Início » Gadgets » Apple vai descontinuar Aperture e iPhoto para OS X

Apple vai descontinuar Aperture e iPhoto para OS X

Por
5 anos atrás

A Apple anunciou oficialmente nesta sexta-feira (27) que, com o lançamento do novo aplicativo Fotos para OS X, que chega no início de 2015, o software profissional de edição de imagens Aperture será descontinuado, deixando alguns usuários órfãos (inclusive este que vos escreve). Já o iPhoto, gerenciador de fotos que era gratuito para novos Macs, será substituído pelo Fotos.

De certa forma, o fim do iPhoto era esperado. Na WWDC, durante a demonstração do OS X Yosemite, a Apple apresentou um novo aplicativo de fotos, com funções semelhantes ao iPhoto e interface intuitiva para permitir ajustes rápidos nas cores, iluminação e outros detalhes. O Fotos, que também estará disponível no iOS 8, usa o iCloud para manter as edições sincronizadas entre iPhones, iPads e Macs.

aperture-mac

O que me deixou um pouco surpreso foi o anúncio do fim do desenvolvimento do Aperture. Ok, ele não recebia grandes novidades há um bom tempo, mas é voltado para um público mais específico, diferente do novo Fotos. De acordo com a Apple, quando o Fotos para OS X for lançado, será possível migrar as bibliotecas do Aperture para o novo aplicativo, com todos os projetos, álbuns e tags.

Para quem ainda quiser usar o Aperture, a Apple vai liberar atualizações de compatibilidade com o objetivo de permitir que ele rode no Yosemite. Além disso, a empresa está trabalhando com a Adobe para facilitar a migração dos usuários para o Lightroom. O Lightroom foi atualizado recentemente com o lançamento da Creative Cloud 2014 e custa R$ 22 por mês no pacote com o Photoshop. Na Mac App Store, o Aperture continua sendo vendido por US$ 79,99.

Com informações: The Loop, TechCrunch.