Início » Computador » Raspberry Pi 3 traz Wi-Fi, Bluetooth e chip mais rápido, mas continua baratinho

Raspberry Pi 3 traz Wi-Fi, Bluetooth e chip mais rápido, mas continua baratinho

Paulo Higa Por

O Raspberry Pi ganhou um belo upgrade nesta segunda-feira (29). A terceira grande atualização do computador do tamanho de um cartão de crédito traz processador de 64 bits e adiciona duas novas (e importantes) opções de conectividade: Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.1. Nada de adaptadores e nada de aumento de preço: a simpática placa será vendida por US$ 35.

O processador do Raspberry Pi 3 tem quatro núcleos Cortex-A53 de 1,2 GHz, ou seja, basicamente o que você encontrará num smartphone intermediário, como o Moto G (e bem mais empolgante que o chip Cortex-A7 da geração passada). Os gráficos também melhoraram: a GPU Broadcom VideoCore IV agora roda a 400 MHz, contra 250 MHz do modelo lançado em 2015.

E o que você pode fazer com esse hardware? Primeiro, a mudança no processador significa que o Raspberry Pi 3 está até 50% mais rápido que o Raspberry Pi 2, que já era capaz de rodar Windows 10 nativamente com 1 GB de RAM, mesma capacidade do novo modelo. Segundo, a nova GPU aguenta vídeos em 1080p a 60 frames por segundo (contra 30 fps no modelo antigo) e, pela primeira vez, há suporte a H.265 (em 30 fps).

raspberry-pi-3

Aliás, curioso perceber que o principal objetivo dos caras do Raspberry Pi com a mudança do processador nem era adicionar suporte a instruções de 64 bits, mas obter desempenho melhor em… 32 bits, como destaca o Engadget. Isso porque os núcleos Cortex-A53 entregam desempenho de 20% a 30% maior em 32 bits que os Cortex-A7 na mesma frequência.

Ainda é possível conectar o Raspberry Pi a uma rede Ethernet de 100 Mb/s (não foi desta vez que incluíram uma placa gigabit), mas agora também existe o Wi-Fi 802.11n integrado de 150 Mb/s (no entanto, o Ars Technica nota que as velocidades devem ficar entre 20 e 40 Mb/s). Era possível adicionar Wi-Fi e Bluetooth a um Raspberry Pi facilmente, mas por meio de adaptadores USB; agora, dá para manter todas as quatro portas USB livres.

Como de costume, o Raspberry Pi 3 será vendido por US$ 35, mesmo preço adotado desde a primeira geração, e pode ser encontrado nos lugares de sempre, como RS Components e Element 14. O Raspberry Pi Zero, de baixíssimo custo, continua sendo comercializado por apenas US$ 5.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos R
verdade
Diego Bruno
Não é uma versão capada e sim outra versão do Windows. Essa versão é somente para projetos com Visual Studio e eletrônica, é voltado para projetos IoT
Nilberto Melo
Quero!
Daniel Montagnon
Carregador para tablet Android é 5V 3A. Funciona
João Eduardo Barioni
Pessoal, faltou a informação de que precisa de um adaptador específico para ele de 5.1V e 2.5A. A galera compra, espera mais de mês pra chegar... e quando chega não pode ligar kkk
André Silvestre
Essa parada rodando o RemixOS, ligado na TV deve ser um luxo!
marcos_5000
É uma versão capada. Não da instalar programa nenhum nele. É quase uma versão pra ter acesso a outros computadores rodando Windows (pelo que eu entendi). Não da nem de instalar apps metro/modern.

(Da de ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ADPwWbFRXMY&ab_channel=ExplainingComputers )
Guto Revoredo
Cadastre seu email na Pimoroni ou na The Pi Hut. Comprei na Pimoroni assim que recebi um email de chegada ao estoque. OBS: Tem quer ser rápido
Leonardo
Provável que seja capada, mesma daqueles tablets contendo windows 10 com apenas 1 gb de ram. Pq o processador q ele usa é de portáteis, daí o sistema é diferente. kk
Thiago Vitorino
Esse windows 10 que ele rota, é versão capada ou eu posso usar os programas desktop nele?
marcos_5000
Sem estoque também.
marcos_5000
Tão cobrando 200 reais (???), mais barato comprar a versão "normal"
Thiago Sabaia
aliexpress deve ter.
LessTech
É só procurar com cuidado. Você acha por menos de R$ 300. Recentemente comprei 2. Não dá para pedir muito mais barato que isso por causa do dólar de hoje.
Paulo Carinhena
$35 po la, R$400 (ou mais) por aqui...
Leandro de Assis
comprei o meu em modmypi.com
marcos_5000
Achei interessante essa nova versão do Raspberry PI...

"O Raspberry Pi Zero, de baixíssimo custo, continua sendo comercializado por apenas US$ 5."
Pena que o Raspberry PI Zero nunca está disponível pra compra em loja nenhuma. :/