Início » Celular » Quantum Fly: um deca-core com preço acessível

Quantum Fly: um deca-core com preço acessível

A Quantum quer conquistar consumidores mais exigentes, mas que não abrem mão do custo-benefício

Emerson Alecrim Por

Prestes a completar um ano de mercado, a Quantum tenta mostrar que veio para ficar. A empresa escolheu a noite de quarta-feira (31) para lançar o Quantum Fly, até o momento, o smartphone mais parrudo da marca. A estratégia de apostar no custo-benefício foi mantida: a novidade traz chip deca-core MediaTek Helio X20, 3 GB de RAM e tela full HD de 5,2 polegadas pelo preço sugerido de R$ 1.299 (ou R$ 1.499 a prazo).

Na apresentação, a Quantum fez questão de ressaltar a leveza e a finura do aparelho. O Quantum Fly pesa 140 gramas e tem 7,5 mm de espessura, portanto, esses detalhes realmente não passam despercebidos. Deixar o dispositivo no bolso frontal da calça, como eu gosto de fazer, não é nenhum incômodo. A pegada também não é ruim: as bordas curvadas proporcionam a firmeza que a gente não encontra na parte traseira, lisa demais para o meu gosto.

Quantum Fly

O display do Quantum Fly tem painel do tipo IPS, resolução de 1920×1080 pixels (423 ppi) e proteção Gorilla Glass 3. É um avanço inegável em relação ao Quantum Go (ou mesmo à linha Quantum Müv). Segundo a empresa, o tamanho de 5,2 polegadas foi definido a partir de uma pesquisa com usuários. Com essas dimensões, a tela acaba proporcionando uma boa área de visualização e, ao mesmo tempo, não dificulta a vida naquelas situações em que você só consegue usar o smartphone com uma das mãos.

Quantum Fly

Tenho que concordar. Para quem não tem mãos grandes, uma tela menor permite que qualquer ponto da tela seja alcançado apenas com um polegar. O problema é que, na prática, esse detalhe não fez muita diferença: o Quantum Fly tem bordas generosas e isso contribui para deixá-lo grandalhão. O dispositivo tem quase as mesmas dimensões do meu Moto X Play, que tem tela de 5,5 polegadas.

Quantum Fly

As câmeras também evoluíram, embora não tenham me impressionado no primeiro momento. Na traseira há um sensor de 16 megapixels com abertura f/2,0 e flash LED dual tone, aquele tipo que tenta deixar a iluminação o mais natural possível. As primeiras fotos geradas ali mostraram boa coloração e taxa de ruído aceitável. Mas achei foco e disparo um tanto demorados.

Quantum Fly

Na frente, a câmera tem 8 megapixels com abertura f/2,2, ângulo de 80 graus e flash LED para dar uma ajudinha nas selfies noturnas. Os resultados são apenas razoáveis. Até que o pós-processamento não te deixa com cara de pintura barata, mas é bem perceptível.

O importante é ter saúde

O importante é ter saúde

Você prefere que o leitor de impressões digitais fique na parte frontal ou traseira? O Quantum Fly tem esse recurso na área de trás. De acordo com a empresa, essa é a posição mais adequada para que você possa desbloquear o aparelho assim que tirá-lo do bolso da calça, por exemplo. É um argumento válido, mas você não poderá desbloquear o smartphone se ele estiver sobre a mesa. Ao menos a câmera traseira fica no canto superior: me aterroriza a ideia de passar o dedo na lente ao tentar alcançar o leitor de impressões.

Quantum Fly

Nas especificações internas, o conjunto agrada. Há 3 GB de RAM, 32 GB para armazenamento de dados expansíveis com microSD de até 128 GB e bateria de 3.000 mAh. Há também porta micro-USB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.1, GPS e dual SIM (um nano-SIM e um micro-SIM que divide espaço com o slot para microSD). NFC? Fica para a próxima.

Mas o que chama atenção é mesmo o processador: o Helio X20 tem dez núcleos. A MediaTek explica a ideia: quatro núcleos trabalham quando houver pouca carga de processamento, outros quatro entram em ação em aplicações de exigência mediana, e os últimos dois, mais potentes, dão conta de tarefas pesadas. É um esquema que a MediaTek chama de Tri-Cluster.

