Início » Curiosidades » Esta página do Ibope vai mostrar a audiência dos programas de TV no Twitter

Esta página do Ibope vai mostrar a audiência dos programas de TV no Twitter

Paulo Higa Por

O Ibope, que mede a audiência da TV com base nas informações geradas pelos peoplemeters, agora também está mensurando a repercussão dos programas televisivos no Twitter, com o Ibope Twitter TV Ratings (ITTR). O instituto analisa em tempo real as conversas na rede social e divulgará um ranking semanal dos programas mais comentados.

O ranking divulgado nesta sexta-feira (19) mostra a audiência dos programas exibidos pelas emissoras de TV aberta de cobertura nacional entre os dias 8 e 14 de dezembro — os canais de TV por assinatura serão adicionados posteriormente. Você poderá conferir o ranking semanal atualizado nesta página do Ibope.

Quatro métricas são divulgadas:

  • Tweets: o número de tweets publicados relacionados ao programa;
  • Twitter Total Impressions (TTI): o número de vezes que os tweets relacionados ao programa foram visualizados;
  • Twitter Unique Audience (TUA): o número de contas que viram pelo menos um tweet relacionado ao programa;
  • Autores únicos: o número de contas que publicaram pelo menos um tweet relacionado ao programa.

Todos os números são medidos “durante a exibição do programa”, que considera o horário em que o programa está sendo de fato transmitido e um período de 0 a 120 minutos antes e depois da exibição, dependendo do gênero — fazendo isso, o Ibope considera também os tweets com as expectativas dos usuários (antes da exibição) e com as opiniões dos usuários (depois da exibição).

A edição da quarta-feira passada (10) de A Fazenda, da TV Record, ficou em primeiro lugar, com 9,94 milhões de impressões e 346,6 mil de audiência única. Já MasterChef, exibido pela Band na terça-feira (9), ficou em segundo lugar, com 4,55 milhões de impressões, mas conseguiu uma audiência única maior, de 356,8 mil contas. A lista completa é a seguinte:

ibope-ratings

Além do ITTR, o Ibope planeja lançar dois produtos ainda no primeiro semestre de 2015: o ITTR MW, para mostrar os indicadores do Twitter no software de medição de audiência de TV, e o ITTR Premium, que consegue exibir informações adicionais, como os dados demográficos, as principais mensagens e os autores mais influentes que comentaram o programa no Twitter.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Karla endress
trends de adolescentes falando merda e querendo ganhar ibope
Karla endress
o que vale é o ibope verdadeiro,o que é o Twitter,uma rede decadente que perde até pelo G+
Karla endress
grandes merda no Twitter o que vale é o ibope verdadeiro
Diego F. Duarte
Era so ver nas eleições a variação dos ratings quando usaram esse sistema de beta. Do nada candidato X tinha algum pico quando aparecia na TV, e misteriosamente ficava em 1º lugar no trend. Sabe-se q houve um uso até abusivo de bots nessas eleições, provavelmente com esse fim...
Wagner Bonfim
Basta ver os trending topics, a maior parte é gerada por pessoas que ficam twittando as mesmas coisas 10, 20 vezes seguidas. Como você disse, é uma fama artificial.
Alisson Silva
Acho que isso vai gerar rating artificial. A coisa mais fácil do mundo é levantar tag no Twitter. A impressão de quem usa é que o Twitter é povoado, mas o fato é que pouca gente no Brasil usa.