Se a câmera do seu smartphone demora para focar um objeto a ponto de você perder a cena, o próximo sensor de imagem da Sony pode ajudar. A fabricante japonesa anunciou nesta segunda-feira (17) um novo sensor Exmor RS, modelo IMX230, que tem como principal diferencial o foco automático baseado em detecção de fase, uma característica bastante comum nas câmeras DSLR e mirrorless.

O IMX230 captura fotos com resolução de 21 megapixels e mede 1/2,4 polegada, quase o mesmo tamanho dos sensores de imagem que a Sony vem colocando em seus aparelhos da linha Xperia Z. De acordo com a Sony, trata-se do primeiro sensor CMOS voltado para smartphones a ser comercializado com esse método de foco automático — são até 192 pontos de foco.

Com o sistema de detecção por fase, você deverá ter um foco mais rápido e preciso ao tirar fotos. Mas isso também deve melhorar a captura de vídeos, especialmente se você estiver gravando algo em movimento, por exemplo. Além disso, agora há a possibilidade de filmar em HDR usando todos os 21 megapixels do sensor. O avanço em relação ao IMX135, usado em aparelhos como o Moto X de 2ª geração, é visível:

img03

A previsão da Sony é que o IMX230 esteja disponível para as fabricantes a partir de abril de 2015 custando 2.100 ienes, ou aproximadamente 47 reais. É provável que o sensor equipe as câmeras de alguns dos smartphones topo de linha lançados no ano que vem, como os sucessores do Xperia Z3 e iPhone 6 — a Apple costuma usar sensores da Sony em seus aparelhos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago
Perto que li o sensor da Sony é melhor que o ISOCELL quando o assunto é HDR, e estranhamente mesmo o da geração antepassado da Sony consegue ser melhor que o da Sammy.
Tiago
E depois de todo esses sacrifício na construção desse sensor, a Sony estraga com o seu péssimo algoritmo de imagem nos Xperias. Só esperando o "melhor cameraphone-Xperia Z4".
Eddy

Depois de meses de pesquisa, eu vou de G3, saindo do Nexus 4 após 1 ano e meio.
O hardware do N4 já está de bom tamanho para mim, só vou sair pela câmera. Analisei por horas e horas meses a dentro por todos os reviews possíveis, e nas comunidades do G+ pelas fotos tiradas no dia-a-dia de cada usuário. E Samsung nunca foi uma opção para mim. Cogitei fortemente até o Lumia 1020, mas vou de G3 mesmo.

Kafeh
Depois de meses de pesquisa, eu vou de G3, saindo do Nexus 4 após 1 ano e meio. O hardware do N4 já está de bom tamanho para mim, só vou sair pela câmera. Analisei por horas e horas meses a dentro por todos os reviews possíveis, e nas comunidades do G+ pelas fotos tiradas no dia-a-dia de cada usuário. E Samsung nunca foi uma opção para mim. Cogitei fortemente até o Lumia 1020, mas vou de G3 mesmo.
Lídison Santos
Bom apesar do teste do GSM Arena ter escolhido o S5, tiveram algumas críticas mediante ao seu sensor ISOCELL. Tanto que o Note 4 usa um da Sony. Iria de G3 pelo conjunto do foco Laser com OIS+ e preço bem legal.
Caio Augusto
Olá Thalles, segundo este review do gsmarena focado em fotografia: http://www.gsmarena.com/camera_shootout-review-1104p8.php o Galaxy S5 provavelmente seria a melhor escolha pois ganhou do G3 e do Z2 (que basicamente usa quase a mesma câmera do Z3), além da motorola não ser muito bem falada no mundo das fotos, apesar do Maxx ser a melhor câmera da motorola vista ultimamente, não creio que ficou melhor que a do S5. O Note 4 também seria uma boa escolha pois sua câmera possui estabilização de imagem, porém é bem mais caro que os outros. Abraços
Thalles Ferreira
Boa, só me colocam mais "problemas" pra escolher o telefone rs Paulo Higa, já to aqui apanhando pra me decidir entre o LG G3, Xperia Z3 Compact, Moto Maxx e Galaxy S5... tenho um Moto X 1ª geração e preciso melhorar a performance da minha câmera, que tira muita foto borrada em movimento. Desses 4 possíveis, tem uma ordem que você ache da melhor pra pior câmera (se é que testou as 4...)? Adoro a performance do Moto X, acho que qualquer um desses 4 citados não vão ser muito mais lentos, mas vou precisar muito nos próximos anos da câmera pra fotografar meu filho pequeno e tal, pra não ter que andar com uma compacta junto =/