Joystick

Você está numa viagem de férias, mas acorda com dor de cabeça e decide ficar no hotel. Para convencê-lo do contrário, um amigo oferece a você um “remédio que, olha, é tiro e queda”. A dor passa meia hora depois. Quando questionado sobre que remédio era aquele, seu amigo diz, aos risos, “açúcar”. Você foi vítima do efeito placebo. Acredite, pode não ter sido a primeira vez: um estudo da Universidade de York, no Reino Unido, sugere que os placebos também funcionam com games.

O chamado efeito placebo é um dos mistérios que permeiam a fisiologia humana. Um médico receita uma pílula e a pessoa se cura depois de algum tempo. O médico só não disse a ela que o medicamento é feito de açúcar, farinha ou qualquer outra substância sem ação farmacológica. No final das contas, ela se curou por acreditar que ficaria curada (ou por algum mecanismo relacionado a essa crença).

Registros indicam que cientistas estudam esse fenômeno pelo menos desde a década de 1950, mas, até hoje, ninguém sabe ao certo como o efeito placebo funciona. O fato é que esse fenômeno tem ajudado bastante a ciência a desenvolver tratamentos. É comum, por exemplo, pesquisadores compararem os efeitos de uma nova droga com testes feitos com pessoas que experimentaram placebos. Com essa comparação fica mais fácil descobrir se o medicamento tem mesmo o efeito esperado.

Ao longo dos anos, os pesquisadores descobriram que o efeito placebo não precisa funcionar, necessariamente, com remédios. Na verdade, é o contexto que tem influência. Vários experimentos já foram realizados para comprovar isso.

Em um deles, pacientes que sofriam de artrose (condição que promove desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos) foram submetidos a uma cirurgia para aliviar as dores causadas pelo problema. Os resultados foram positivos. No entanto, a cirurgia não aconteceu de verdade: os médicos se limitaram a fazer pequenas e inofensivas incisões na pele, apenas para a pessoa acreditar que estava sendo operada.

Placebo - pílula

Paul Cairns, professor de interação homem-máquina da Universidade de York, teve a ideia de verificar se o efeito placebo pode ser alcançado com jogos após assistir a um programa de TV que mostrou como pílulas de açúcar fizeram cliclistas melhorarem seu desempenho nas corridas.

Para tanto, Cairns convidou 21 pessoas para jogarem Don’t Starve, um jogo de aventura lançado em 2013. O experimento foi dividido em duas etapas. Na primeira, o pesquisador disse aos participantes que os mapas do jogo seriam gerados aleatoriamente; na segunda, que um sistema de inteligência artificial criaria os mapas com base na experiência do jogador, como se fosse uma personalização.

Após as duas etapas, os participantes preencheram um questionário. Nele, todos revelaram que a segunda rodada foi mais divertida. Um jogador disse até que o sistema de inteligência artificial reduziu o tempo de exploração do mapa, deixando o game mais agradável. Outro afirmou que o sistema o colocou em um ambiente mais seguro e que pareceu apresentar recursos conforme a necessidade.

Eles só não sabiam de um detalhe: não havia nenhum sistema de inteligência artificial ali. Em ambas as etapas, os mapas foram apresentados de modo aleatório, pelo mesmo processo. Os participantes só se divertiram mais na segunda rodada porque acreditaram que algum mecanismo tornou o jogou mais interessante.

Mais um experimento foi realizado, mas com 40 participantes divididos em dois grupos. O primeiro jogou Don’t Starve com mapas aleatórios, enquanto que o segundo foi informado de que jogaria uma versão com inteligência artificial.

Novamente, tudo mentira. Ambos os grupos jogaram exatamente o mesmo game. Mas o segundo grupo, acreditando ter experimentado uma versão mais atual do jogo, se divertiu mais.

Don't Starve

Don’t Starve

Seja com remédios, seja com jogos, por que isso acontece? Como já dito, o mecanismo exato do efeito placebo ainda é desconhecido. Mas muitos cientistas acreditam que a atenção seletiva tem um papel importante nessa história.

A crença alimenta expectativas. O anseio para atendê-las é tão grande que a mente pode acabar se concentrando nos aspectos com mais chances de resultados positivos. Desse modo, a mente da pessoa que recebeu um placebo fica ocupada e então desvia a atenção das dores e emoções negativas, o que ajuda no processo de recuperação.

