Início » Computador » Microsoft junta todos os sistemas em um só Windows

Microsoft junta todos os sistemas em um só Windows

CEO anuncia integração das equipes que trabalham no Windows, Windows Phone e Xbox

Avatar Por

Hoje em dia existem três formas de entrar em contato com as plataformas tecnológicas da Microsoft: pelo Windows, Windows Phone e Xbox. Isso tudo vai mudar. A companhia anunciou que, no futuro, vai abandonar o lançamento de três sistemas operacionais diferentes. Em vez disso, somente um Windows para a todos governar. Acredite ou não, esta é uma gigantesca mudança de paradigma para a empresa de tecnologia.

Até agora, os engenheiros e cientistas da Microsoft trabalhavam separadamente em três versões distintas das principais plataformas. Uma equipe para o Windows de computadores e tablets; outra para atender o Windows Phone, disponível nos celulares; e uma terceira para o Xbox, console de videogame que já deu muitas alegrias à empresa.

Windows unificado

O novo CEO Satya Nadella, sucessor de Steve Ballmer, disse que a principal mudança está relacionada com a forma como eles pensam o Windows. “Isso significa que temos um OS para todos os tamanhos de tela”, afirmou no anúncio dos resultados financeiros da Microsoft.

Esta pegada para produção de sistemas operacionais difere bastante do que vemos ainda hoje na principal concorrente da Microsoft, a Apple de Tim Cook. Embora as plataformas da empresa sejam muito próximas – ainda mais no Yosemite, com direito ao Continuity –, ainda há uma bela diferença. A Apple produz o sistema do OS para iMacs e MacBooks; e o iOS para os dispositivos móveis (no caso, o iPhone e o iPad). Diversos componentes do design do sistema para computador não estão presentes no celular e vice-versa. A Microsoft parece tentar um mergulho ainda mais profundo na ideia de ter uma só plataforma.

Mac e iOS

Não nos esqueçamos do Google. A empresa está focada no desenvolvimento da próxima versão do Android, vulgo “L”, com direito aos aplicativos seguindo o padrão de Material Design. Por sua vez, o Chrome OS segue uma identidade visual completamente distinta. Como o próprio nome sugere, está mais próximo do navegador Chrome do que da plataforma de celulares.

Resta saber como a adoção de um só Windows para computadores, celulares e videogames vai modificar o design e a forma de interagir com a plataforma. Hoje mesmo, se você perguntar aos novos donos de PCs, muitos vão dizer que não gostam dos aplicativos do Windows com o visual conhecido como Metro/Moderno. Botões grandes, cores chapadas, muito espaço em branco. Parece mais coisa de tablet do que de computador voltado para trabalho. Tal resistência não existe em relação ao Windows Phone. Conheço diversos usuários muitíssimo satisfeitos com o sistema, depois de terem comprado algum Lumia 520 em alguma promoção.

Outra dúvida que paira no ar está relacionada com as edições do Windows. O CEO Nadella admitiu que haverá versões distintas. Nós ainda não sabemos como vai ser essa divisão entre Phone, PC, tablet (RT e Pro), sem falar nas versões para arquitetura x86 e ARM.

A Microsoft parece estar empenhada em reinventar a própria história e se preparar para um mercado de tecnologia em transformação. Entretanto, decisões grandiosas como esta ou a demissão de 18 mil funcionário às vezes me fazem pensar que eles não têm ideia do que estão fazendo.

