Google fracassa no projeto de drones de entregas, mas promete tentar de novo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google Project Wing

Fracassos acontecem. É o que o Google pode dizer do Project Wing, drone para fazer entregas que a companhia anunciou no ano passado. A iniciativa ainda está de pé, mas a aeronave que a empresa experimentou se mostrou um verdadeiro fiasco.

A informação foi confirmada no evento SxSW por Astro Teller, diretor do Google X, laboratório que está por trás do projeto. Segundo o pesquisador, o protótipo do drone revelou problemas importantes, levando a companhia a decidir descartá-lo.

O protótipo tinha 1,5 metro de largura e pesava 8,6 quilos. Quatro pequenos motores – dois em cada lado – davam conta da aeronave e ainda permitiam transporte de cargas de até 3 quilos (pode não parecer muito, mas poxa, estamos falando de um drone).

Mecanicamente, o protótipo era mais simples do que os drones que lembram vagamente um helicóptero, os mais comuns do mercado. O Project Wing tinha um formato que remete a um avião que, teoricamente, o fazia consumir menos recursos.

Durante os testes, executados na Austrália, a aeronave levou itens como remédios, água e equipamentos de rádio para regiões rurais isoladas. A princípio, as entregas foram bem sucedidas, como mostra o vídeo abaixo. Os problemas começaram com a aparição do inimigo: o vento.

A companhia percebeu que, quando havia grandes deslocamentos de ar, era uma missão quase impossível controlar o drone. Os ventos fortes chegavam a movimentar a carga que, por sua vez, “arrastava” a aeronave, situação que pode ocasionar acidentes sérios.

Os pesquisadores não tardaram a descobrir que o problema estava no formato do drone. Na verdade, Teller deu a entender que pelo menos metade da equipe notou logo nos primeiros meses que aquele design não era ideal para a proposta do projeto, mas não havia tempo suficiente para elaboração de outra configuração.

Como o design escolhido para o drone ocasionou o problema – e não um simples detalhe que pudesse ser alterado -, o Google X simplesmente desistiu do modelo. Astro Teller explicou que o Project Wing permanece ativo, mas terá como base um drone mais “comum”, por assim dizer.

Se houve prejuízo? Provavelmente, sim, mas o chefe do Google X amenizou o problema dizendo que Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da companhia, aceitam fracassos porque entendem que erros propiciam aprendizado e levam à experimentação de outras tecnologias.

O novo drone deve ser revelado até o final do ano.

Com informações: WSJ.com

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados