Tecnoblog

Open YOLO vai tornar os gerenciadores de senhas bem mais úteis no Android

Se você segue recomendações básicas de segurança, coloca uma senha diferente para cada serviço. E provavelmente utiliza um gerenciador de senhas, porque não é fácil memorizar dezenas de caracteres aleatórios. Ainda assim, é meio chato (e arriscado) ficar copiando e colando senhas no celular — mas isso deve acabar com o Open YOLO, uma API criada pelo Google e pelo gerenciador de senhas Dashlane.

YOLO é uma abreviação de You Only Login Once (algo como “você loga só uma vez”). A API terá código aberto e vai permitir que os desenvolvedores de aplicativos para Android acessem combinações que estão salvas no seu gerenciador de senhas. Isso significa que você só precisará… fazer login uma vez (rá!), no seu gerenciador. Depois, os aplicativos serão capazes de entrar automaticamente na conta.

Ainda não há informações detalhadas da API. A documentação não foi publicada pelo Dashlane porque o código não está estável o suficiente. Como você pode imaginar, é preciso implantar recursos de segurança para evitar que, por exemplo, um aplicativo malicioso tenha acesso a qualquer senha e roube suas informações — os desenvolvedores estão testando o Open YOLO antes de liberar novos detalhes.

Um ponto bacana é que, por ter código aberto, o Open YOLO poderá ser utilizado por qualquer aplicativo no Android. Além disso, embora o Dashlane esteja liderando o projeto, eles também estão trabalhando com outros gerenciadores de senhas, logo, é questão de tempo até que concorrentes como 1Password ou LastPass adotem a novidade. E o Dashlane espera expandir a API para outros sistemas operacionais.

Atualmente, aplicativos como o próprio Dashlane fazem gambiarras para tentar implantar login automático dentro de aplicativos no Android — mas elas nem sempre funcionam bem. Com o Open YOLO, as coisas devem ficar bem mais práticas.