Wing, da Alphabet, vai entregar fast-food usando drones nos EUA

Wing faz parceria com DoorDash para entregar pedidos da rede de fast-food Wendy's em cidade de Christiansburg, no estado da Virgínia

Giovanni Santa Rosa
Por
Drone da Wing com pacote da DoorDash
Drones da Wing passam de 100 km/h (Imagem: Divulgação / DoorDash)

O serviço de delivery DoorDash e a empresa de drones Wing — subsidiária da Alphabet, também dona do Google — anunciaram uma parceria para entregar sanduíches da rede de fast-food Wendy’s no estado da Virgínia (Estados Unidos). O equipamento usado é capaz de passar de 100 km/h.

A entrega com drones será testada inicialmente na cidade de Christiansburg, com clientes selecionados. As aeronaves da Wing atingem 105 km/h. Na hora de deixar o pedido na casa do consumidor, o drone desce os produtos com auxílio de uma corda.

A DoorDash e a Wing são parceiras na Austrália desde 2022. Juntas, elas oferecem o app Down Under, que atende dezenas de milhares de clientes usando drone.

A Wing já realizou outro programa piloto em Christiansburg em 2019, com a rede de farmácias Walgreens e a empresa de logística FedEx. Somando diferentes projetos e parcerias, a Wing já realizou mais de 350 mil entregas em três países.

Após dez anos, entregas por drones ainda são limitadas

A ideia de entregar compras por drones surgiu há cerca de dez anos, tendo a Amazon como uma de suas principais entusiastas. Depois de muito tempo em desenvolvimento, o Amazon Prime Air entrou em operação nos EUA em dezembro de 2022, em Lockerford (Califórnia) e College Station (Texas).

O Walmart também oferece esta opção para 11 lojas na região de Dallas (Texas) desde 2022. O serviço custa US$ 3,99 (cerca de R$ 20, em conversão direta) e está disponível para 10 mil produtos, incluindo até itens frágeis, como ovos.

No Brasil, a iniciativa mais relevante do tipo é do iFood, ainda em fase experimental. Atualmente, a empresa realiza entregas com drones em Aracaju (SE). Entre 2020 e 2021, ela testou esta modalidade em Campinas (SP), mas o projeto foi descontinuado.

Com informações: TechSpot

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados