Início » Celular » Android chega a 79,3% de participação; Nokia responde por mais de 80% das vendas dos Windows Phones

Android chega a 79,3% de participação; Nokia responde por mais de 80% das vendas dos Windows Phones

Paulo Higa Por

A IDC publicou ontem números atualizados de sua pesquisa de vendas de smartphones no mundo. No segundo trimestre do ano, nenhuma grande surpresa: o Android continua crescendo rapidamente e alcançou 79,3% de participação, freando o aumento do iOS, enquanto o Windows Phone deu passos largos e vendeu 77,6% mais aparelhos em relação ao mesmo período do ano passado.

idc-2t2013-sistemas

79,3% dos smartphones vendidos no segundo trimestre de 2013 rodavam Android, totalizando 187,4 milhões de dispositivos. Aqui, a briga é pelo segundo lugar: enquanto a Samsung responde pela maior fatia dos Androids, com 39,1% de participação, outras empresas lutam para alcançar dois dígitos. Dessa vez, quem pegou o segundo lugar foi a LG, seguido por Lenovo, Huawei e ZTE. A Motorola não aparece entre os cinco primeiros.

idc-2t2013-android

O iOS cresceu em número de aparelhos vendidos, chegando a 31,2 milhões de unidades, ante 26 milhões no segundo trimestre de 2012, mas perdeu mercado, passando de 16,6% para 13,2%. Isso é normal: o iPhone sempre vende mais logo após o lançamento de uma nova geração. Como o próximo iPhone deve chegar muito em breve (e talvez a Apple lance um modelo de baixo custo), é provável que o iOS volte a crescer mais.

Mas quem realmente melhorou as vendas em número de aparelhos foi o Windows Phone: passou de 4,9 milhões no segundo trimestre de 2012 para 8,7 milhões um ano depois, um aumento de 77,6%. Apesar disso, o aumento na fatia de mercado foi pequena, saindo de 3,1% para 3,7% – afinal, outros sistemas operacionais também cresceram. Como esperado, a Nokia é líder absoluta, com 81,6% das vendas de Windows Phones, seguido por Samsung e HTC.

idc-2t2013-windowsphone

Depois dos três grandes sistemas operacionais, temos o BlackBerry OS, que perdeu 11,7% de participação em um ano, mesmo com o lançamento do BlackBerry 10; outros sistemas baseados em Linux, que possuem apenas 0,8% do mercado; e o Symbian, que chegou ao fim e quase zerou suas vendas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eugenio Hertz
HEJ Då ÄPPLE....
Helvio Fernando
O que me despertou a atenção foi o fato da Samsung ter crescido na vendas dos WP em 233%, quando a Nokia somente 73,2%, creio que se a Samsung maneirar nos preços e continuar lançando boas aplicações, a tendência é a diferença diminuir gradativamente. Vejam só: paguei 999, em um Ativ S, praticamente METADE do preço do L920, tendo praticamente o mesmo hardware, perdendo apenas na câmera, mas ganhando no armazenamento e na tela super amoled
Rafael Machado de Souza
e se for ver ali as vendas de WinPhone aumentaram, mas seu marketshare ainda diminuiu....
Henrique Dourado
Lenovo e LG venderam mais Android do que a Nokia e o WP ,,, mais o destaque que a midia especializada da a Nokia e a Microsoft é enorme, chega a ser desigual !! se sabé né , a midia manipula, quem paga mais tem mais holofote !
Henrique Dourado
WP só vendeu 8,7 milhões neste trimestre ?? acho que só o galaxy S4 vendeu mais de 20 milhões ( só 1 modelo, e o mais caro ) achei estranho o titulo , parece meio forçado, tentando mostrar algo sobre a nokia e o WP
RamonGonz
caramba... Android com quase 80% e samsung com quase 40% desses... realmente surpreendente...
Lucas Herrera
Esses números do Windows Phone são bons mas também podem ser um pouco mentirosos em relação ao crescimento da plataforma em si. A Nokia vendeu muito mais WP ótimo, mas ao mesmo tempo a Nokia vendeu 6,5 milhões de aparelhos com Symbian nesse período do ano passado e esse ano vendeu apenas 0,5 milhões. Isso acontece obviamente porque ela abandonou o Symbian e não produziu mais nenhum aparelho. A Nokia todos nós sabemos que tem uma força muito grande em alguns locais como alguns países da Europa. Então não é muito difícil de imaginar que os Windows Phone vendidos na verdade estão ocupando o espaço que o Symbian ocupava antes. Isso não quer dizer que a Nokia com Windows Phone não possa ter sucesso no futuro, mas mostra que ainda existe um longo e tortuoso caminho pela frente pra que empresa finlandesa volte a ser perto do que foi um dia.
Mandr4k
Pelo menos a Nokia dá-se bem c/ o WP assim como a Samsung c/ o Android. Sinto pena do Symbian...
Luandersonn Airton
A linha Ativ da Samsung tem de Notebooks a tablets.
Augusto Santana
Pesquise o Ativ S..
Mauricio Junior
Não sabia que a Samsung vendia smart com Windows Phone o.O