Início » Celular » Lumia 532: mais uma opção de baixo custo da Microsoft

Lumia 532: mais uma opção de baixo custo da Microsoft

Custando cerca de 400 reais, modelo deve agradar a quem procura um Windows Phone barato, mas pode acabar ofuscado por outros Lumias

Emerson Alecrim Por
Nota Final 6.9

Depois de fazer o review do grandalhão Lumia 640 XL, eu fui para o outro extremo: topei testar o Lumia 532, um smartphone com tela de 4 polegadas, portanto, compacto para os padrões de hoje.

O modelo faz parte das opções de baixo custo que a Microsoft anunciou no primeiro trimestre. Há quem o considere um "sucessor espiritual" da linha Nokia X ou mesmo dos aparelhos Asha. Tecnicamente, eu o vejo mais como uma opção ao Lumia 530.

Certeza mesmo é que o Lumia 532 veio para atender ao público que não quer ou não pode gastar muito. Caro ou não, a pergunta que nos rodeia é: será que estamos falando de uma aquisição que vale a pena? Eu usei o dispositivo por quase duas semanas para descobrir. Conto as minhas impressões nas próximas linhas.

Design e pegada

Não espere nada de muito diferente no design externo do Lumia 532. No modelo, a Microsoft aplicou a já clássica fórmula que combina traços simples, corpo de plástico e opções de cores chamativas: além de preto e branco, o telefone pode ser encontrado com tampa laranja e verde claro.

Lumia 532

Um detalhe que chama atenção, porém, é a moldura plástica transparente (pelo menos na unidade testada, branca) que recobre as laterais do Lumia 532. Ela faz parte da tampa traseira, assim, ambas não podem ser separadas. De todo modo, é inegável que a peça dá um ar mais simpático ao aparelho ou, ao menos, causa a impressão de que a Microsoft tentou ser um pouquinho mais atenciosa com o visual.

Lumia 532

A tampa traseira em si tem uma superfície fosca que agrada por oferecer resistência a marcas de dedos, ajudar a evitar que o smartphone escorregue da mão e, principalmente, ser confortável ao toque. A versão branca é bonita e possui todas essas qualidades, no entanto, é suscetível a sujeira - se você não tiver zelo, o dispositivo ficará encardido com algumas semanas de uso.

Se por um lado a tampa prima pelo conforto, por outro, dificulta bastante a sua remoção. De todos os Lumias que eu já testei, o 532 é, de longe, o modelo que mais me desafiou nessa tarefa. Tenha dó dos nossos dedos na próxima, Microsoft!

Quando você consegue remover a traseira, encontra uma "recompensa": os chips (o Lumia 532 é dual-SIM) podem ser inseridos facilmente. Basta levantar uma tampinha, encaixar o chip e fechá-la. Simples assim, sem esforço algum.

Lumia 532

A tampa tem outro "segredo". Ela foi desenhada para fazer o Lumia 532 parecer ser mais fino aos nossos olhos, creio eu. O truque está na curvatura da tampa nas proximidades das bordas. Mas de fino o modelo não tem nada: o Lumia 532 possui 11,6 mm de espessura.

Como a tela é pequena (novamente, considerando os padrões de hoje), as dimensões não são um problema. No final das contas, o Lumia 532 encaixa bem nas mãos. É isso o que importa. Talvez você só note que ele é "gordinho" ao colocá-lo no bolso da calça.

Lumia 532

Tela

Confesso que, quando liguei o Lumia 532 pela primeira vez, temi encontrar uma tela similar à do Lumia 530. Nesse modelo, o display tem baixa definição, atraso na atualização das informações visuais e níveis apenas medianos de brilho. Para o meu alívio, não foi o caso.

O Lumia 532 vem com tela IPS LCD de 4 polegadas, como você já sabe, e resolução de 800x480 pixels. Não temos nada de HD aqui, é verdade, mas isso é esperado para um smartphone de baixo custo.

Lumia 532

Relevante mesmo é saber que a tela do aparelho consegue entregar boa qualidade de imagem: há fidelidade de cores, a taxa de atualização não deixa a desejar e os níveis máximos de brilho e contraste são convincentes até mesmo em ambientes com forte incidência de luz solar. Só a visualização em ângulos variados fica devendo: você nota perda expressiva de tonalidade ao olhar para o visor sem estar em frente ao dispositivo.

Lumia 532

Um detalhe que chamou a minha atenção é o sensor de iluminação, que permite ao aparelho ajustar o brilho da tela automaticamente. Esse item costuma não fazer parte das especificações de smartphones acessíveis, mas marca presença no Lumia 532 (e funciona bem, diga-se).

Outra característica notável (embora não incomum): os botões básicos do sistema foram colocados abaixo da tela. Em aparelhos de baixo custo anteriores (como o Lumia 630 e o já mencionado Lumia 530), a Microsoft incorporou essa barra à interface do sistema, provavelmente para cortar custos. No Lumia 532, só ficou faltando retroiluminação LED. No escuro, você não consegue enxergar os botões.

Lumia 532

Câmera

Quem é que não gosta de tirar fotos com o celular? É por isso que, a meu ver, os fabricantes devem sempre ter um cuidado especial com a câmera, mesmo em smartphones acessíveis. Nesse ponto, até que o Lumia 532 não decepciona.

