Início » Aplicativos e Software » Conheça o Arrow, launcher da Microsoft para Android

Conheça o Arrow, launcher da Microsoft para Android

Aplicativo substitui a sua tela inicial com atalhos para apps, lista de tarefas, contatos frequentes e mais

Jean Prado Por

Você já conhece a nova estratégia da Microsoft: não focar só no Windows Phone, mas lançar apps até exclusivos para os sistemas móveis concorrentes. Um exemplo é o Arrow Launcher, um app ainda em beta fechado que substitui a homescreen do seu Android. Eis as principais funcionalidades:

arrow-launcher-microsoft-1

A tela inicial do Arrow Launcher exibe duas seções de aplicativos: recente e frequente; cada uma exibe os aplicativos acessados de acordo com o tempo ou a frequência, respectivamente. À esquerda da página inicial ficam os contatos mais recentes ou frequentes, tanto por e-mail quanto por telefone. Na tela à direita há uma lista de tarefas por padrão, na qual o usuário pode definir lembretes e selecionar uma data e hora para que o launcher o avise de uma reunião importante, por exemplo.

A bandeja de aplicativos mostra, como de costume, 4 aplicativos principais e o botão para acessar a lista completa de apps no meio. A novidade está no gesto: ao deslizar o dedo para cima a partir da bandeja, o usuário tem acesso a mais 5 aplicativos e 5 contatos recentes. Tudo é organizado de uma forma agradável visualmente; o que atrapalha é a barra de navegação, que não fica transparente, como em outros launchers. Poxa, Microsoft.

Para escolher o papel de parede, o usuário tem três opções: selecionar um dos 14 que a Microsoft oferece por padrão (são muito bonitos, por sinal), carregar um da galeria ou ativar a escolha automática de papéis de parede do Bing, que muda a cada 24 horas de acordo com o bing.com.

arrow-launcher-microsoft-2

A lista completa de apps não é organizada por páginas, como no Android puro. É uma lista alfabética com uma barra de pesquisa no topo para achar facilmente o que você quer abrir. Não sou muito fã de acessar meus apps por listas, mas até que essa ficou bem legal.

Fora os diferenciais acima, o Arrow Launcher não tem mais nenhuma opção de customização. Não há, por exemplo, como adicionar widgets na tela inicial ou customizar as páginas com mais aplicativos. O usuário pode remover um app da lista de recente ou frequente, mas ele será automaticamente substituído por outro.

O Arrow Launcher ainda está em beta fechado e você pode acompanhar o desenvolvimento nessa comunidade do Google+. Caso você não queira esperar ser chamado, pode baixar o *.apk aqui, cortesia do Microsoft News. É importante lembrar que, como testes ainda estão sendo feitos, o Arrow não está totalmente estável e por isso está sujeito a bugs, que devem ser reportados na seção Feedback.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Vinicius
Gostei bastante do wallpaper diario e da forma que organiza os apps conforme utlizacao para mim esta e a unica forma eficiente de localizar os apps facilmente.
mhenriquecd
Ta mais bonito que o Windows Phone
Guilherme Brcontainer
Apesar de ser limitado na customização, a simplicidade traz vantagens de manter correções e melhor entendimento do ambiente para usuários mais leigos... No entanto se tratando de Microsoft, vai aparecer um bug ou vão mudar algo totalmente de uma hora pra outra dificultando a vida do usuário (espero que não).
Eliézer José
To me sentindo super em casa no android: laucher, cortana, suite office e onedrive e daqui a pouco groove music pra substituir o play que é muito ruim.
Louis
Sei muito bem disso. A questão é que o Google poderia resolver facilmente esse problema específico, mas além não fazer isso ainda não traz nem suporte à pacotes de ícones - o que é uma grande burrada e deixa o Android bem bagunçado.
Bruno Guerreiro
Mas existe um padrão recomendado, sim! Está nas guidelines de design do Android. Depois que lançaram o 'Material Design', eles atualizaram a documentação. Basicamente, eles recomendam que o ícone seja flat estando em uma perspectiva "de frente para o usuário" com a sombra sendo projetada dentro do ícone. Ou seja, aquilo que o Google já faz nos ícones dos seus serviços...
Louis
Não falei do design de cada aplicativo. Fiz referência aos ícones. É bem simples para o Google começar padronizar os ícones. Infelizmente isso no Android é uma completa bagunça e mesmo grandes empresas muitas vezes tem ícones mal trabalhados. Já que o Google não traz sequer suporte nativo a pacote de ícones no próprio Launcher, o mínimo que ele deveria fazer era padronizar os ícones do Android. Isso por si só, deixaria o sistema mais organizado e com aparência 100% melhor.
Fábio Moser
Todo Android trava.
Antony
?!? O Google determina apenas seus próprios ícones, você quer que ela faça o design de cada aplicativo na Play Store?
Jose Vitor Lopes
Os screenshots do meio em ambas as colagens lembram muito o Aviate do Yahoo.
Wene Ricardo
Pq o da minha irmã trava pra caralho ! Hehehehe...
Wene Ricardo
S4 trava ?
Diogo

Hm, bacana. Não sabia disso.

Diogo Nóbrega
Hm, bacana. Não sabia disso.
h1ghland3r
Ícones da Status Bar também.
Exibir mais comentários