Alguns protótipos do Quantum Fly

Alguns protótipos

Será que isso realmente faz diferença? Bom, nos primeiros testes, o Quantum Fly se comportou muito bem, não apresentando travamentos ou demorando para abrir aplicativos, mesmo os mais exigentes. O fato de o Android (6.0 Marshmallow) vir quase puro e sem bloatwares contribui para isso (boa, Quantum!).

Mas só testando mesmo para saber como o aparelho se comporta no dia a dia, certo? Pois bem, eu estou com uma unidade aqui justamente para isso. O review sai nos próximos dias. Enquanto isso, deixe aí nos comentários as suas dúvidas sobre o Quantum Fly.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Laercio Civali

Alguém sabe a marca chinesa importada para montar esse celular da Quantum?

Laercio Civali
Alguém sabe a marca chinesa importada para montar esse celular da Quantum?
Tatiana

Queridos, estou procurando esse bendito pra comprar e não se acha em lugar algum. Ou ele realmente é muito bom ou então acharam uma enxurrada de bugs e vão corrigir antes de liberar mais para o mercado. Deixemos a minha ignorância de lado, por favor me ajudem. Já que não o encontro, posso comprar o Quantum Go com a certeza de estar fazendo um bom negócio? Meu perfil de usuário é ridiculo: Basicamente redes sociais, fotos e videos de qualidade. Além de navegação em sites de busca e leitura.

Tatiana
Queridos, estou procurando esse bendito pra comprar e não se acha em lugar algum. Ou ele realmente é muito bom ou então acharam uma enxurrada de bugs e vão corrigir antes de liberar mais para o mercado. Deixemos a minha ignorância de lado, por favor me ajudem. Já que não o encontro, posso comprar o Quantum Go com a certeza de estar fazendo um bom negócio? Meu perfil de usuário é ridiculo: Basicamente redes sociais, fotos e videos de qualidade. Além de navegação em sites de busca e leitura.
Rafael Macedo

Assistências técnicas na Bahia?

Rafael Macedo
Assistências técnicas na Bahia?
impossiblemission

o problema deles é justamente esse... teve um q criticou uma matéria dos porn gifs do iMessage... realmente o conteúdo está ficando péssimo, com muita visão de fanboy... esse tal de Bruno só sabe escrever as matérias, fazendo uma gracinha. Sinceramente o blog perdeu a qualidade deles, quando eles começaram a popularizar muito e defender os updates de sistema, ignorando o fato dos telefones ficarem muito lentos...

Diego Castilho
Mals... eu preferia rachar o bico com as besteiras q qquer um posta ali do q ficar banindo e perdendo audiencia... mas pena q hoje em dia todo mundo q tem um blog ja se sente o popstar e se acha superior, como se a opiniao deles fosse mais importante q a de qquer leitor...
impossiblemission
e lá infelizmente os caras parecem que são birrentos... o blog é meu e eu faço o q quiser com ele! hahaha... Muitos outros já levaram ban lá e mesmo assim eles não mudam o jeito deles!
Diego Castilho
Eu nao fui.. mas q mals, ser banido por um comment q tinha tudo a ver com a postagem.. mas nem falo nada.. ja tomei ban em tanto blog q ate acostumei a nao comentar mais pra nao perder tempo.. peoblema eh q as vezes vc quer postar pra ajudar alguem e ai por culpa de um dia de mal humor do cara vc ta expulso pra sempre.. chato isso!
impossiblemission
num é que eu fui banido do MM??? Pelo visto o Fischmann não gostou (tadinho dele!) da brincadeira com o Comeu.... KKKKKKKKKKKK
Eduardo Jose
com tão pouco aparelhos assim, provavelmente vai ter atualização parao 8.0
Eduardo Jose
o desenho total do Quantum Fly é um pouco menos que a metade do S7 mas o preço do quantum fly é um pouco menos que a metade do s7.
Erick Takeshi Mine Rezende
kkkkkkkkkk gostaria de saber qual a relação disso tudo com a preocupação do pokemon go kkkkkkkkkkk Os cara caras querem pagar de cultão, manjador, etc, e acabam fazendo papel de trouxa, por não serem aquilo que tentar transparecer
Aline
Gostaria de saber quanto a câmera e o processador , realmente vale a pena investir nele ao invés do moto g4 plus ? Sempre investi na Motorola , até mesmo por conta do Android que é puro e sem aplicativos desnecessários .
Exibir mais comentários