Início » Celular » Vivo vai promover Windows Phone para combater duopólio do Android e iOS

Vivo vai promover Windows Phone para combater duopólio do Android e iOS

Paulo Higa Por
6 anos atrás

Prédio da Vivo em São Paulo (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

A Telefônica, dona da Vivo no Brasil, anunciou hoje na Espanha que vai fomentar a venda de aparelhos com Windows Phone 8 em seis países, incluindo o Brasil. Segundo a empresa, a ideia é tornar o mercado de smartphones diversificado, com a presença de mais sistemas operacionais, e combater o atual duopólio do Android e iOS.

A operadora espanhola não diz claramente o que vai fazer. Aparentemente, teremos campanhas de marketing reforçadas nas lojas da operadora, promovendo algumas características do Windows Phone, como a forte integração com o SkyDrive e o Xbox. Para os consumidores empresariais, a Vivo pretende oferecer diferenciais como o Office 365 e o SharePoint.

O diretor de operações da Telefônica, José Pallete, afirma que a empresa está comprometida em promover novas plataformas. Segundo Pallete, a parceria com a Microsoft, que terá duração de um ano, se encaixa perfeitamente com o “jeito de fazer negócios” da operadora. E como a Telefônica é uma das principais apoiadoras de outro sistema operacional móvel alternativo, o Firefox OS, isso faz sentido.

De acordo com a Gartner, 92,6% dos smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013 eram Android ou iOS. Os outros sistemas têm participação ínfima: BlackBerry (3%), Windows Phone (2,9%) e Bada (0,7%). Os dados divulgados pela IDC não são muito diferentes, mas dão o terceiro lugar para o Windows Phone, que alcançou 3,2% de participação de mercado.

Entramos em contato com a Telefônica para descobrir detalhes sobre os efeitos da parceria com a Microsoft aqui no Brasil. Se recebermos mais informações, avisaremos.

Com informações: The Verge.