Toda vez que uma venda é feita na loja do Android, o Google recebe uma parte do valor pago. Mas, em breve, a empresa terá uma nova fonte de receita com o serviço: o Google Play começará a exibir anúncios publicitários nos resultados das buscas.

Google Play

Até certo ponto, a ideia funciona de maneira semelhante às pesquisas do Google Search. Quando você busca algo no serviço, muitas vezes as páginas de resultados exibem links patrocinados relacionados ao termo pesquisado no topo, antes de todo o conteúdo orgânico.

No Google Play, a publicidade também aparecerá destacada na parte superior dos resultados, se limitando à área de apps, a princípio.

google-play-ad-exampleA iniciativa não chega a surpreender, afinal, o Google é uma empresa que depende quase que exclusivamente de publicidade – pelo menos 90% da receita da companhia vem dessa fonte.

Por outro lado, a ideia chega acompanhada de desconfiança. Como o Google Play tem centenas de milhares de itens em seu acervo, o anúncio publicitário é uma forma de destacar um app nesse universo. O problema é que a opção pode aumentar os custos dos desenvolvedores.

Outra preocupação vem dos pequenos estúdios de desenvolvimento. Só a King Digital gastou mais de US$ 150 milhões em 2014 para promover franquias como Candy Crush. Como competir com empresas abastadas como essa?

Há ainda o temor de que o Google acabe não sendo criterioso o suficiente na aprovação dos anúncios e promova apps de qualidade duvidosa ou, em casos extremos, com finalidades maliciosas.

Talvez essas preocupações sejam a razão pela qual a empresa decidiu começar devagar. Os anúncios aparecerão no Google Play nas próximas semanas, mas, inicialmente, para uma quantidade discreta de usuários.

Com informações: Re/code

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
business baby!!
Isaias Freitas
Devera ser irritante.
PinPortal ✔️

Deve ser bem alto, imagina você procurar por ''rede social'' ou ''app mensagem'', quem não quer aparecer lá no topo, lugar esse dominado por Facebook e Whatsapp, respectivamente?

Boa jogada do Google.

pinportal
Deve ser bem alto, imagina você procurar por ''rede social'' ou ''app mensagem'', quem não quer aparecer lá no topo, lugar esse dominado por Facebook e Whatsapp, respectivamente? Boa jogada do Google.
Fabiano

Ahhh.. Pode aumentar o custo para divulgação e destaque do app então, certo?
Tinha entendido que aumentaria o trabalho e salário dos desenvolvedores.

Chicken Little
Ahhh.. Pode aumentar o custo para divulgação e destaque do app então, certo? Tinha entendido que aumentaria o trabalho e salário dos desenvolvedores.
Ademar Abiko Jr.
Tudo o que eu queria era que o Google Play separasse apps de jogos... daí pode vir anúncio que for. Até porque é mais fácil achar bons itens da loja por indicações fora da loja.
E

Muito provavelmente, esses anúncios seguem o sistema de leilão, tal como no AdWords. Ou seja, quem paga mais, aparece mais. Dependendo do quão disputada for a categoria, os valores dos anúncios podem ser bastante expressivos.

Emerson Alecrim
Muito provavelmente, esses anúncios seguem o sistema de leilão, tal como no AdWords. Ou seja, quem paga mais, aparece mais. Dependendo do quão disputada for a categoria, os valores dos anúncios podem ser bastante expressivos.
Vitor Mikaelson
Por que... os desenvolvedores vão começar a anunciar? o.O
Fabiano

"O problema é que a opção pode aumentar os custos dos desenvolvedores."

Não entendi... Por que?

Chicken Little
"O problema é que a opção pode aumentar os custos dos desenvolvedores." Não entendi... Por que?