Início » Aplicativos e Software » Você não precisa mais deixar seu smartphone na cama para monitorar o sono

Você não precisa mais deixar seu smartphone na cama para monitorar o sono

Sleep Cycle monitora a qualidade do seu sono usando o microfone

Por
3 anos e meio atrás

sleep_cycle_ios_sleep3

Existem centenas de aplicativos de monitoramento de sono para todas as plataformas, e eles funcionam basicamente da mesma maneira: você precisa deixar o celular sobre o colchão enquanto dorme e, com a ajuda do acelerômetro, que detectará seus movimentos na cama, o software consegue descobrir quando seu sono está leve ou profundo. Quanto mais profundo, mais descansado você deverá estar quando acordar.

O problema é que nem sempre colocar o smartphone sobre a cama é uma boa ideia. Ele pode cair no chão quando você der aquela espreguiçada (adeus, tela!) ou, para quem dorme com outra pessoa do lado, os movimentos do parceiro na cama podem interferir no monitoramento. Pois bem: o Sleep Cycle, meu aplicativo preferido de sono, ganhou uma atualização nesta quarta-feira (11) que adiciona o monitoramento por som.

sleep_cycle_ios_radar2-2

sleep_cycle_ios_set_alarm2

Isso significa que, em vez de colocar o smartphone sobre a cama, você pode deixá-lo no criado-mudo ou até mesmo no chão. O microfone do celular ficará ativo e gravará o áudio gerado pelos movimentos na sua cama.

Segundo os desenvolvedores, foram necessários dois anos de pesquisa para construir o algoritmo, que usa técnicas de aprendizado de máquina e ignora qualquer som que não tenha sido gerado pela cama. A tecnologia foi patenteada nos Estados Unidos.

A novidade também permite que duas pessoas na mesma cama usem o monitoramento: o Sleep Cycle se encarrega de parear dois smartphones, descobrir de onde vem cada som e gerar estatísticas de sono individuais.

Esses números serão mais interessantes com a nova aba Trends, que centraliza os números e faz algumas relações de como o tempo, a atividade física e o dia da semana afetam seu sono, por exemplo.

Para quem já usava o Sleep Cycle, a bola fora é que o aplicativo se tornou freemium e alguns recursos anteriormente disponíveis para todos os usuários se tornaram pagos, como o medidor de batimentos cardíacos e as notas de sono. A assinatura premium (com 1 mês de degustação) custa US$ 1,99 por ano e dá direito a backups das suas informações de sono na nuvem, músicas relaxantes para dormir, alarmes extras e outras funções.

Estou curioso para ver se o monitoramento por som funciona realmente bem. Descobrirei isso hoje à noite.

O Sleep Cycle 5.0 já está disponível gratuitamente na App Store. Também há uma versão para Android, mas a versão nova ainda não foi liberada.

Penso, logo não durmo

022-700x438

Nós vivemos em uma época em que é descolado falar que uma pessoa trabalha bastante e dorme quase nada. O que muitos não sabem é que dormir aumenta a sua produtividade, pois melhora o seu foco, memória, capacidade de discernimento e vários outros atributos. No Tecnocast 022, falamos sobre o sono e como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o seu descanso.

Aperta o play!

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.