Lumia 532

Não estamos lidando com um item sofisticado. A câmera traseira do modelo tem apenas 5 megapixels, grava vídeos com resolução máxima de 480p e tem foco fixo. É basicona, mas os resultados estão dentro do aceitável para a categoria do aparelho.

Há fidelidade de cores, o pós-processamento não é tão agressivo quanto em outros modelos de baixo custo e, em boas condições de iluminação, você até percebe ruídos, mas não em níveis gritantes. Em contrapartida, dá para notar perda de definição com relativa facilidade.

WP_20150502_11_27_36_Pro

WP_20150502_13_19_31_Pro

WP_20150502_13_20_49_Pro

WP_20150510_16_53_26_Pro

WP_20150510_16_51_20_Pro

Nos ambientes com baixa iluminação, tirar fotos minimamente aceitáveis se torna um desafio por conta da falta de flash. Tudo bem que a não inclusão de LED é uma prática largamente adotada pelos fabricantes em relação a smartphones baratos, mas esse seria um item que ajudaria a diferenciar o Lumia 532 dos concorrentes.

Em contrapartida, a câmera frontal, outro item que costuma faltar em smartphones acessíveis, está lá. Mas não dá para esperar muita coisa dela. Trata-se de um sensor bem simples, com apenas 0,3 megapixel.

Software

O aparelho é da Microsoft, então não é surpresa: o Lumia 532 sai de fábrica com o Windows Phone 8.1. A atualização Lumia Denim, que traz recursos como teclado virtual "estilo SwiftKey" e pastas na tela inicial para agrupar apps, também faz parte do pacote.

Também não há surpresa em relação aos apps básicos: os ótimos MixRadio, HERE Maps e Lumia Camera continuam marcando presença. Para não dizer que não há novidades nesse quesito, o modelo conta ainda com aplicativos pré-instalados do Hotel Urbano e do SBT (!!!). Você pode removê-los facilmente se não quiser utilizá-los.

Lumia 532 - Windows Phone 8.1

O Lumia 532 possui versão com TV digital (é o caso da unidade avaliada), logo, também há nele um app próprio para esse fim. O software é simples, mas funciona bem. Se você estiver em uma área com boa cobertura, a sintonização acontece de maneira rápida e sem complicação. Contudo, a exibição é feita no padrão 1-seg, por isso, não espere aquela qualidade de imagem.

TV digital - Lumia 532

TV digital - Lumia 532

A captação dos sinais de TV exige uma antena. O Lumia 532, tal como tantos outros smartphones, utiliza fones de ouvido para isso. Esse detalhe explica a inclusão do acessório na embalagem do aparelho. Trata-se de uma exceção: a maioria dos Lumias lançados nos últimos meses não vem com fones de ouvido.

Também dá para encontrar o Glance no Lumia 532. Parece que a Microsoft decidiu incluir o recurso em todos os novos modelos, mesmo nos de baixo custo. Isso é bom: a função exibe horas e notificações na tela de descanso.

Só que esse não é o Glance original, digamos assim. O recurso começou a ser disponibilizado em modelos com tela AMOLED. Nesses casos, somente os pixels usados são iluminados, uma estratégia para economia de energia. Como a tela do Lumia 532 é LCD, não há esse benefício - o display todo acaba sendo ligado. Felizmente, a função usa um nível de brilho muito baixo e, consequentemente, não afeta a bateria de maneira significativa.

Lumia 532

Para quem já tem ou experimentou outro Lumia, fica uma sensação de mesmice. Isso acontece porque o Windows Phone 8.1 tem comportamento e recursos padronizados em toda a linha, exceto por uma característica ou outra. De qualquer forma, o Lumia 532 receberá o Windows 10, o que, eventualmente, deve satisfazer quem anseia por novidades em relação ao software.

Desempenho e bateria

O Lumia 532 foi anunciado junto com o Lumia 435. Ambos são bastante parecidos, tanto no visual quanto nas especificações. O que muda, basicamente, é o processador: o 435 tem um Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz; o 532 também, só que quad-core.

Pergunto-me, no entanto, se a diferença de desempenho entre os dois modelos é significativa. O Windows Phone é um sistema que se dá bem mesmo com hardware mais modesto, consequentemente, deve apresentar comportamento satisfatório com qualquer um dos SoCs.

Mas o que nos interessa aqui é o Lumia 532. Nele, o bom desempenho é fato. O sistema rodou com fluidez durante todo o período de testes, sem uma travadinha sequer. Também não tive problemas com os aplicativos. Até os mais exigentes, como o HERE Maps e o game Asphalt 8: Airborne, rodaram sem pestanejar, embora o último tenha ficado com configurações gráficas medianas.

O Lumia 532 vem com 1 GB de RAM. Isso contribuiu para reduzir o tempo de abertura de aplicativos pesados, como o próprio Asphalt 8: Airborne. Tudo indica que, finalmente, os fabricantes estabeleceram 1 GB de RAM como quantidade mínima para smartphones.

