Esta empresa quer acabar com a confusão nos cabos USB-C

A marca Elgato encontrou uma solução simples e útil que ajudará os usuários a identificar facilmente as especificações dos cabos USB-C

Lupa Charleaux
Por
USB-C (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Um simples detalhe ajudará os usuários a economizarem tempo testando cabos USB-C (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O desafio diário de alguns usuários é encontrar as especificações técnicas de diferentes cabos USB-C. Então, a marca alemã de acessórios para streamers Elgato trouxe uma solução simples e inteligente para mostrar as informações do item.

Vários clientes notaram que os cabos USB-C que acompanham os produtos da empresa trazem dados de compatibilidade e largura de banda no próprio conector. Um detalhe ajudará as pessoas a identificarem os itens de forma mais rápida.

Cabo USB-C da Elgato traz dados de especificações no conector
Cabo USB-C do Elgato informa a compatibilidade com USB 3.0 e suporte de até 5 Gbps de largura de banda (Imagem: X/Matt McWilliams)

Julian Fest, vice-presidente sênior da Elgato, confirmou que todos os cabos USB e HDMI enviados pela marca terão os detalhes de especificações no conector. “Chega de adivinhar se o cabo é o culpado de um problema técnico”, disse o executivo no X (antigo Twitter).

De acordo com os usuários, a solução da empresa alemã é tão simples que pode passar despercebida por muitas pessoas. Então, eles pedem para que a ideia seja adotada por mais marcas do mercado ou até mesmo se torne um padrão.

A organização USB Implementers Forum cita que os dados técnicos de um cabo USB-C devem estar presentes na embalagem. Contudo, isso se torna inútil quando muitas pessoas jogam fora as caixas dos produtos ou, em alguns casos, os itens não entregam a largura de banda que prometem.

Por esse motivo, é comum que usuários mais dedicados passem horas testando os cabos para identificar as reais especificações e catalogá-los. Um processo que pode ser evitado se mais fabricantes seguirem o exemplo da Elgato.

Cabos USB-C (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Cabos USB-C podem oferecer diferentes tipos de funções (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Diferentes funções do cabo USB-C

Conforme explicamos aqui, os cabos USB-C podem oferecer diferentes funções para a rotina dos usuários. Há opções que entregam alta velocidade de transferência de dados, modelos para carregamento rápido de dispositivos e acessórios que realizam as duas ações.

Esses detalhes podem fazer diferença durante uma transmissão ou uso em outras tarefas profissionais. Por isso, é tão importante saber identificar os aspectos técnicos para evitar qualquer tipo de problema.

Com informações: The Verge e Matt McWilliams

Receba mais sobre USB-C na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados