No final da semana passada, a internet brasileira foi sacudida pelo lançamento de um aplicativo que dividiu opiniões, acabou com amizades e fez bolsas de valores caírem em todo o mundo: o Lulu, criado pela jamaicana Alexandra Chong para avaliar homens e seu desempenho em todas as instâncias da área amorosa. Em menos de uma semana no Brasil, mais de um milhão de reviews já foram postados por lá.

Em entrevista para a Veja, a criadora do aplicativo disse que o aplicativo foi inspirado em conversas do mundo real entre mulheres e a recepção pelos homens tem sido dividida entre os que ficam curiosos com as avaliações e os que preferem ficar bem longe dele, inclusive pedindo para serem removidos – o que é feito sem nenhum problema.

Como esperado, o sucesso do Lulu já está rendendo seus spin offs. Um trio de brasileiros começou a divulgar o Tubby, app semelhante ao Lulu, mas no qual os homens podem avaliar as mulheres. “Tubby” é o nome original do personagem Bolinha, uma alusão ao Clube do Bolinha e referência clara ao nome “Lulu” – que, segundo a criadora, não tem nada a ver com Clube da Luluzinha; Lulu era seu apelido de infância.

tubby app

Com o slogan “sua vez de descobrir se ela é boa de cama ou não”, o Tubby aparentemente terá o método de avaliação bem semelhante ao Lulu: além da nota final, é possível dar mais detalhes sobre defeitos e qualidades da garota utilizando algumas hashtags. Mas, enquanto no Lulu elas são fixas, no Tubby aparentemente será possível criar novas – tanto que, em entrevista para o Olhar Digital, os criadores afirmam que estão desenvolvendo um algoritmo que detectará as que forem ofensivas. Também será possível deletar seu perfil, caso você não queira ser avaliada.

É machismo? Os criadores não vêem dessa forma e garantem que a intenção não é passar essa mensagem, mas entendem que ele será, sim, considerado machista por algumas pessoas, enquanto será apenas uma diversão para outras – assim como aconteceu com o Lulu.

O Tubby deve ser lançado na semana que vem para Android e iOS. Como será que vai repercutir?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados