – no final de 2012.

De acordo com as informações, a empresa japonesa considera a possibilidade de abandonar a atual plataforma PowerPC e os aclamados processadores gráficos Cell em troca da tradicional arquitetura x86, idêntica a dos computadores comuns. A mudança permitiria a utilização de processadores de múltiplos núcleos e dos chips gráficos da família Larrabee, que a Intel deve lançar já em 2010.

Outras vantagens da mudança seria fazer com que o console seja mais amigável aos desenvolvedores, permitir que seu hardware tenha maior eficiência energética (excelente argumento de vendas nesses tempos de extrema preocupação ambiental) e de quebra permitir que o PS4 chegue ao mercado por um precinho mais camarada do que os US$ 500 pedidos pelo PS3 na época de seu lançamento. De qualquer maneira, nenhuma palavra foi escrita sobre a manutenção de mídias físicas para os jogos ou se os drives de blu-ray serão mantidos.

Lançado em novembro de 2006, o Playstation 3 já vendeu cerca de 30 milhões de unidades em todo mundo desde então seus upgrades se limitaram ao tamanho de seu disco rígido, e, mais recentemente, ao lançamento de uma versão compacta (mas não tão compacta assim) conhecida como Slim. [IGN]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

alan
meu perto do final do ano minha mae vai ter dinhero eu e ela conbinamos que se eu tirase todas as notas asuis ela me daria videogame novo que eu ja to de saco cheio do mega drive 4 guitar idol com 87 super jogos na memoria.eu estou entre o x-box 720 ps4
pedro a.
meus ps3 e ps2 e ps1 estão esperando o 4 cade o filho novo
Felipe
Meu pai é um dos donos da sone e e muito bom jogar no modo 3d realidade virtual
jooca
meu quando o ps4 sai eu vo se o primeiro da fila... faze o que quem pode pode,né??? ja tenho toda a familia playtation e um acervo de 5000 jogos bde ambas as plataformas.... e os palhaçoes ai se lascando pra compra um ps3... HÁ...HÁ...HÁ...
Rhuann
Já ta na hora de sair a 4ª geração, tem 5 ano de mercado o ps3 já, ta azedando aki em casa, quero meu ps4 logo, vamos seus japa preguiçosos, queremos mais tecnologia.
James
Quero consoles bombados! anabolizante de cavalo neles!!! nintendo acorda!!! cade a competencia?? vamos equiparar nosso hardware aos concorrentes!!
matheus
sera que vai ter gta para o futuro ps4 ou o ps4 vai ser igual o ps1?
Eric
O MUNDO PODE ATE ACABA MAIS EU QUERI NO MIN.VER ELE NA MINHA FRENTE EDA UMA JOGADINHA
juninho
OLHA EU ACHO Q O PS4 ESTA MUITO SEDO PARA SAIR, POIS O PS3 AKI NO BRASIL AINDA É NOVIDADE MAIS A SONY TEM Q BATER A MARCA XBOX 720 Q SE LANÇOU.
aluno novo
tbm espero que o mundo nao acabe antes do lançamento do ps4.
bruno
seria mais facil usar um hardware comum(de alto desempenho,claro)rodando o sistema operacional do ps4,o que tronaria possivel até o upgrade do console por parte dos usuarios.o principal problema seria o preço do console,levando em conta que computadores de alto desempenho podem custar até R$11.000(versão de "luxo" do alienware m17x). outro problema seria semelhança com os PCs comuns,o que tornaria-o compativel com os sistemas operacionais comuns,ou seja,qualquer noob com um CD do linux ou windows poderia formatar o hd do ps4 e instalar o windows(ou linux). problema N.1:se ele instalou o windows lado a lado com o psOS(playstation OS),ele ñ conseguira mais dar boot no sistema da sony porque o windows se auto configuraria como sistema principal e daria boot automatico em vez de mostrar a tela do gerenciador de boot(como ele faz normalmente). solução:instalar o psOS em um HD separado do HD onde ficam os dados dados,que fosse configurado para ser modificado somente em caso de atualização.contra(s):seria uma solução cara demais,considerando a quantidade de unidades vendidas em todo o mundo. problema N.2:Se ele instalou o windows usando todo o HD,perdeu completamente o psOS solução N.1:O CD de instalação do psOS poderia vir junto com o console.contra(s):Devido a semelhança entre o ps4 e um pc comum,se a ISO do sistema caisse na internet,qualquer um com um computador com leitor Blu-ray(se e os jogos ainda vierem em blu-ray),podera transformar o computador em um ps4. solução N.2:a Sony ñ cria nenhuma trava de segurança para os HD,da liberdade para os usuarios ferrarem com seus video-games,e vende HDs com o sistema pré-instalado,o que poderia gerar muito lucro para a empresa.Contra(s):Pode prejudicar a imagem da Sony,caso os usuarios se sintam sacaneados.
bruno
"...o futuro Playstation 4, que deverá chegar ao mercado – de acordo com as previsões mais otimistas – no final de 2012. Eu vou ficar muito p*** se o mundo acabar antes de eu comprar meu ps4
Jorge
é verdade sera lançado final de 2012 conserteza cada console da sony dura 6 anos.e claro ja que vou viajar para o exterio no final de 2012 comprarei o meu playstation 4
Alexandre Salau
Considerando que as últimas informações dão conta que o Larrabee teria, no final de 2010, um desempenho inferior a uma GF9300 (onboard), fica difícil imaginar como podem fazer isso virar um PS4. É muito mais factível partir para o uso de uma GPU de verdade.
João
Mais ou menos, Alexandre: o lançamento comercial do Larrabee foi cancelado, mas não sei desenvolvimento. A própria Intel já falou que ele só chegará ao mercado "quando for suficientemente competitivo". Abração e feliz 2010. =)
Exibir mais comentários