Início » Web » Adeus, memes: novo algoritmo privilegia páginas de “alta qualidade” no News Feed do Facebook

Adeus, memes: novo algoritmo privilegia páginas de “alta qualidade” no News Feed do Facebook

Páginas de humor e memes, isso pode significar problemas para vocês

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em mais uma manobra para priorizar o conteúdo considerado relevante e diminuir a zoeira, o Facebook virou a mira para páginas de humor e de memes em geral. Ou melhor, as tirou do holofote com um novo algoritmo que ajuda a “organizar” o News Feed.

Para desenvolvê-lo, o FB pediu que um grupo de pessoas respondesse algumas perguntas em relação ao conteúdo que viam na rede social. Por exemplo, “você confia na fonte desta informação?”, “você a compartilharia ou recomendaria a outras pessoas?”, “você realmente se interessa pelo assunto ou ele está tentando burlar o News Feed ao pedir likes?” e “você consideraria esta uma postagem de baixa qualidade ou um meme?”.

Pela última frase, dá para entender que as páginas de humor terão um pouco mais de trabalho daqui para a frente.

Poxa, Mark, deixa a galera rir também!

Poxa, Mark, deixa a galera rir também!

Com base nas respostas da pesquisa, a rede social criou um algoritmo que avalia mais de mil fatores para determinar se um conteúdo é de “alta qualidade” ou não, como a frequência que é escondido do feed, se o perfil da página está completo e se as pessoas que curtiram a página curtiram outras também consideradas de alta qualidade.

O resultado, no grupo que testou essa novidade, foi satisfatório: diminuíram as ocultações de posts e aumentaram os engajamentos.

A conclusão é de que quem já produz conteúdo considerado de alta qualidade pelos critérios do FB deverá ver mudanças apenas para melhor em suas páginas. Já as que apostam em humor trazido dos confins da internet podem começar a ter problemas no engajamento – palavras do próprio Facebook ao TechCrunch: “páginas que produzam algum conteúdo de memes e baixa qualidade podem esperar um pequeno decréscimo. As que postam exclusivamente esse tipo de conteúdo podem ver uma queda maior”.

O novo algoritmo será disponibilizado para todos os usuários nas próximas semanas.