A Microsoft também acertou em colocar 8 GB de espaço (em vez de 4 GB) para armazenamento de dados. É o mínimo que a gente espera para os dias atuais, mesmo em aparelhos acessíveis. Pena que quase metade do espaço é ocupada pelo sistema operacional e apps pré-instalados. De qualquer forma, você pode expandir a capacidade. A Xiaomi está desistindo do microSD, mas a Microsoft não. Assim como nos demais modelos atuais da linha, dá para inserir no Lumia 532 cartões com até 128 GB.

Quanto à bateria, é bom não criar expectativas. Com 1.560 mAh, o componente consegue passar o dia todo longe da tomada, mas só se você moderar o uso de apps exigentes. Para ter noção da autonomia da bateria, eu realizei as seguintes tarefas:

  • Rodei o filme Bastardos Inglórios (2h33min) via Netflix e brilho da tela no máximo;
  • Vi TV digital por 30 minutos;
  • Joguei Asphalt 8: Airborne por 20 minutos;
  • Escutei música via MixRadio por uma hora;
  • Fiz uma ligação de 10 minutos.

Os testes começaram pela manhã, logo após uma recarga completa. No final da tarde, a carga da bateria estava em 18%.

Conclusão

Lumia 532

Até um passado recente, eu conseguia lembrar facilmente das principais características de cada modelo da linha Lumia. Mas, de uns tempos para cá, foram tantos lançamentos de smartphones básicos e intermediários por parte da Microsoft que, reconheço, hoje eu fico meio perdido.

Para piorar, as diferenças internas entre alguns dos novos modelos não são muitos expressivas. O Lumia 532 difere razoavelmente bem de smartphones como Lumia 640. Até aí, ok. Mas em relação ao Lumia 435, por exemplo, há apenas um ou outro item distinto (câmera e SoC, essencialmente).

Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dessa estratégia, afinal, a quantidade maior de modelos dilui o foco. O Lumia 532 se saiu bem nos testes, mas a experiência de uso dele difere em poucos aspectos do que é oferecido pelo Lumia 630 ou, de novo, pelo Lumia 435. Eis o resultado: o usuário acaba tendo mais dificuldade para escolher entre um e outro.

Mesmo não oferecendo novidades em termos de desempenho ou recursos, o Lumia 532 consegue ser uma boa opção para quem procura um Windows Phone barato, mas que ao mesmo tempo não sofre para dar conta das tarefas. O dispositivo chegou ao Brasil com preço sugerido de R$ 399 (há uma versão sem TV digital que custa menos), mas já dá para encontrar ofertas mais atraentes em lojas online.

Convém mesmo fazer questão de um bom desconto. Se for para gastar R$ 400, talvez valha mais a pena juntar mais alguns reais e partir logo para o Lumia 535, que não tem TV, mas vem com tela maior (5 polegadas) e câmera frontal de 5 megapixels.

Em resumo, a situação do 532 é esta: um aparelho que oferece boa relação custo-benefício, mas que pode passar despercebido por conta de uma quase saturação na família Lumia.

Lumia 532

PRÓS

  • Desempenho geral satisfatório
  • Bom conjunto de recursos (para um aparelho de baixo custo)

CONTRAS

  • Ausência de flash LED
  • Tampa traseira de difícil remoção
Nota Final 6.9

Especificações

  • Bateria: 1.560 mAh;
  • Câmeras: traseira de 5 megapixels, frontal VGA;
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi 802.11n, GPS, Bluetooth 4.0 e micro-USB 2.0;
  • Dimensões: 118,9×65,5×11,6 mm;
  • GPU: Adreno 302;
  • Memória externa: microSD de até 128 GB;
  • Memória interna: 8 GB (cerca de 4 GB livres);
  • Memória RAM: 1 GB;
  • Peso: 136 gramas;
  • Plataforma: Windows Phone 8.1 com Lumia Denim;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200 (MSM8212) quad-core (Cortex-A7) com 1,2 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e luminosidade;
  • Tela: IPS LCD de 4 polegadas com resolução de 800×480 pixels (233 ppi).

