Semana passada a Apple fez um evento onde apresentou dois novos aparelhos: um iPad Pro menor e um iPhone com design datado, hardware moderno e um preço extremamente agressivo.

O que está acontecendo com a Apple?

A gente sente que a Apple está tomando um rumo diferente – se antes ela se pautava pela inovação, agora parece estar pensando em formas de agradar diferentes mercados (coisa que a empresa não fazia questão de se preocupar antigamente). O que está acontecendo com você, Apple? Será que, se Steve Jobs estivesse vivo… errr..não! haha

Dá o play e vem com a gente. 😉

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Paulo Moraes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fellipe Vasconcellos
Pois é, mas o de 64GB já está bom
pedroca
nao é birra, somente nao me interessa nada dela
Igor
O aplicativa da Caixa tem leitor de codigo de barra sim... Fala bosta não pfv
FrankCastiglione
Fala aí, pessoal! Que bizarrice esse conjunto de acessórios da Apple! Quanto ao iPhone SE, achei perfeito, segue mais a linha que gosto: um design sóbrio e não genérico (me refiro aqui ao 6/6S). Nunca embarquei nessa dos smartphones "Havaianas", primo mais pela usabilidade e praticidade (as bordas retas permitem, por exemplo, deixar o aparelho em pé, apoiado em uma de suas laterais maiores). E, com a popularização dos tablets, sempre que quero ver algo em tela grande, já estou bem servido. Sou favorável à evolução baseada mais em hardware (a despeito, é claro, da obsolescência programada) do que em design, sobretudo quando já existe um ótimo (iPhone 5S). Sei que precisam de um chamariz visual para as vendas, mas acho que se o design não for agregar em nada, melhor não alterar.
Rafael
olha, se vc tem birra com a apple... recomendo que ouça! rsrs
Iago Macedo
Só pra informar, a Apple Pencil vem com um adaptador Lightning pra Lightning que você pode conectar no cabo comum que vem do carregador de tomada. E aquele conector dela, tem uma nível de flexão que permite entortar uns 30 graus, mais ou menos, o que diminui a chance de quebrar enquanto carrega no iPad.
Jean Carlos Oliveira
Sou estudante de artes plásticas e ilustrador digital. Nem preciso dizer que eu fiquei bem interessado no iPad Pro desde o seu lançamento. Confesso que o modo como a Apple Pencil se carrega de cara me incomodou bastante, e logo depois ouvir este Tecnocast procurei se já haviam muitos relatos de pessoas que quebraram a "caneta mágica" enquanto a mesma estava carregando e acabei achando este link: http://9to5mac.com/2015/11/18/apple-pencil-stress-test/ Pelo vídeo parece que a empresa da maçã adicionou um sistema que faz o conector Lightning dobrar em alguns ângulos, algo parecido com as pernas de alguns modelos de óculos mais esportivos, justamente pensando na situação de algum descuidado bater na caneta enquanto ela estivesse conectada ao tablet. Sem contar que o tempo de carga do Apple Pencil é extremamente rápido, uma carga de 15 segundos resulta em 30 minutos funcionamento, quanto à carga completa não achei nenhum pronunciamento da Apple mas há pessoas falando que demora cerca de 30 minutos para carregar completamente a bateria e que ela dura cerca de 12 horas, o que na minha opinião transforma o fato da caneta ter que ser recarregada algo bem mais aceitável. E sobre o fato das pontas gastarem, para quem usa frequentemente mesas digitalizadoras é algo bem comum ter que trocar as pontas, inclusive as marcas mais conhecidas já vem com algumas pontas sobressalentes. E em relação aos valores das pontas eu diria que estão muito parecidos com os das marcas de mesas digitalizadoras. O que me deixou bem confuso foi o fato de eles não implementarem as novidades no iPad Pro de 12,9"... Desculpem o comentário longo.
Rodrigo Catoquini
A apple é um exemplo claro de empresa que tinha um alicerce, uma mente criativa que era responsável pela extrema inovação da empresa, seu nome era Steve Jobs É absolutamente normal que a empresa agora mude de rumo. A apple é dependente de poucos modelos produtos, não é como a Brastemp que produz geladeira pequena , média, inox, espelhada, frigobar, freezer, e tudo mais de linha branca. Sinceramente torço para que a empresa volte para sua era de ouro da inovação, o mundo da tecnologia agradece...
Josiel Hen
O iPhone SE esta disponível apenas nos modelos de 16GB e 64GB de memória interna ;)
Paulo #
Sobre o fone de ouvido, me lembrou o do 'penúltimo' iPod shuffle sem botões. Mas acho que faz sentido (para a empresa): remover componentes internos do fone dando mais espaço para bateria (ou para ser mais fino...) e te oferecer um fone lightning substituto ou adaptador lightining-P2 por 200 reais ? --- O que desejo que a empresa faça, mas não deve acontecer: iPod Nano compatível com Apple Music), daí eu voltaria a ter algum device da Maçã :)
Anakin
Eu gosto do visual do iPhone 5 ;D
Fellipe Vasconcellos