Cachorro do meme

Que Satya Nadella prove que estou enganado nesta suspeita.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Luik
Eu já vi um chamado padrões web, spoiler: tem final feliz. :)
Rafael Luik
Ah obrigado por me lembrar que a atualização do Windows 7 para o 8 é totalmente grátis e só leva um segundo pra fazer, além disso o PC de todo mundo que está funcionando corretamente no 7 de repente pifou fazendo todos reinstalarem o sistema, e por isso só não atualizou quem não quis! s.q.n.
Rafael Luik
Uso algumas. Usaria mais se não fosse todo esse mimimi por parte de uns jornalistas de tecnologia que nem usam o sistema e desanimam os desenvolvedores a fazerem mais aplicativos bons para a plataforma. Se ao invés disso tirassem da cabeça que não é preciso matar e enterrar o Metro e colocar de volta só o ambiente clássico no desktop e dessem feedback que faz sentido pra que o Metro fosse melhorado pra todos os tipos de dispositivo, provavelmente o Metro seria melhor hoje e teriam muito mais apps úteis e bem feitos pra usar hoje invés de estarem comemorando por coisas inúteis como um menu iniciar clássico. Obs: Não uso só Windows. Sou usuário do Fedora GNOME. Muitas pessoas odiaram o GNOME 3. Invés de matar a nova interface, melhoraram ela até chegar no 3.12 bem mais polida e consistente. Foi uma evolução muito melhor que 8.0?8.1.1 foi e que 8.1?8.1.2/8.2 será.
Felipe Daidouji
Vamos todos aguardar e ver como isso vai funcionar! Só espero que a segurança evolua no mesmo sentido, porque ter um malware rodando no Xbox não será algo legal.
Murilo Aquino
iPod Touch também roda iOS
Luan Borges
Thássius Veloso Os atuais Universal Apps são só aperitivos do que a Microsoft quer implementar. Atualmente, os Universal Apps compartilham apenas uma parte do código, sendo necessária a adaptação a cada sistema, e submeter cada um a sua loja (do Windows Phone e do Windows 8). Nesse novo Windows, o mesmo aplicativo, com o mesmo código, sem nenhuma adaptação, poderá rodar no PC, no tablet, no celular e no Xbox. Sobre as demissões, sim, realmente é impactante e a maior da história da Microsoft. Porque essa é a maior reestruturação da história da Microsoft. Eles estão rompendo completamente com a antiga filosofia de trabalho, e estão implementando uma nova hierarquia, com unificação de setores e equipes. É óbvio que numa reestruturação, ainda mais após a compra de outra grande empresa, demissões ocorram. Isso não necessariamente significa uma crise. Se talvez, a Microsoft continuasse com o mesmo inchaço de funcionários, aí sim poderia entrar em crise, e as demissões teriam de ser muito maiores. A Microsoft não é nenhuma empresa de fundo de quintal, nem Satya Nadella é um aventureiro que entrou de gaiato no navio agora. Tudo o que ele está fazendo agora vai de encontro com todos os discursos e e-mails que ele enviou aos funcionários desde que assumiu a empresa: unificação. "One Microsoft". O Steve Ballmer, durante anos, renegou o mercado mobile pra continuar investindo em PCs. Pro Nadella, é o contrário. Ele sabe que o futuro é mobile e tá na nuvem, tanto que foi ele quem implementou os serviços de nuvem na Microsoft. Bill Gates também deve saber, tanto que colocou ele como CEO.
Renato Mendes
Verdade. Interface metro em servidor (Server 2012) é de uma imbecilidade sem tamanho.
Renato Mendes
O problema é demitirem as "cabeças pensantes" e deixarem só os "puxa-sacos". Já vi isso acontecer em outras empresas e o resultado não foi bonito de se ver.
Caio César Viel
Diz ai Rafael Luik, quantas aplicações Metro você usa?
Josué Junior
Thássius Veloso completando: 18 mil funcionários é um numero imenso, mas a maioria veio da Nokia, ou seja, ele está, (imho) apenas enxugando a empresa que comprou; o fato de ser muita gente é perfeitamente explicável pois se trata da Nokia, uma empresa grande.
Anderson Nascimento
Vinícius Fernandes Exatamente. Isso é bom caso as coisas deem certo e é bom caso as coisas deem errado. Se a transformação toda for um fracasso, é muito mais fácil readaptar as coisas e voltar como antes, ou trilhar um caminho diferente.
Lucas
A única coisa que eu realmente quero, de verdade, é que eles façam um OS estável. Tenho o Windows 8.1 em casa e pqp, vou te contar, viu... De qualquer forma, ainda tenho dúvidas quanto à capacidade da MS de obter uma interface de usuário que funcione em todos os diferentes tipos de dispositivos. A julgar pelo que fizeram com a Metro no Windows 8, o caminho ainda é longo, muito longo
Olacir Oliveira
Que saibam mesmo, e vamos ver no que isso dará, como já falaram, demissão é pra deixar mais enxuto, tirando pessoal de setores não mais 'viaveis', e ai sim, poder focar na unificação...
Anderson Antonio Santos Costa
Será q a plataforma para servidores (Windows Server) seguirá o mesmo caminho??? Acho que sim...SOs para servidores são fáceis de serem adaptados para uma interface em comum com a de desktops....
Thássius Veloso
Capaz de nem eles saberem.
Exibir mais comentários