Atualizado em 26/05 às 18:40

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Goncalves Gimenes
BÁSICO, MAS SINCERAMENTE FAZ MUITO QUE OUTROS NÃO FAZ, PAGUE R$250,00 M.L. LARGUEI MEU VELHO ANDROID PARA USAR UM LUMIA WINDOWS PHONE, BOM MESMO PRA MIM RODA BEM OS APP'S E JOGOS PESADOS COMO ASPHALT-8 ETC.
Keaton
Sim, meu problema são pessoas que desenterram posts de cinco meses atras com bullshit.
Marcelo Mendes Silva
Mano! Vc deve ter algum problema! Eu desisto! Flw!!!!!
Keaton
Então está certo, não vou perder tempo com isso. Vamos todos fugir para o mundinho perfeito e fingir que alguém falsificou uma tela, que o Windows Phone/Mobile é perfeito, não bricka, não trava no boot e que a Microsoft tem ferramenta para tentar recuperar esse, e outros, problemas de retardada que é. Alias, os próximos links são de pessoas drogadas que não sabem o que falam.[/sarcasmo] http://answers.microsoft.com/en-us/mobiledevices/wiki/mdlumia-mdupdate/how-to-fix-a-windows-phone-device-that-has-frozen/27a32cf5-96cf-4447-878c-309ca2e45654 http://answers.microsoft.com/en-us/insider/forum/insider_wintp-insider_repair/lumia-520521devices-unusable-after-using-windows/c5d072d5-c26e-4a02-907d-fde2ca5e34c7?auth=1 http://www.windowscentral.com/how-fix-bricked-920-after-reset Sério.... queria que o disqus permitisse bloquear esse tipo de coisa.
Marcelo Mendes Silva
Não é o fato de ser fanboy ou deixar de ser meu caro. Estou apenas dizendo que essa tela não existe e que se trata de um fake. Se vc quer falar mal do sistema, fale. Cada um fala o que quer, mas fale algo que realmente exista. E outro detalhe, se não quer mais tocar no assunto por ter se passado 5 meses, é simples, me ignore e seja feliz!
Keaton
Filho... o Windows Phone nunca foi perfeito, ele tem diversos bricks. Não seja fanboy do Windows Phone. Diga-se de passagem, nem o Android, nem o iOS e nem mesmo o quase-finado Firefox OS são perfeitos. Todos tem algum fácil jeito de brickar. E nem precisa procurar muito. Mas sério mesmo que eu tenho de explicar essa porra mesmo depois de 5 meses? Nem lembrava mais do assunto.
Marcelo Mendes Silva
E se vc não entendeu que essa tela que vc mostrou na foto é bem diferente da tela do vídeo, o problema também não é meu!
Keaton
Se tu não entendeu durante cinco meses, problema não é meu.
Marcelo Mendes Silva
A tela que vc mostrou lá em cima é bem diferente da do vídeo! Não entendo onde vc quer chegar com essa historinha!
Keaton
Ah... sei lá, seria ótimo se você parasse de desenterrar as coisas... esse comentário ai, por exemplo, tem uns, sei lá, seis meses...
Cristiano Dias de Sá
Não acredito que ainda tem gente falando de falta de apps no WP. O Moto E1 não tem câmera frontal, então esqueça vídeo chamadas. Tem apenas 4gb de memória...
Brenda Francielle
Nossa eu comprei um e parece estar estragado porque a câmera traseira é igual a frontal e se a tela apagar ou sozinha ou por mim ele nunca mais volta só removendo a bateria ou apertando por longo tempo e bem forte. O botão liga desliga não sei porque se esta com defeito ou se a câmera e esse bug de tela é normal.
PEDRO
caso alguem tenha a mesma dificuldade, gostaria de compartilhar e ver se encontramos uma solução
PEDRO
No Android eu consigo visualizar as imagens do meu DVR facilmente atraves de aplicativos disponiveis no play store porem no lumia que oferece o Windows8 não deu certo
Renan™
Tem o review do 535 por aqui?
Sergio Kraemer
É 2 Fred, vi ontem a noite e hoje resolvi pesquisar sobre ele e acabei caindo aqui no tecnoblog. :)
Sergio Kraemer
Travamento no Nexus? Como conseguiu a proeza? haha Eu tive o 4, fantástico... mais fluido que o G2 que tive posteriormente. Fiquei 1 ano e não vi nem lentidão, quanto mais travamento. Sobre o 532, boletei um agora. R$ 255 na Americanas :)
Fred Frederico
Paguei R$255,00 na Americanas! Que maravilha!
jairo
Sinceramente não observei grande diferença....aguardar o WM10 e fazer um hands on.
Breno Ribeiro
A Motorola Google não existe mais. Os celulares pós-Lenovo já demonstram um preço bem menos convidativo. Olha aí o Moto E 2015...
Douglas Baião
A frente do 630 é muito mais linda do que a de um iPhone 4S, por exemplo. Com a tela apagada, fica tudo bem pretinho e homogêneo, vc não consegue nem distinguir onde acaba a tela e começa o aparelho. Comprei ele por R$ 296,00 no Ponto Frio e dei pra minha mãe... as amigas dela acham que ela tem um aparelho top kkkkkkkk. A Microsoft tá caprichando no design, mais ainda que a Nokia!
Douglas Baião
Eu diria que vai mudar muito com o Windows 10 http://i1-news.softpedia-static.com/images/fitted/340x180/nokia-lumia-930-gets-surprise-windows-10-mobile-preview-ota-causes-overheating-issues.jpg http://www.microsoftinsider.es/wp-content/uploads/2015/07/Lumia-635-con-Windows-10-Plaza-de-Espa%C3%B1a-Madrid-520x245.jpg?b7210b http://i1-news.softpedia-static.com/images/fitted/340x180/windows-10-mobile-build-10166-now-available-for-all-insiders.jpg