Eu tenho o Iphone 5S até hoje, ele acabou de completar 2 anos na minha mão (comprei novo) e continua sendo um excelente aparelho, faço vídeos, tiro ótimas fotos e monitoro minhas corridas. O único defeito foi ter escolhido o modelo de 16GB, fica difícil gerenciar esse espaço.

Eu trabalho em casa, portanto a bateria nunca me decepcionou, quando preciso sair é só colocar um PowerBank na mochila e aproveitar o iPhone sem medo.

Eu não troquei meu aparelho pelo iPhone 6 ou 6s por causa da excelente experiência de uso que eu tenho até hoje.

Certamente vou comprar o Iphone SE, já estou acostumado com o tamanho, vou reutilizar os cases que eu já tenho e dessa vez vou ter um de 64GB ou 128GB (não vou cometer o mesmo erro novamente!).

Eu tenho o IPad A1430 (3ª geração) Wi-Fi + Cellular, comprei na época de lançamento, em 2012 e 4 anos depois eu continuo usando diariamente para ver Youtube, Netflix, fazer anotações, Duolingo e toda sorte de coisas. Uma ou duas vezes por mês ele dá uma engasgada na hora de abrir um app mais pesado, mas continua servindo muito bem.

Conclusão: gosto da Apple por causa da durabilidade, suporte para as novas versões do IOS e pelo ecossistema. Ainda não tenho um MAC, mas ainda esse ano vou comprar um MacBook Pro 15, bem parrudo e, passar bons anos com ele.

Fellipe
Eu tenho o Iphone 5S até hoje, ele acabou de completar 2 anos na minha mão (comprei novo) e continua sendo um excelente aparelho, faço vídeos, tiro ótimas fotos e monitoro minhas corridas. O único defeito foi ter escolhido o modelo de 16GB, fica difícil gerenciar esse espaço. Eu trabalho em casa, portanto a bateria nunca me decepcionou, quando preciso sair é só colocar um PowerBank na mochila e aproveitar o iPhone sem medo. Eu não troquei meu aparelho pelo iPhone 6 ou 6s por causa da excelente experiência de uso que eu tenho até hoje. Certamente vou comprar o Iphone SE, já estou acostumado com o tamanho, vou reutilizar os cases que eu já tenho e dessa vez vou ter um de 64GB ou 128GB (não vou cometer o mesmo erro novamente!). Eu tenho o IPad A1430 (3ª geração) Wi-Fi + Cellular, comprei na época de lançamento, em 2012 e 4 anos depois eu continuo usando diariamente para ver Youtube, Netflix, fazer anotações, Duolingo e toda sorte de coisas. Uma ou duas vezes por mês ele dá uma engasgada na hora de abrir um app mais pesado, mas continua servindo muito bem. Conclusão: gosto da Apple por causa da durabilidade, suporte para as novas versões do IOS e pelo ecossistema. Ainda não tenho um MAC, mas ainda esse ano vou comprar um MacBook Pro 15, bem parrudo e, passar bons anos com ele.
Kassiano Santos
Estranhamente, com esses últimos lançamentos a Apple tem me atraído bastante. Saí da plataforma porque a única coisa que eu vinha observando de uma geração para outra era evolução no Hardware (processador e tela melhor), mas com os lançamentos do IPhone 6S e o 3D touch, desse IPad Pro de 9.7 com praticamente, todos os apps da Microsoft que preciso em ambos (lançados pela mesma e com um aparente melhor suporte e acabamento), além do Apple Watch que me parece interessante e não tão caro (lá fora), começo a cogitar voltar a plataforma. Ainda acho o Surface o melhor PC, não trocaria ele por um Mac até então... mas em meio a toda essa bagunça, a estabilidade e acabamento do sistema, além das atualizações garantidas podem estar reatraindo um públicos como eu, que foi para o WP por não querer ficar na mesmice e telas pequenas dos IPhone passados. Creio que na próxima geração, veremos um IPhone Pro (substituindo o Plus), com suporte a caneta, dividir a tela no meio e talvez alguma outra melhoria. Estou esperando o lançamento da próxima geração de IPhones pra saber se volto ou não, mas confesso que estou bem tentado.
pedroca
sobre a apple? passo...
Exibir mais comentários