google-logo-preto

O Google começou a testar uma nova maneira de fazer login nos serviços da empresa sem a necessidade de digitar senhas. Para um pequeno grupo de usuários que já possui acesso à novidade, basta digitar o email e depois aprovar o login em algum dispositivo confirmado, como um smartphone.

O usuário Rohit Paul, que foi convidado a experimentar o recurso, publicou um tópico no Reddit explicando como o processo funciona. Há alguns meses, o Google mudou o formulário de login: você deve digitar seu email, clicar no botão Fazer login e somente depois colocar a senha. Mas quem possui a função habilitada será direcionado para esta tela:

google-senha-eliminar

Ou seja, o Google enviará uma notificação para o seu smartphone, perguntando se você deseja confirmar o login; na tela do aparelho, três números aleatórios aparecerão. Basta tocar no número que também está sendo exibido na tela do computador e pronto, você está logado. E se você estiver sem o celular? Nesse caso, basta clicar no link para usar sua senha convencional.

google-senha-android

Na prática, o sistema do Google me lembra um processo de autenticação de duas etapas, só que sem a primeira etapa. A ideia é parecida com a do Yahoo, que começou a testar uma função chamada “Senhas sob demanda” em março: nela, o usuário recebe uma senha aleatória no celular e deve digitá-la na tela do computador para autorizar o acesso.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
E se o celular for roubado, ñ ficaria mais fácil acessar uma conta no Google? Não entendi como que ficaria a segurança desse serviço.
Ed. Blake

Eu usei por muito tempo a autenticação de duas etaptas pelo app Authy no celular.
O problema é que depois que você desbloqueia o bootloader do aparelho, começa a querer testar uma nova ROM por semana e esta pequena camada de segurança extra vira um transtorno imenso.

E era exatamente isso que eu queria entender: Como funcionará isso para se reconfigurar a conta google no telefone ao resetar ou reinstalar o sistema Android?

Comediante
Eu usei por muito tempo a autenticação de duas etaptas pelo app Authy no celular. O problema é que depois que você desbloqueia o bootloader do aparelho, começa a querer testar uma nova ROM por semana e esta pequena camada de segurança extra vira um transtorno imenso. E era exatamente isso que eu queria entender: Como funcionará isso para se reconfigurar a conta google no telefone ao resetar ou reinstalar o sistema Android?
D' Carvalho
Pegar as senhas do chrome era relativamente fácil no passado. Diferente de aplicativos especializados, ele não criptografada nada.
Krosna Terrestre

Só passa estresse quem não sabe escolher o lugar.

W. Motorola
Só passa estresse quem não sabe escolher o lugar.
ochateador
Pra passar stress com mais de 1h de trânsito para ir trabalhar + 1h para voltar, além de gastar uma bela grana com iptu e outras merdas? Não. Prefiro viver na zona rural e pegar rodovia por 15 min e entrar numa ruazinha marromeno por 5 min e parar na porta do meu emprego. Menos stress, muito mais sossego e menos gastos (iptu a prefeitura resolveu subir pra caraio esse ano).
Krosna Terrestre

Venha para a civilização

W. Motorola
Venha para a civilização
Keaton
Eu jamais confiaria em qualquer serviço online para tal fim... uso o bom e velho KeePass.
LessTech
É interessante... Se não roubarem seu celular. Se roubarem, sua vida digital acaba. Ainda prefiro a autenticação em duas etapas.
Dio
Da zero pra ele...KKKKKKKKKK
@Sckillfer

Quanta etapa...

F. S.
Quanta etapa...
Dayman Novaes
E quando eu quiser ligar para o 190 ? Posso usar o wi-fi ? E quando eu quero ligar para alguém que não usa celulares? Posso usar wi-fi ? Óbvio que sim, é o que eu faço. Hangout é 6 centavos de dolar para qualquer celular do mundo, fica a dica ai.
Exibir mais comentários