Android-5.0-Lollipop

Notícias de malwares para Android são muito comuns: já vimos pragas que gravam suas conversas, compram apps sem permissão ou até mineram Bitcoins. Mas o Google quer mostrar que a situação não é tão crítica como parece. Nesta quinta-feira (2), a empresa publicou um relatório que analisa a segurança no Android. Segundo o estudo, menos de 1% dos dispositivos possuíam apps perigosos instalados em 2014.

O relatório detalha as estatísticas de pragas para Android e as ações que o Google têm feito para reforçar a segurança. Em 2014, o Android ganhou melhorias importantes, como a criptografia completa de disco e aprimoramentos no sandbox, que isola os apps do restante do sistema. No Lollipop, há proteção contra ataques para descobrir a senha do usuário por força bruta e melhorias na autenticação: os “trustlets”, como um smartwatch, por exemplo, podem manter seu Android desbloqueado quando eles estiverem próximos.

android-infectados-1

O Google destacou a baixa taxa de dispositivos com “aplicativos potencialmente perigosos“ instalados em 2014: são menos de 1%, quando considerados apenas os que não possuem root. Em smartphones e tablets que instalam programas somente vindos do Google Play, a taxa cai para 0,15%. Segundo o Google, um dos motivos para esses números estarem baixos é que mais de 200 milhões de varreduras de segurança são feitas todos os dias nos mais de 1 bilhão de aparelhos conectados ao Google Play.

Os gráficos acabam sendo puxados para cima devido a países como China e Rússia, onde as taxas de infecção são bem mais altas que a média — nós estamos até bem, e é por isso que você raramente encontrará no seu círculo de amizades pessoas que possuem malwares instalados. Nesses dois países, a ocorrência do sideloading (apps instalados manualmente, de fora do Google Play), é significativamente mais alta:

android-root

Recentemente, o Google adicionou uma camada extra de segurança no Google Play: agora, os aplicativos e jogos passam por uma avaliação humana antes de serem publicados na Play Store. Mesmo assim, o Google recomenda que você ative a verificação de segurança por precaução: acesse as configurações, toque em Segurança e habilite a opção “Verificar ameaças à segurança no dispositivo”.

Você pode baixar o relatório de segurança do Android (em inglês) neste link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maria Cristina

Desde que comprei meu celular procurei um antivírus que fosse gratuito e me indicaram o psafe. To usando desde então.

Rê Lira

Por isso passei a só baixar aplicativos da loja da Psafe, pelo menos lá, eu tenho a certeza de que eles testam antes de recomendar.

Maria Cristina

É por isso que só baixo app nos sites oficiais ou na lojinha da psafe!

Rafael Luik
Excluíram... Não guardei os links.
Sidney Moraes
Poderia mostrar alguma postagem onde eles estão, nesta não tem nenhum.
Rafael Luik
O Tecnoblog não vai fazer nada a respeito fos robozinhos pagos pelo PSafe nos comentários?
Rê Lira
Legal saber que o Google anda mais preocupado com o que disponibiliza no Google Play mas de qualquer forma, só ando baixando os aplicativos testados e aprovados pela Psafe, pq sei que eles realmente testam e filtram os mais seguros.
Bruna Pratiz
também acho, anakin. acho que falta muito bom senso na hora de clicar, mas por essas e outras que ter antivirus no android é fundamental. experimenta o psafe, vale super a pena e é de graça ;)
Leonardo Rocha
Posso dizer que é graça a eficiência de anti virus como o Psafe eu estou dentro desse um por cento
Sergio Fagundes
Dificilmente """"""alguém que sabe o que está fazendo""""" tem virus no Windows... 99% dos usuários windows não sabem nem o que fazem na frente do computador.
Alexandre Santos
Bom saber que o número está menor. O máximo que eu tive foi um malware, que colocava umas propagandas do nada no celular. Mas rodei o PSafe Android e o problema foi resolvido.
Keaton
Mesma coisa serve para usuário do Windows, diga-se de passagem. Pessoal fica baixando coisa em site obscuro com uns nomes bizonhos do tipo aquiehgratismeh(nem existe, acho) e fica reclamando de virus. =P Isso quando não recebe aqueles emails muito bacanas do tipo você foi traido veja as fotos.exe e o idiota vai e desabilita/desinstala o antivirus para ver as fotos. (quase defenestrei dois usuários por fazerem isso...)
Anakin
porque o bom senso sempre foi e sempre será o melhor antivirus. Nem minha mãe que adora clicar nos paranauê todo tem vírus no dela.
Louis
Hoje em dia até o Windows melhorou significativamente essa questão de segurança. Dificilmente alguém que sabe o que está fazendo tem virus no Windows e a proteção nativa do sistema atualmente funciona de verdade (bem diferente do passado), mas ainda tem há melhorar.
Alberto Prado
É o que eu sempre digo também. Pessoal que ataca o android, adora fazer analogia com o Windows. Mas a realidade é bem diferente. Se fica dentro da play store (oq é mais que suficiente pra 98% dos usuários), as chances de pega vírus é muuuuuuito remota.
Exibir mais comentários