Início » Antivírus e Segurança » Gemalto diz que seus SIM cards são seguros, apesar do ataque da NSA

Gemalto diz que seus SIM cards são seguros, apesar do ataque da NSA

Emerson Alecrim Por

A Gemalto é a maior fabricante de SIM cards do mercado, mas pouca gente conhecia esse nome até a semana passada, quando surgiram denúncias de que a proteção dos produtos da empresa teria sido burlada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos para fins de espionagem. Em um comunicado liberado nesta segunda-feira (23), a companhia foi categórica: os chips são seguros.

Tão logo o assunto ganhou o noticiário, a Gemalto reportou a abertura de um processo de investigação. Baseadas nos documentos vazados por Edward Snowden, as denúncias afirmam que a NSA atuou junto com o Quartel-General de Comunicações do Governo (GCHQ) do Reino Unido para capturar milhões de chaves de criptografia de SIM cards produzidos pela companhia.

De posse de tais informações, a NSA pode interceptar chamadas, mensagens e dados de acesso à internet sem que o usuário espionado perceba. O alcance é global: como a Gemalto é a maior fabricante de SIM cards, entre os seus clientes há operadoras de várias partes do mundo (inclusive as quatro maiores do Brasil).

SIM cards

Segundo os documentos vazados, os meios de comunicação com as companhias de telecomunicações é que teriam facilitado as intervenções da NSA e do GCHQ: as chaves criptográficas dos cartões costumam ser enviadas às operadoras por email ou FTP, serviços que não são os mais seguros para esse tipo de informação.

No comunicado, a Gemalto afirma que os resultados preliminares da investigação indicam que os SIM cards, assim como os chips da empresa utilizados em cartões de crédito e passaportes, por exemplo, não têm problemas de segurança.

Entretanto, a nota parece ter sido feita às pressas para acalmar investidores preocupados com a repercussão das denúncias. A Gemalto chegou a afirmar que não espera que o assunto ocasione "prejuízo financeiro significativo". Por outro lado, a companhia não negou - nem confirmou - que a interceptação de chaves tenha mesmo sido feita ou seja possível.

Esse não é o comunicado definitivo, entretanto. A Gemalto promete liberar detalhes sobre a investigação na manhã da próxima quarta-feira (25) em uma coletiva de imprensa a ser realizada em Paris.

Com informações: ZDNet

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

antônio
Bom, as teorias da conspiração são infinitas, né?
Antônio Cesar Moraes
Bom, as teorias da conspiração são infinitas, né?
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Ainda creio que seja financiado pela mafia para fugir do governo Russo!
antônio
Também não precisa viajar na maionese, né? É mais provável que o governo russo espione/financie o app que a máfia - e ainda assim é extremamente improvável. Para mim, a possível maracutaia estaria dentro da própria equipe do aplicativo.
Antônio Cesar Moraes
Também não precisa viajar na maionese, né? É mais provável que o governo russo espione/financie o app que a máfia - e ainda assim é extremamente improvável. Para mim, a possível maracutaia estaria dentro da própria equipe do aplicativo.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
eu ainda acho que o telegram é financiado pela mafia russa, e só é aberto ao publico pois se invadirem terão muito trabalho pra filtrar as mensagens de milhões de pessoas
Diego Rocha
Pior que não ficaria surpreso se o e-mail corporativo das operadoras não utilize PGP, já fui terceirizado de uma delas e não usava não... Nem é possível afirmar que o FTP é SFTP, muita coisas nessa mesma operadora funcionavam nas coxas em cima de FTP simples, rodando na porta 21 e sem criptografia nenhuma.
Marcvs Antonivs
Nada está ''seguro'' quando se trata da NSA kkkkkk
corvolino
Ah claro que eles vão falar "olha, somos os maiores produtores de chip do MUNDO, tivemos uma invasão e somos seguro mesmo assim tá? Acreditem por favor.."
Guest
Isso não acontece. As transmissões por email usam PGP e por FTP são na verdade SFTP. Pura desinformação.
Jairo ☠️
Provar que é bom nada ne?Ficou em cima do muro .....só pensa na possível perda de lucro.
jairo
Provar que é bom nada ne?Ficou em cima do muro .....só pensa na possível perda de lucro.
antônio
Duvido que essa gente do Telegram seja tão boazinha como diz. "Quando algo é de graça, você é o produto."
Antônio Cesar Moraes
Duvido que essa gente do Telegram seja tão boazinha como diz. "Quando algo é de graça, você é o produto."
Pedro Augusto
Atualmente desconfio de tudo e todos, por isso dou preferência em usar o Telegram. Uma pena que as pessoas não aderem. :(
Juan Lourenço
O chip não tem problemas de segurança, já a transmissão das chaves por e-mail ou FTP são um problema de segurança.


Ou seja, eles não estão mentindo, só redigiram o comunicado de forma espertinha pra não tratar diretamente do problema.