Douglas Baião
Eu não entendo esse povo falando que a Microsoft devia parar de lançar dezenas de modelos de uma vez. Que confusão o que, poha? Isso se chama OPÇÕES, VARIEDADES. Quer um aparelho com processador tal, câmera tal, design tal? Provavelmente vai ter um Lumia que se adequa às suas exigências. E todos eles com toda a qualidade que o seu bolso pode pagar! Diversidade de escolha é sempre melhor, não? Ou vc quer ficar preso a um único modelo, como no caso do iPhone? Eu hein.. rs Como o Breno disse: o que queimou a Samsung não foi lançar centenas de opções, mas sim centenas de opções TERRIVELMENTE FEITAS.
Douglas Baião
Hoje eu vi o Lumia 435 por R$ 202,00 na Americanas! E pensar que em 2012 eu comprei um Nokia Asha 202 por R$ 320,00 kkkkkkk. A Microsoft está oferecend excelentes aparelhos por preços justos. Diferente da Samsung, Apple, Sony, LG... e em certa medida a Motorola.
Douglas Baião
Se fosse um Android, eu tenho certeza que a nota teria sido uns 8 rs. Todos os sites tem essa birra com a Microsoft. Mas o fato é que todos os Lumias são excelentes custo-benefício para as suas respectivas faixas.
Nildo Oliveira
Po cara desculpa não testei suas necessidades nele...e acredito que não de para fazer marcações. Em questão de troca de loja é simples (não estou com meu Lumia aqui)mas é mais ou menos assim: Configurações,região+idioma,País/Região.. o idioma vc pode deixar pt-br. e ele vai ter que ser reiniciado ai vc encontrara varios apps que (não sei pq) não tem na loja brasileira.
Renan
Olá, Nildo... Esse leitor permite fazer marcações e anotações pop-up? Estou precisando de um leitor nesse estilo porque costumo estudar diretamente no celular. Como faço para mudar para a loja norte-americana?
Nildo Oliveira
existe um cara que uso no meu Lumia 520. mas vc tem que mudar para a loja americana segue o link: https://www.microsoft.com/en-US/store/apps/ePub-Reader/9WZDNCRCWNT9 Na boa acho o melhor tenho um kindle paperwhite e um galaxy s3 neo com CM12.1 e leio meus ebooks mais no lumia 520 que nos outros gadgets
Vitor Alexandre
Comprei um recentemente e vim atrás de informações sobre o aparelho, o review ajudou bastante o que eu não entendi foi essa nota de 6.9 sendo que os contras foram: Tampa traseira difícil de remover e ausência de Flash LED; Concordo em relação ao LED é uma pena não ter mas estamos falando de celulares básicos aqui e pelas imagens da câmera ela está ótima, gostei do review mas na hora de dar nota pense um pouco e esta tabela no final com os valores de desempenho e etc onde a maioria foi dada como 7 e a questão da bateria que chegou num final de tarde com 18% pra mim está ótimo até porque estamos falando de um básico smart de entrada. Bom finalizando o review é muito bom mesmo mas na hora de dar números pecou um pouco demais esse smart merecia um 9 pelo menos levando em consideração o que o autor do review escreveu
Gabriel Silva
Tucan Reader https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/tucan-reader/9wzdncrfj003 Ja tive um lumia 520 e achava ele muito bom.
Bruno Martins
Estou usando o LUMIA 532 dual, versao sem TV a algum tempo, e posso confirmar que o celular é maravilhoso, estava meio em duvida para migrar para WP, mais estou adorando. Tinha um NEXUS e me surpreendi...... As Vezes fico ate com saudade dos travamentos do Android kkk
Marcelo Mendes Silva
Cara! Os Ashas tinham 3", o Nokia X tinha 4". Então é óbvio que não aproveitaram nada do Asha!
Rodrigo de Melo
O Asha 503 tinha um corpo no clássico policarbonato da Nokia, dentro de uma peça de acrílico. E o design dele não tem diferenças significativas pra linha Nokia X, então... dá no mesmo.
Renan
Alguém conhece um leitor de epub para Windows phone semelhante ao Play Livros? Preciso de um leitor de e-books que me permita fazer marcações e anotações pop-up e, se possível, faça sincronização entre os dispositivos.
Keaton
Então tá, esse bug não existe. O pessoal hater da Microsoft está criando vários videos e tópicos sobre ele desde 2013 só para difamar a Microsoft. https://www.youtube.com/watch?v=esBTemGLc8Y
Marcelo Mendes Silva
Aff! nada a ver. Eles pegaram o design do finado Nokia X e acrescentaram as bordas acrílicas transparentes do Asha 503. Porém, no caso do Asha 503 o corpo todo era de acrílico transparente e não somente as bordas. A galera vai falando besteira assim sem nem saber de nada.
Marcelo Mendes Silva
Essa tela não existe no WP meu amigo. Fake purinho!
Rodrigo de Melo
Se você olhar os últimos Ashas lançados percebe facilmente que esse Lumia é um reaproveitamento de um Asha que estava em desenvolvimento quando a Microsoft cancelou a linha.
Breno Ribeiro
Sim, de fato é.
Frank
esses caras que testam celular aqui nesse site são uns retardados e estúpidos não sabem de nada.
Ronaldo
