O teste de Turing foi criado nos anos 50 por Alan Turing,um dos pais da ciência da computação e da inteligência artificial. Seu objetivo é descobrir se uma inteligência artificial é inteligente a ponto de enganar um humano, fazendo-o acreditar que se trata de uma pessoa respondendo às suas perguntas, todas feitas e respondidas com texto. Se 30% dos humanos consultados acreditarem que se trata de outro humano, a máquina passa no teste de Turing.

Neste sábado (que também marcou os 60 anos da morte de Turing), pela primeira vez, um computador passou no teste de Turing ao conseguir enganar uma banca na Universidade de Reading em Londres. A máquina, criada por uma equipe russa, “atende” pelo nome de Eugene Goostman e se passa por um garoto de 13 anos que mora na Ucrânia.

Segundo um de seus criadores, Vladimir Veselov, a ideia com a qual trabalharam era de se tratar de um garoto que diz que sabe tudo, mas, por ter apenas 13 anos, não o faz – o que, de quebra, lhe dá uma personalidade bastante verdadeira.

eugene turing

Você também pode falar com Eugene e ver se ele te convence que é humano; é só clicar na imagem para ir ao site

Há uma certa polêmica se Eugene foi mesmo o primeiro computador a passar no teste. Um professor da universidade, Kevin Warwick, defende a colocação de Eugene, dizendo que, apesar de outros testes terem sido chamados de testes de Turing, esse “teve mais comparações simultâneas do que todas as vezes anteriores, foi independentemente verificado e as conversas não foram restritas”.

Antes que você lote nossos comentários falando de Skynet e dominação das máquinas, vamos fazer a ressalva: a inteligência artificial de Eugene, apesar de ser convincente, não é tão esperta a ponto de conquistar o mundo. Tanto que o teste não se baseia em respostas corretas, mas sim no quão humanas elas são. Há uma série de fatores que podem ter ajudado, como a idade da personalidade criada para Eugene, como falamos anteriormente.

Ainda assim, é um marco histórico para a computação e para a inteligência artificial.

Com informações: The Independent, The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Mazzola
Saudades Giovana
Robson C.
Com duas perguntas já deu pra ver que é inconsistente. Na primeira perguntei como ele se parece, ele fez uma brincadeira com Leonardo DiCaprio. Daí perguntei se ele conhece o ator Leonardo DiCaprio, e ele responde qualquer coisa sem sentido...
Tarik Tarilonte
Ainda não foi dessa vez que o teste de Turing foi superado com sucesso. Ainda falta um bom tempo para que a inteligência artificial atinja um patamar em que um computador consiga conversar com uma pessoa e se saia bem, a ponto de convencer o interlocutor. Dependendo do interlocutor, é claro.. http://quartapessoa.blogspot.com.br/2014/06/o-teste-de-turing-foi-superado.html
Gastão Junior
Po, comigo ele falhou de primeira!!! Perguntei se ele sabia alguma coisa sobre os x-men e ele só se lembra de ser um título de um filme!!! Nem na Ucrânia esse seria um garoto de 14 anos!!!
Pedro Pedreira
Perguntei pra ele qual era seu pokemon favorito (afinal é uma criança de 13 anos), e o site travou. Depois deu umas respostas evasivas muito ruins, o mesmo aconteceu ao perguntar qual era melhor entre pokemon e digimon. Perguntei onde ficava o japão, várias vezes, tinha momentos que ele mudava de assunto, outros falava que era na ásia e ainda dava o nome das ilhas. Queria saber o que exatamente os componentes da banca perguntaram...
Philippe César Ramos
Luiz Felipe Rangel O teste não pode assumir que o chatbot seja uma criança... (https://www.techdirt.com/articles/20140609/07284327524/no-supercomputer-did-not-pass-turing-test-first-time-everyone-should-know-better.shtml)
RamonGonz
por algum motivo o site (informado nos comentários) foi bloqueado aqui na rede da empresa. Em casa vou dar uma olhada
Fernando Rodrigues
Rodo ED > Eugene
Luiz Felipe Rangel
Esse funciona ! http://www.princetonai.com/ Ele que dominar o universo segundo o próprio Eugene !! hahahaha...
Victor Viana
Nada de link....
Alessandro Guarita
Fui clicar na imagem, como dito na legenda, e não vi link algum :(
Andrew Kuhn
Luiz Felipe Rangel Entendo, mas perguntas simples ( e respostas simples ) até para uma criança de 13 anos não soube identificar... Sentia mais inteligência no Robo Ed do que nesse ai sinceramente :)
Luiz Felipe Rangel
Andrew Kuhn não se esqueça que é uma criança/robô de 13 anos... o teste é feito com um grupo de pessoas (normalmente professores da própria facul ou instituição) que conversa via chat com outras pessoas (neste caso crianças da mesma idade do robô) e os professores tentar identificar quem é o robô. A pontuação é feita com o tempo que os professores levaram para identificar e quantos deles erraram. Normalmente é assim rsrs !
Andrew Kuhn
Conversei com ele, parece bem burrinho... Queria ver como é esse teste.
Luiz Felipe Rangel
Esse funciona ! http://www.princetonai.com/ O Eugene que dominar o universo segundo ele mesmo !!! hahahaha...
Exibir mais comentários