Prédio da Vivo em São Paulo (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

A Telefônica, dona da Vivo no Brasil, anunciou hoje na Espanha que vai fomentar a venda de aparelhos com Windows Phone 8 em seis países, incluindo o Brasil. Segundo a empresa, a ideia é tornar o mercado de smartphones diversificado, com a presença de mais sistemas operacionais, e combater o atual duopólio do Android e iOS.

A operadora espanhola não diz claramente o que vai fazer. Aparentemente, teremos campanhas de marketing reforçadas nas lojas da operadora, promovendo algumas características do Windows Phone, como a forte integração com o SkyDrive e o Xbox. Para os consumidores empresariais, a Vivo pretende oferecer diferenciais como o Office 365 e o SharePoint.

O diretor de operações da Telefônica, José Pallete, afirma que a empresa está comprometida em promover novas plataformas. Segundo Pallete, a parceria com a Microsoft, que terá duração de um ano, se encaixa perfeitamente com o “jeito de fazer negócios” da operadora. E como a Telefônica é uma das principais apoiadoras de outro sistema operacional móvel alternativo, o Firefox OS, isso faz sentido.

De acordo com a Gartner, 92,6% dos smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013 eram Android ou iOS. Os outros sistemas têm participação ínfima: BlackBerry (3%), Windows Phone (2,9%) e Bada (0,7%). Os dados divulgados pela IDC não são muito diferentes, mas dão o terceiro lugar para o Windows Phone, que alcançou 3,2% de participação de mercado.

Entramos em contato com a Telefônica para descobrir detalhes sobre os efeitos da parceria com a Microsoft aqui no Brasil. Se recebermos mais informações, avisaremos.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Uma coisa não excluí a outra.
fac_713198649
"Ele referia-se à Netscape, prejudicada pela venda casada do sistema operacional Windows com o browser da Microsoft, o Internet Explorer." Meu Deus! O que eles diriam do Google hoje, e seu Android com todos os seus serviços integrados?
Guilherme Macedo C.
Claro, sua lógica Daniel Dantas, Maluf, FHC, Collor e companhia são as pessoas mais corretas do mundo, pois nunca foram condenadas, não é verdade? Mas de qualquer maneira, o caso das propinas perdeu o objeto em razão da negativa das autoridades em aceitas participar da corrupção. Não tem processo quando há perda de objeto: - http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/11/14/imprensa24165.shtml Depois, em 2000, a empresa quase foi desmembrada pelas suas práticas devastadoras: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010227_microsoft.shtml Mas o pior de tudo é achar isso normal e defender práticas abusivas como essa. Depois não sabemos pq vivemos em um país dos mais corruptos.
fac_713198649
Por favor, nos apresente processos e condenações.
Guilherme Macedo C.
MS chega ao cúmulo de praticar corrupção ativa pra cercear a concorrência. É pra ter medo de empresas assim. Torço mais é pra Firefox OS, Tizen, Sailfish e Ubuntu Touch entrarem na briga.
Leandro Nascimento
Eu tinha um Lumia 800 e sinceramente, era um excelente smartphone! Só mudei para o iOS de volta porque faltavam alguns apps que eu usava muito...
Edmilson
Eu gosto do WP, pensei e até tentei ter um mas as limitações impostas afim de tornar o uso mais "simples' me incomodam então acabei comprando outro Android. Esperemos que na próxima versão eu tenha um gerenciador de arquivos e possa copiar e colar podcasts direto na memória interna sem gambiarras.
fac_713198649
Uau, medo da Microsoft? O mercado é um salve-se quem puder. Veja bem a situação de quem concorre com o Google na internet (tenho pena). Quem está na chuva é pra se molhar.
fac_713198649
Deixa a seleção natural tomar conta disso. Se não tem espaço para 3, deixa morrer quem tiver de morrer. Não é você quem decidirá isso.
fac_713198649
E ainda esqueci de citar que esses aparelhos tem longos períodos de updates, coisa impensável em um Android do mesmo preço.
fac_713198649
Nessa linha de pensamento, ninguém precisa de muita coisa. As pessoas tem preferencias e necessidades diferentes, Windows Phone foi criado para ser fácil, seguro e rápido. Tudo o que pessoas comuns buscam. Uma pessoa comum compra um Lumia 520 ou até 620 e tem uma experiência que não se consegue no Android de mesmo preço. A pessoa comum tem um GPS completo, tem um sistema rápido (mesmo barato), não tem de ficar com medo de instalar um App da loja e vir com algum malware, não se frustra com o desempenho, etc. Aí vem você dizer que ninguém precisa de um produto desse? Você deve estar brincando, só pode. Deixa a concorrência aí, a seleção natural nunca falha. Que viva quem for merecedor.
fac_713198649
Ele tem o funcionamento muito perfeito mesmo, e pode agradar a maioria das pessoas.
YanGM
E quem quer o hardware top gastando menos fica como? ;)
YanGM
Conversas pela metade e mensagens enviadas off-line que não chegam são o principal motivo pelo qual eu ainda acesso o site do facebook apenas para comunicação quando no Windows 8.
Paulo Freitas
Quem sabe faz ao vivo: http://phonegap.com/app/untappd/ http://phonegap.com/app/nus-extra-student-discount-companion-app/ http://phonegap.com/app/exfm/ http://phonegap.com/app/weatherizen/ Exemplos não faltam. :)
Exibir mais comentários