Olha, eu comprei um para dar de presente para minha mãe, não vi muitas diferenças na pegada em relação ao 630. A qualidade da tela do 630 é infinitamente superior, isso sim, mas de resto, ele é bem ok.
Ronaldo
Se voces colocarem o fator preço, duvido que as notas de IPHONE, S6 e agora G4 sejam as mesmas. O iPhone mesmo, é um excelente aparelho, mas o preço... Desqualifica totalmente, em uma avaliação justa, a nota seria negativa, levando em conta o criterio peso.
Ronaldo
Melhor analise impossível.
Keaton
Não estou tentando convencer ninguém que o WIndows Phone é uma merda, estou apenas comentando que ele TAMBÉM tem problemas e que eu já presenciei vários deles com tanta frequencia que posso dizer não são tão raros assim. Se eu quizesse fazer algo do genero, eu teria usado outros "argumentos", não lembro de ter usado palavra de baixo calão nos meus comentários (fora o "merda" deste). Alias, nunca falei que o Windows Phone é uma merda. Gosto do mesmo, apesar da falta de apps... Vale lembrar que o iOS tem problemas, o Android tem problemas. O Windows tem problemas, o Linux, o BSD e o Mac OS também. Manja? Auto-afirmação? Wait, what... ah sim, os psicologos da internet e seus links de autoajuda...
Ronaldo
Maluco, você não precisa se convencer de nada sobre ou WP ou nem provar que ele é uma merda. Apenas use o que voce gosta e deixe os outros na paz. O que voce esta tentando fazer chama-se "auto-firmação". (http://pensador.uol.com.br/auto_afirmacao/). Fique em paz. Vida longa e prospera.
Keaton
O pior é que não é lá tão raro não.
Ronaldo
Cara, os dois bugs são tão raros de acontecer que sequer imagens voce acha. E isso nem tem a ver com a quantidade de aparelhos vendidos.
Keaton
Não achei a imagem original, peguei a que ilustrava o artigo sobre o mesmo assunto. =P (pessoal não costuma tirar foto de bug do windows phone, além do mais... tinha aquele bug bizonho do insira o cd no windows phone.)
Ronaldo
Mas elas são bem diferentes disso ai meu jovem. São simplesmente duas engrenagens ou um ponto de exclamação ou uma tela preta mesmo. Essas frescurinhas junto e em volta da engrenagem são coisa de hater.
Breno Ribeiro
Depende, cara. São celulares específicos. O 532 ganha do 630 na ram, nos sensores, na glance screen e na câmera frontal. O 630 ganha no processador (com isso, ele ganha recursos como o Miracast), na tela e na câmera. Vai de gosto mesmo. Comprei dois 630 pros meus pais, um por 302 e outro por 289, e se o 532 com TV estivesse a venda atualmente, eu manteria o 630 do meu pai (por causa da câmera) mas daria um 532 pra minha mãe (por causa da câmera frontal). Consumidores diferentes. Em matéria de desempenho eles são bem semelhantes, já que o Windows Phone é bem leve.
Breno Ribeiro
E por esse preço aqui? http://www.americanas.com.br/produto/122740947/smartphone-microsoft-lumia-532-dual-chip-desbloqueado-tim-windows-8.1-tela-4-8gb-3g-camera-5mp-preto?franq=AFL-03-460&opn=ITAUCARDACOM&epar=hardmob&109719 289 reais. Eu duvido que dê pra comprar qualquer outro smartphone Android com essa mesma qualidade por esse preço. Simplesmente não existe.
Henrique Ferreira Lima
Isso é verdade. Se a Microsoft manter essa política sempre pode ser que vingue mais rápido. Mas mesmo assim, ter vários aparelhos da mesma categoria é uma coisa um tanto quanto chata.
Breno Ribeiro
O que queimou a Samsung não foi o lançamento de diversos aparelhos num mesmo segmento, e sim o abandono de seus smartphones. Lançaram 937394 celulares e nenhum recebia atualizações. Fora a qualidade sofrível do acabamento (que em qualquer Samsung, descasca nas laterais) e do SO lotado de aplicativos inúteis que tornavam a navegação lenta. Esses dois aspectos, qualidade do produto final e atualizações existem na linha Lumia. Prova disso é que todos os aparelhos receberão o Windows 10.
Henrique Ferreira Lima
A Microsoft está começando a fazer o que derrubou o nome da Samsung no mundo. Lançar 958437590 aparelhos por ano com praticamente (as vezes até) a mesma configuração. Eu particularmente não gosto disso. Deveria lançar um modelo pra cada categoria e investir mais em publicidade pra levantar o nome. A Microsoft tem bons aparelhos no mercado, só precisa da divulgação pra que esses aparelhos apareçam nas ruas.
Matheus Mendes
Ai você acha isso ruim? ^^ Do 520 (pro 530 tbm foi bem grande) pro 730 que tive a diferença foi muito grande, mas do 730 pro 930 praticamente não vi diferença também, apenas em jogos, acho isso ponto positivo do sistema, e não negativo.
Keaton
Eu não vi MUITA diferença em operações básicas (em 70% dos apps) e vários jogos. MUITA que eu digo é rodar pelo menos 75% mais rápido, a maioria rodou, chutando BEM alto, uns 25-30% mais rápido.
Keaton
É a imagem sobre um problema do boot do Windows Phone 8.1, cujas engrenagens ficam rodando e rodando e rodando e o sistema não inicia.
David Faustino
