Início » Celular » Samsung apresenta sensor que diminui a tremedeira nas câmeras de smartphones

Samsung apresenta sensor que diminui a tremedeira nas câmeras de smartphones

Avatar Por

A Samsung revelou hoje que criou um sensor para câmeras de smartphones de 13 MP que deve melhorar as fotos tiradas com o celular num futuro próximo. Ela promete que a melhoria trará fotos com maior estabilidade e melhor qualidade em situações de baixa iluminação.

O principal atrativo é a função de estabilização - ou melhor, "anti-tremedeira". Segundo a fabricante, o novo sensor consegue corrigir o ângulo em até 1,5°. Parece pouco, mas as câmeras digitais que estão no mercado hoje têm correção de 0,7°.

A outra novidade é quanto às fotos com pouca luz. O sensor consegue aumentar em até oito vezes o brilho nessas situações e gasta bem menos energia do aparelho para funcionar, mesmo tendo o mesmo tamanho que os já existentes da Samsung: 10,5x10,5x5,9mm.

Foi divulgada uma foto que mostra seus detalhes:

samsung sensor

Todos os meus smartphones até hoje foram da linha Galaxy e, por mais que a câmera tenha sofrido sensíveis melhorias ao longo dos anos e tire fotos com qualidade excelente em condições ideais, os dois pontos aprimorados com o novo sensor nunca deixaram de ser defeituosos: há uma facilidade admirável em tirar fotos "borradas", principalmente com pouca iluminação - não que isso seja exclusividade da Samsung, claro.

A promessa é que a novidade comece a ser fabricada a partir do primeiro semestre de 2014, e não apenas para a linha Galaxy: a Samsung desenvolveu um protótipo e está negociando com outros fabricantes a utilização do sensor. Ou seja, é bem provável que ele esteja em outros smartphones além dos da Samsung, mas ainda vai algum tempo até sabermos.

Com informações: Tech-on

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brazlocateli
Alguns smartphones vc pode usar o botão de volume pra tirar a foto, iPhone por exemplo, mas nada se compara a um botão físico dedicado como tina o meu N85, aqui era uma maravilha, apertou um pouco deu o foco, mais um pouco a foto disparava.
Raphael Giannotti
Meu Lumia 720 já tira fotos noturnas de maneira excelente, imagina o 920, 925, 928 e 1020. Ainda mais os que estão por vir: 929, 1520, 1320 e mais outros que serão anunciados dia 22. Na realidade, ainda não achei outras marcas que se comparem a Nokia em fotografia, agora que a Sony tá chegando perto.
Thiago Xavier
hauuahuah falo a verdade demorei uns 15 min para entender rsrs
portela.thiago
Com um sensor do mesmo tamanho? Aumentar em 8x a sensibilidade (ISO) sem aumentar o ruido, com maior densidade de pixels???? Ensina esse truque para a Sony e Renesas aplicarem nos sensores q fabricam para a Nikon!
Fer
Câmeras e telas: só prometem melhorar o ruim quando já tem uma opção melhor... Câmeras com OIS e sensores maiores ao invés de mais megapixels e telas com IPS ao invés de AMOLED!

Toda versão do Galaxy a Samsung diz que melhora a câmera e continua ruim... Toda versão do iPhone a Apple diz que melhora a câmera... E tu realmente nota isso, desde que não tenha que tirar foto em ambientes escuros, aí esqueça... Flash no iPhone? Só é útil pra lanterna... Ou fotos de zumbis, guarde o iPhone antes que se frustre!
Eliézer José
Meu Samsung Ativ S já tira fotos muito boas com pouca iluminação.
Flávio de Souza
Essa é a vantagem dos Nokia, você tem as duas opções.
Marcoscs
Michael J. Fox adorou essa novidade.
Jeff
Uma das piores coisas em tirar fotos com smartphone é ter que usar o botão virtual. As minhas fotos sempre ficam borradas, parece até que tenho o mal de parkisson.
Saudades do botão dedicado do meu Xperia X10 Mini Pro...
Josiel Eliseu Borges
Tenho um 920, sim realmente é muito bom. Não vejo novidades nessa "nova" câmera da Samsung.
Josiel Eliseu Borges
Exatamente
Flávio de Souza
A Nokia já tem uma tecnologia muito boa tanto para estabilização de imagens quanto para fotos em ambientes com baixa luminosidade. Além é claro de também ter o Flash em Xenon em alguns aparelhos. Aliadas as lentes Carl Zeiss, as fotos tiradas com os Lumia 920, o Lumia 1020 e o 808 Pureview são simplesmente imbatíveis.
Renato Mendes
"A promessa é que a novidade comece a ser fabricada a partir do primeiro semestre de 2014"
Novidade? Pureview mandou lembranças
Gabriel Rezende Camargo
Aumentar o brilho deve ser diminuir a relação sinal/ruído né? Porque esse é o maior problema de camera hoje, nem precisa ser de noite, nem escuridão, sai muito ruído nas fotos, e o tempo do shutter é alto demais e borra tudo, haha.