Início » Aplicativos e Software » Está bem mais fácil retocar rostos no Photoshop

Está bem mais fácil retocar rostos no Photoshop

Aplicativo também ganhou ferramenta de seleção mais precisa e faz mágica ao cortar uma foto

Jean Prado Por

Photshop-CC-2015.5

Os assinantes da Creative Cloud receberam nesta quarta-feira (22) uma atualização para todos os aplicativos. As principais novidades estão no Photoshop, que passou para a versão 2015.5 e ganhou recursos que tornam vários trabalhos mais práticos. Ferramentas como seleção, corte, filtros e fontes ficaram bem mais poderosas.

Como destaque, podemos falar do Face-Aware Liquify, uma espécie do Liquify feita especialmente para modificação de rostos. Ela usa a mesma engenharia do Photoshop Fix, que também tinha recursos para modificar expressões faciais. Segundo o Photoshop, o algoritmo foi melhorado antes de trazer a ferramenta para a versão desktop.

5549-face-aware-liquify_step-3 5549-face-aware-liquify_intro

Basicamente, ela identifica o rosto e a posição dos olhos, sobrancelhas, nariz, boca e outros componentes da face e permite que o usuário modifique-os. As opções são bem completas: só na boca, dá para forçar um sorriso, ajustar separadamente os dois lábios, além da largura e altura da boca.

Uma das minhas preferidas, outra novidade é batizada de Content-Aware Crop. Sabe quando você quer endireitar uma foto que saiu torta, mas acaba vendo que vai cortar muita coisa importante? Essa ferramenta resolve isso para você. A partir dos algoritmos que já faziam parte do Content-Aware, o Photoshop preenche o resto da imagem com imagens geradas pelo computador (e que obviamente precisam fazer sentido).

Veja a ferramenta em funcionamento:

content-aware-crop-fill-step3a content-aware-crop-fill-step3b

O funcionamento é super fácil (quase mágico): basta selecionar a ferramenta de corte e usar a função de endireitar, clicando no ícone de nivelador e traçando uma reta no horizonte. Depois, é só marcar a opção “Content-Aware” e estender o corte para o quanto você achar confortável de encaixar a sua imagem. A diferença é gritante.

Outra novidade legal é uma nova forma de seleção no Photoshop. Se você usa o aplicativo diariamente, sabe que é muito difícil selecionar uma imagem precisamente pela varinha mágica ou pela ferramenta de seleção rápida. Não mais: um recurso chamado Selection and Masking Space torna isso bem mais prático.

Como é possível ver no vídeo acima, você pode recortar a Cabra-das-Rochosas por causa do pelo, tanto porque pode ser facilmente confundido com a montanha quanto porque tem seu contorno muito fino e sensível. Ao acessar o recurso na barra de ferramentas, o usuário é levado a uma tela para configurar a seleção.

Essa parte é bem legal: sem sair da imagem, é possível alterar a cor de fundo e a opacidade, para você ter certeza de que a imagem a ser recortada não ficará ruim em outro arquivo. Por meio de pincéis, dá até para refinar as beiradas e pegar as áreas peludas com precisão:

cabra-1 cabra-2

Você pode conferir todas as novidades do Photoshop aqui. Junto ao Creative Cloud, a empresa também inseriu o Match Font, uma ferramenta para identificar uma fonte em uma foto ou captura de tela, seja uma que você já tem ou até mesmo recomendar alguma do TypeKit que é parecida. Veja abaixo:

match-font

Em outros produtos, os destaques vão para o Premiere Pro CC, que agora consegue editar vídeos de realidade virtual com um ambiente de trabalho específico; e o Adobe Stock, que ganhou uma coleção Premium com 100 mil imagens curadas para garantir a qualidade e a técnica nas imagens.

Em vez de pular direto para a versão 2015.5, outros softwares, como o Illustrator, Premiere Pro e After Effects, ganharam o número 2015.3. As atualizações estão disponíveis no aplicativo da Creative Cloud.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Christian Tavares
Saudades do Extract do CS3.
Paulo Manso
Acabei de atualizar e testar com três fotos distintas e confirmo que funciona perfeitamente sim :)
Leandro Nascimento
eu também, e as vezes com TIFF, que não tem nenhuma compressão.
Felipe Xavier
Quero é saber quando que a Adobe Stock vai permitir assinaturas aqui no Brasil. Grande coisa ter um acervo com curadoria, se não podemos comprar.
Felipe Xavier
Detalhe que é de um brasileiro, de Sorocaba/SP.
Arlys Souza
Trabalho com RAW e PNG.
Filipe Melo
Arlys, As fotos que usam para apresentações de recortes, principalmente de seleção fina, são feitas em estúdios e com fundo branco.. rsrs
Renato Santos
Faz um tempo que não utilizo essa ferramenta.
Trovalds
Aí você explicou: elas não funcionam no seu universo de designer. Só uma pergunta: você trabalha predominantemente com RAW ou com JPEG e assemelhados? Não adianta querer fazer mágica a partir de um JPEG comprimido.
Rai Siqueira
Photoshop CC já é em PT-BR.
Arlys Souza
Eu tenho 13 anos de experiência com design gráfico. As ferramentas funcionam, mas NUNCA funcionam magicamente igual nesses vídeos de apresentações, porque cada caso é um caso. Cada foto é diferente da outra, e as imagens dos vídeos são escolhidas estrategicamente para funcionar como se fosse milagre. Na realidade, a história é outra.
Trovalds
Elas funcionam desde que você saiba usá-las. Ferramentas da Adobe não são pra usuários novatos que esperam assistentes que magicamente vão fazer o serviço pra você.
Júlio Vasel
o que é essa splash do PS? caraaaio!
Anakin
vou fazer isso esse final de semana, tentar assistir dos programas que uso. P.S. Todas as splash screen ficaram MUITO mais bonitas ;D
Arlys Souza
Aquelas novidades que só funcionam bem nos vídeos de apresentação da Adobe...
Exibir mais comentários