Na reportagem ele afirmou que o aparelho tem Tv, e em nenhum momento diz que a mesma é opcional! Matéria mal feito. Espero que, com o meu comentário, isso seja corrigido. E também afirmou que o mesmo está por R$ 400 (com a TV, claro). Mas pesquisando o Bondfaro e o Buscapé não encontrei o mesmo por menos de R$ 420! Somente o sem Tv que é bem mais em conta mesmo. Cheguei a encontrá-lo por incríveis R$ 284,05 no boleto no Submarino! Mas ainda assim a reportagem necessita ser atualizada. Fontes: Buscapé: http://www.buscape.com.br/prod_unico?idu=606707&ordem=prec#precos Bondfaro: http://www.bondfaro.com.br/celular-e-smartphone--smartphone-microsoft-lumia-532-desbloqueado--barato.html#menor-preco Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/122740947/smartphone-microsoft-lumia-532-dual-chip-desbloqueado-tim-windows-8.1-tela-4-8gb-3g-camera-5mp-preto?epar=102414&opn=COMPARADORESSUB&loja=03
Ronaldo
Essa tela ta bem fake né...
Luan Borges
A presença do app do SBT é por conta de um acordo com a emissora: eles usam celulares da Microsoft nas propagandas do app na TV.
João Araújo
Cego? Se a experiência de utilização do sistema para você foi ruim, eu não posso simplesmente fazer nada! Eu sei reconhecer as limitações, assim como também sei reconhecer que o sistema está oferecendo coisas interessantes para os usuários! O WhatsApp já foi beem ruim, mas atualmente está bem mais funcional! Não tem a opção de chamadas? Ok! Isso é algo que será implementado em uma futura atualização! Não envia músicas? Ok... Nem iPhone envia! Porém na versão beta do Whatsapp é um recurso que estará disponível!
jairo
Tem uma linha no post que define para mim o WP , mesmice .
Anakin
Sempre achei o o quesito design bem particular ou tem alguma regra que vocês seguem?
Eliézer José Lonczynski
Tenho um Moto E e a falta de espaço e o lag dele f#dem viu ...
Emerson Alecrim
As notas individuais são definidas por quem faz o review mesmo. Cada autor realiza seus testes com base nas características, ou seja, não importa se o aparelho é básico, intermediário ou topo de linha. Como não há essa classificação, é normal dispositivos mais acessíveis (com componentes mais simples) terem notas menores, mas isso não quer dizer, necessariamente, que eles são ruins. Quando são, destacamos isso no post. Vou levar a sua ideia para o pessoal aqui, valeu a sugestão :)
Luander Falqueto Beltrame
Obrigado pela resposta mas... agora minha dúvida é: Como se chega a essas notas individuais? Existe um padrão geral para cada característica? Ou esse padrão também possui categorias (modelos básicos, intermediários e tops)? Lembro que há um tempo eu vi uma publicação explicando como o Tecnoblog avaliava o desempenho da bateria. Acho que seria interessante uma publicação do tipo "Como o tecnoblog realiza seus reviews", e se tal publicação já existe poderiam fixar ela no inicio da categoria de reviews, eu pesquisei aqui e não encontrei.
Emerson Alecrim
Emanuel, eu testo boa parte dos Lumias que chegam aqui. Conheço bem o procedimento. No Lumia 532, a remoção da tampa me pareceu mais difícil do que em qualquer outro modelo. E vi mais gente reclamando disso. Creio eu que o problema está na rigidez da cobertura plástica das laterais.
Emerson Alecrim
A nota do aparelho corresponde à média calculada sobre as "Notas Individuais" que aparecem no final do post. Ou seja, ela não é definida diretamente pela gente, mas pelo cálculo sobre a nota que damos para cada uma das características consideradas ali.
Luander Falqueto Beltrame
Pelo que li na resenha achei a nota baixa. Ai fiquei com uma dúvida, essa nota é dada em ralação a todos os smartphones avaliados ou em relação a categoria do aparelho?
Matheus Mendes
Porque no caso to falando de mesma quantidade de RAM, a questão é de onde o Moto E é superior em algo que a que estou me referindo, essa nota é muito injusta. No seu caso é até complicado comparar um quad limitado a 512 e um dual com 1GB mesmo... Mas existe sim a diferença entre dual e quad, digo pelo 520 e 530, eh bem grande.
rodrigo
este sim é um sucessor do 520, mesmo não tendo a adreno 305, mas seu soc é mais atual então em tarefas diárias ele da conta.
Antony
Quando os programas essenciais, como Whatsapp por exemplo, funcionarem como funcionam na concorrência, acredito que o WP tenha uma chance. Já tive vários WP (520, 530 atual, 820, 920, 925) e em todos eu não consigo receber as mensagens na hora que são enviadas e não consigo receber notificação corretamente (aparece mas não há som, ou não vibra - antes da central de notificação tinha de abrir o app manualmente). Entendo que o sistema é bom, mas essa mania de ficar cego aos problemas pra defender com unhas e dentes é triste.
Keaton
Não serve os meus 435 e o 630? Vou ter de comprar mais dois?
Diogo Buíque