Em relação aos games, a expectativa de algo novo, diferente ou mesmo exclusivo pode acabar fazendo com que o jogador ignore alguns aspectos maçantes ou simplesmente passe a prestar atenção em características que aumentam o entretenimento, mas que não haviam sido notadas anteriormente.

Se pensar bem, talvez você se lembre de algum jogo que teve alguma atualização que o deixou mais interessante, mas que, no fundo, não trouxe tantas novidades assim. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que você tenha sido enganado: se analisarmos as relações de consumo como um todo, veremos que elas são fortemente associadas às expectativas. Assim, se você não se decepcionou, em tese, está tudo bem.

No universo dos games, o estudo pode ajudar a compreender melhor como a apresentação de uma ideia pode influenciar no sucesso de um jogo ou de uma franquia. Se o desenvolvedor souber criar expectativas em torno de um novo título ou de uma atualização, as chances de boa receptividade aumentam consideravelmente. Só não vale mentir, né? Se foi prometido, coloque o bendito do sistema de inteligência artificial lá, mesmo que não seja grande coisa.

Com informações: New Scientist

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Tsu_brO

nunca disse que qualquer um podia postar aqui. Pode se sentir idiota, porque é isso mesmo que está parecendo que é. Eu só disse que o site não é do Jean, não que qualquer um pode postar algo no site

Lissandro
nunca disse que qualquer um podia postar aqui. Pode se sentir idiota, porque é isso mesmo que está parecendo que é. Eu só disse que o site não é do Jean, não que qualquer um pode postar algo no site
Murilo Silva
Eu percebo isso qdo chega uma atualização para qualquer APP. Isso dá uma sensação boa de que estou usando a ultima versão "mais atual", e, as vezes, não tem melhoria nenhuma.
Rodrigo Pereira Serêjo
tenta postar uma noticia nesse tecnoblog, se depois dessa você ainda insistir vou me sentir idiota por dar confiança pra alguém que já esta bem obvio que só quer azucrinar
Tsu_brO

precisa de autorização pro site não ser de alguém?

Lissandro
precisa de autorização pro site não ser de alguém?
Rodrigo Pereira Serêjo
com a autorização de quem?
Tsu_brO

Felizmente o site não é do Jean :)

Lissandro
Felizmente o site não é do Jean :)
Rodrigo Pereira Serêjo

a resposta dele seria, o site é meu e coloco o que eu quiser
e não acho que ele estaria errado

Rodrigo Pereira Serêjo
a resposta dele seria, o site é meu e coloco o que eu quiser e não acho que ele estaria errado
Guilherme De Santis O
Ateu fdp se não acredita em Deus não merece nem existir
Igor Rodrigues
O caso mais bizarro que já li numa super foi o do paciente que tava entubado com câncer terminal e se voluntariou para um tratamento com um remédio experimental. Se curou em poucos dias e foi liberado, mas leu na imprensa que o remédio não era eficaz, teve recaída e voltou a ser internado. Daí o médico fez um teste e falou que tinha uma nova versão da droga (mentira) e ele tomou felizão e de novo se recuperou. Tempo depois leu de novo que a droga tinha sido um fracasso. Recaída e morreu.
Tales Cembraneli Dantas
isso mesmo, indo mais a fundo ainda no assunto a mecânica quântica "quase" explica este efeito com muita precisão, existem muitas teorias sobre o experimento da dupla fenda e sobre as partículas entrelaçadas que no fundo tem td a ver com este assunto, onde a observação altera o mundo físico. Fé realmente existe e funciona, mas por uma questão de semântica a humanidade nunca chega em um acordo.
HuntaKilla
Poderia ser comparado/relacionado com o Confirmation Bias ou Viés Confirmatório. Onde uma vez informado que uma coisa vai te ajudar ou vai ser melhor, sua mente se concentra em perceber coisas que indicam e confirmam que isso realmente aconteceu, e ignora, ou dá menos atenção, as coisas que não confirmam esta informação. Tendo assim uma noção de que o objetivo e a expectativa foram atendidos. Não quero explicar o fenômeno, rs, longe de mim ter tal ambição, mas fiz esta relação e quis compartilhar
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