Alguns cientistas parecem estar realmente empenhados em trazer de volta à vida os dinossauros. Depois da tentativa à la Jurassic Park de utilizar o DNA encontrado no estômago de um pernilongo, uma pesquisadora da Universidade de Oxford diz ter pensado em uma outra maneira possível de clonar os répteis.

Segundo a doutora Alison Woollard, “basta” involuir pássaros. É que as aves são descendentes diretos dos dinossauros, tendo um ancestral comum conhecido, o Archaeopteryx, que marca a transição entre dinossauros com penas e as aves que temos hoje.

Archaeopteryx_bavarica_Detail

O processo para involuir uma ave, claro, não é nada simples. Primeiro, é necessário estudar o DNA delas para encontrar genes adormecidos que tenham pertencido a esse antepassado e “ligá-los”. Então, caberia aos descendentes dessas aves com código genético modificado irem aos poucos, resgatando o DNA original dos dinossauros.

A primeira dificuldade que barra os cientistas é o genoma dos dinossauros, que é desconhecido. Então, não dá para recriá-lo em laboratório tão facilmente, mesmo com alguns pedaços já terem sido descobertos.

Se involuir aves lhe parece trabalho demais, há uma técnica mais “simples” que pode ser utilizada e que comprovadamente funciona: a clonagem a partir de uma célula congelada. Cientistas já conseguiram clonar um espécime do extinto íbex-dos-pirenéus dessa forma e, apesar do exemplar ter vivido pouco tempo, isso abre portas para outros animais que podem voltar à vida, como tigres-dente-de-sabre e mamutes – especialmente estes, já que são parentes próximos dos elefantes e foram extintos há menos tempo, então o DNA está melhor conservado.

Antes de se empolgar em adotar um dinossauro, vale lembrar que, além da barreira científica e tecnológica, há a ética em trazer de volta animais que existiram há milhões de anos. O ecossistema da Terra, hoje, é completamente diferente; será que eles sobreviveriam? Se tornariam hospedeiros de uma praga mortal? Seriam grandes predadores de tudo que existe – inclusive humanos? Tudo isso deve ser levado em consideração ao pensarmos em criar  um Jurassic Park de verdade. Mas, de qualquer forma, ainda estamos muito longe de qualquer traço de dinossauros vivos andando pelo mundo.

Com informações: Telegraph

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafael
seria otimo ter um "jurassic park" em uma ilha como em #jurassicworld, mais creio que no futuro sera posivel, a esperança e a ultima que morre
Lelouch Vi Britannia(Dlç)

oooh eu queria um T-rex de estimação ;--; #chatiadu

Lelouch Vi Britannia
oooh eu queria um T-rex de estimação ;--; #chatiadu
Edmilson Junior
Ligre Ai eles comem as plantas e reclamam do aquecimento global.
Ligre
podem criar so erbivoros assim a humanidade fica a salvo
Ligre
eu ja pensei nisso
Edmilson Junior
E la vai a tal da ética atrapalhando as coisas interessantes da vida...
Orley Lima
Seria divertido. =)
Ademar Alves
Sou fanatico por esse reptéis...T.Rex(Marc Bolan) na cabeça dos baianos filisteus!
Igor Faria
Outro dia vi um TED muito bom sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=0QVXdEOiCw8
Bruno Cabral
O problema de Jurassic Park é que eles não se contentaram em clonar só os dinossauros herbivoros (mais seguro e sensato), clonaram também os carnivoros, ai deu merda!
Matheus Leocadio
Pra quê querer reviver o passado se o futuro é brilhante?
Lucas Batistussi
Vamos em frente! Acho que isso será possível um dia! Tenho esperanças!
Max Giudice
Não creio...fora de cogitação...
David Rabelo
Steven Spielberg já nos mostrou que essa não é uma ideia legal.