Uso Android desde que foi lançado, mas confesso que a Microsoft tem amadurecido muito nos últimos dois anos. Avalio a mudança de sistema operacional móvel para WP. iOS é um sistema legal, porém, acho muito mais limitado em termos de configurações e personalizações até mesmo do que o próprio (WP) - opinião minha. Tem muitos fãs da Apple por aí, e acredito até que a tendência do Tecnoblog é sempre puxar 'a sardinha' pro lado da Apple... mas... a Microsoft tem feito um excelente trabalho e isto deve ser evidenciado, independentemente de quem usa seus produtos.
Matheus Mendes
Faça o seguinte, USE um L520 e um L530 e diga se não há diferença NOTÁVEL entre ambos no desempenho, usei ambos, usei L730 e L930 e sei do que to falando, depois você vem falar besteira.
Keaton
Eh.... http://www.windowscentral.com/sites/wpcentral.com/files/styles/large/public/field/image/2013/10/spinning_cog_WP8.jpg?itok=O8O7oEhL
Keaton
TODOS esses apps rodam no Lumia 435 sem engasgar... Tente de novo...
Keaton
Não é asneira, me diga quais apps lá REALMENTE precisam de um quad core. Sério mesmo. A maioria é coisa leve. Por precisar de um Quad core eu digo que realmente precise, não que "apenas rode 5~10% mais rápido".
daniel
Estranho você dizer isso pois antes de eu comprar me falaram o oposto. E eu realmente não estou tendo nenhum problema(de qualquer tipo) com ele. Eu cogitava comprar o 535(acho que é esse o número rs), mas me indicaram o 630 que é muito melhor(camera, design, tela e processador). A única coisa que me incomoda(mesmo) são a ausência de sensores. É desesperador.
Ricardo
To gostando muiro do WP. A ÚNICA coisa que me incomoda muito é quando a gente vai discar não aparece o teclado, precisa-se dar 2 toques. Na hora de discar rapido isso é um saco.
Vitor Mikaelson
Tem câmera melhor também.
Ronaldo
O IE ta tranquilo no WP com sempre foi, agora os apps do Android... De que adianta ser "milhões" de vezes melhor que o app do WP se trava sozinho...
Cortana
https://youtu.be/8p3PTXSB97s
Matheus Mendes
Não fala asneira cara, se tem preconceito com o sistema é outra história, não há argumento e nem mesmo nota a dar ao aparelho, nem testasse. Do que adianta um Moto E seu concorrente, com seu sistema que não permite passar o app completo pro cartão, cheio de restrição ao fazer isso e com seus incríveis 4GB interno, dá pra rodar a loja toda nele? Tenho dúvidas.
Régis
João Araújo, como tá o Internet Explorer atualmente no Windows Phone? Atualmente uso um Android. O IE, pelo que eu tinha visto, ficava muito atrás do Chrome aqui no Android, com travadas e, às vezes, fechando do nada..
João Araújo
Pelo o que o aparelho oferece, pelo preço baixo e acessível (sempre tem promoções), a nota é incompatível!
João Araújo
Concordo amigo!
João Araújo
Você possui algum lumia? Acompanha sempre as informações sobre o sistema? Hein? Falar que aplicativos no Windows Phone é inexistente é brincadeira viu! Praticamente todos os dias jogos e apps são lançados (mesmo que de forma tardia), Leo's Fortune, Lara Croft: Relic Run, Monument Valley...A oferta de apps em comparação com os outros sistemas não é gigantesca, mas existem vários e que irá suprir bastante os usuários!
Keaton
Do que adianta ser quad-core se não tem app para usar todo o desempenho? Me arrisco a dizer que 90% dos apps que estão na loja do Windows Phone nem chegam a usar 50% de um Lumia 435. =P (A parte de jogos do Windows Phone anda meio parada... para não dizer inexistente.)
Matheus Mendes
Eles acharam defeito até na bateria do 640 XL kkkkkk
Jeffersom
Também achei meio Estranho , ta melhor que um monte ai que custavam mais caro quando lançaram e vim faltava monte de recursos presentes nesse
Matheus Mendes
Smartphone quad core, 1GB de ram, 8GB de memória interna, ainda tem uma câmera frontal de leve mas tem e vocês dão 6.7? Deve ser piada, sem contar que sem TV custa R$379 na loja física.
Matheus Mendes
E seus incríveis 4GB de ram, sem frontal e dual core? Sem comparação, 532 é melhor que o Moto E1 em praticamente tudo. Ele sem tv digital custa 379 na loja física oficial.
Emanuel Schott
Pra tirar a tampa, coloque a ponta do polegar na câmera e com as unhas do indicador e do médio no limite entre a tampa e o vidro frontal, force a câmera com o dedão e pronto, qualquer tampa de Lumia sai na maior facilidade.
Emanuel Schott
O 630 ganha só no tamanho de tela e no processador. Tem menos memória RAM (isso faz uma grande diferença no WP, muito mais que o processador) e não tem sensores básicos como de proximidade e de luminosidade.
Emanuel Laguna
Paguei 370 reais num Lumia 435 DTV pra minha mãe e o smartphone é bem bonzinho, muito melhor que o Asha 501 que ela ainda usa de vez em quando.
daniel
Nossa, comprei o meu 630 e parece ser muito melhor e você acha por um preço muito mais barato. Cerca de 300 reais. O acabamento desses lowends tá muito bizarro.
Antony
Não vale R$400 nunca. Muito talvez R$250 (comprei meu 530 por R$217). Nessa faixa de preço, o Moto E 1.a geração ainda é muito mais negócio.