Início » Computador » Recém-aprovado, USB 3.1 terá velocidade de até 10 Gb/s

Recém-aprovado, USB 3.1 terá velocidade de até 10 Gb/s

Emerson Alecrim Por

O USB 3.0 nem chegou a ser tão difundido quanto o USB 2.0, mas já tem um sucessor a caminho: a USB 3.0 Promoter Group, uma divisão da USB.org, aprovou as especificações do USB 3.1, que terá como atrativo a capacidade de atingir taxas de transferência de dados de até 10 Gb/s.

A ideia aqui não é só possibilitar comunicação mais rápida com dispositivos móveis ou de armazenamento de dados, mas também permitir que o USB 3.1 seja, por exemplo, uma alternativa mais consistente para conexões de telas de alta definição que, como tal, exigem maior largura de banda.

O novo padrão é bastante parecido com o USB 3.0, tecnicamente falando. Para conseguir alcançar o dobro da velocidade deste, a USB.org basicamente desenvolveu um método de codificação de dados mais eficiente, sem exigir o uso de tecnologias mais sofisticadas (e caras).

Cabo USB

Desta forma, o USB 3.1 consegue aumentar ainda mais o drama do padrão Thunderbolt. A segunda versão desta tecnologia foi confirmada pela Intel em junho deste ano e tem como principal característica a velocidade de até 20 Gb/s, o dobro da primeira e atual especificação. O problema aqui está na viabilidade: além de mais complexo, o Thunderbolt tem custos de licenciamento mais elevados.

A consequência não poderia ser outra: é difícil encontrar portas Thunderbolt em computadores que não sejam os da Apple, a principal apoiadora da tecnologia. No meio de julho, a Acer chegou inclusive a declarar que não quer mais saber de Thunderbolt em seus equipamentos.

Estes problemas não são esperados para o USB 3.1. Assim como aconteceu com o surgimento das versões anteriores, o novo padrão não exigirá mudanças de conectores ou cabos e será totalmente compatível com dispositivos baseados em USB 3.0 ou USB 2.0 (se limitando às velocidades destas especificações, é claro).

O fato de as especificações do USB 3.1 já estarem prontas e aprovadas, no entanto, não querem dizer que veremos esta tecnologia no mercado prontamente. A previsão é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com a tecnologia só comecem a aparecer no final de 2014.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denner Wyller

Thunderbolt é melhor

YanGM
Além disso, como aponta o Bruno Martins Santana, ele só serve como monitor secundário, uma vez que só funciona depois que o sistema foi carregado completamente, diferente dos monitores Thunderbolt.
YanGM
"Além disso, ele apresenta resolução de 1366x768..." O que é uma piada em tempos de Retina.
JoaoManoel
http://www.tecmundo.com.br/monitor/42484-aoc-lanca-monitor-que-funciona-atraves-de-cabo-usb-3-0.htm
Tony Lins
Espero que aumente a adoção do padrão USB 3.x, ainda não vejo tantos dispositivos com essa versão. Mas vamos aos fatos, a adoção ao Thunderbolt é menor ainda porque os dispositivos compatíveis não são populares para boa parte dos consumidores, e isso faz com que um padrão novo, moderno e rápido não seja difundido, porque simplesmente é um padrão novo (duh!), e a insegurança humana em relação ao novo, faz com que as mudanças sejam retardadas e até adiadas por muitos, como a redução do preço de custo é inversamente proporcional à popularização do produto, o Thunderbolt vai ficar atrás do padrão USB ainda por um tempo.
Alessandro Johnny
O problema é que as controladoras USB tem problema sérios de compatibilidade com determinados dispositivos (estou olhando pra você Blackmagic Insanity Shuttle). Precisa de atualização de firmware, muitos sistemas não tem compatibilidade legada na BIOS, o que não te permite bootar um pendrive em uma porta USB 3.0, por exemplo...
Fabio Pereira
A questão é que o Thunderbolt não é concorrente do USB. Cada um tem seu uso. O Thunderbolt é uma extensão do PCI-E em forma de cabo. Você provavelmente nunca vai ver um pendrive Thunderbolt, ou essa conexão num tablet. Da mesma forma, provavelmente nunca vai ver uma placa de vídeo externa em USB (como é perfeitamente possível com TBolt), ou poder ligar 3 monitores 1440p daisy-chained num único cabo USB3 - ou 3.1, ou mesmo 4.
Marcoscs
não sei se vc reparou mas embaixo tem o de 500GB da mesma marca a R$260,00 enquanto esse de 1TB esta´a R$239,00 e não há nenhuma indicação de que o de 1TB esteja em promoção ou algo assim. Vai entender... :)
@AntonioVeras
http://www.submarino.com.br/produto/111350476/hd-externo-portatil-1tb-touro-mobile-mx3-usb-3.0-hitachi-preto
@AntonioVeras
RIP Thunderbolt.
YanGM
Ótimo, assim abaixa a crista da Intel, thunderbolt é bom, mas é mais caro do que deve.
YanGM
Monitores USB 3.1? Ainda vão lançar, e os que usarem a tecnologia atual jamais poderão ser de alta resolução, e o mercado atual caminha para essa direção. E não, eu nunca na minha vida vi um monitor USB, mas já vi monitores com thunderbolt.
Rafael Machado de Souza
já ouviu falar de monitores USB?
Dirce da Silva
bom tambem;
trovalds
O único uso prático do USB 3.0 é em dispositivos de armazenamento. De resto, nenhum outro periférico se beneficia (impressoras, scanners, etc). Daí ficou aquele meio-termo: é mais rápido pra fazer transferências frente ao USB 2.0 mas não rápido o suficiente para substituir uma porta DVI ou HDMI. Já o Thunderbolt, apesar de mais caro, foi pensado justamente pra ser um padrão universal DE FATO, permitindo ligar qualquer tipo de periférico ao computador, incluindo monitores.
trovalds
Que concorrência?
Weiller Santos
*--*
Rodrigo Oliveira
Willian Saito *-*
Ernâni Machado Alvarenga
Mal comprei uma MoBo com 3.0...
Julio Vasel
Ainda não achei um HD Externo usb 3.0 que seja barato :/
Marcoscs
putz, semana passada eu tirei a porta usb 3.0 traseira do meu PC pra dar mais espaço pra placa de video, o cabo tava ficando em frente a ventoinha. Mas na boa, até agora não comprei nenhum dispositivo 3.0, é impressão minha ou a adoção tá meio lenta?
Júlio Vasel
É disso que a tecnologia precisa: Competição e concorrência decente em prol da evolução como um todo