Apesar dos inúmeros atrasos, o smartphone modular do Google parecia bem encaminhado: ele já tinha data para chegar aos consumidores e um kit para desenvolvedores seria liberado nos próximos meses. Mas a agência de notícias Reuters informou nesta sexta-feira (2), citando duas fontes próximas ao Ara, que o Google interrompeu o desenvolvimento do projeto.

Segundo a Reuters, a decisão foi tomada para “simplificar os esforços de hardware da empresa”. Ainda há esperanças para o Ara, uma vez que o Google pode trabalhar com parceiros de hardware para levar a tecnologia do smartphone modular ao mercado por meio de acordos de licenciamento, mais ou menos como a empresa faz com o Tango, presente no Lenovo Phab 2 Pro.

ara-google-hero

Se o Ara morrer definitivamente, será o fim de um projeto que já estava cambaleando nos últimos meses. Para quem não lembra, o projeto foi anunciado em 2013 (!) — na época, ele foi revelado pela Motorola, que até então era comandada pelo Google. Desde então, o Ara sofreu várias modificações em relação à proposta original e não cumpriu muitas das promessas que o Google tinha feito.

A mudança mais recente no Ara foi a limitação dos módulos. Originalmente, o smartphone modular do Google permitiria que você comprasse apenas um esqueleto e trocasse processador, RAM ou armazenamento à medida que fosse necessário. Dessa forma, você não precisaria mais ficar comprando um novo aparelho a cada ano: bastaria fazer upgrades de hardware, como num desktop.

Entretanto, em maio, o Google anunciou que não seria mais possível trocar componentes internos. Em vez disso, a proposta do Ara seria muito mais parecida com a do Moto Z: você poderia apenas encaixar acessórios, como baterias, microfones ou alto-falantes. A Lenovo já tem um smartphone que faz exatamente isso, então eu nem sei se faria sentido o Google lançar outro igual.

Fato é que o Ara já estava demonstrando sinais de fraqueza há muito tempo. Pode até ser que ele sobreviva nas mãos de outra empresa — resta saber se alguém vai querer tocar o projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuji N2
O que eu queria mesmo era a volta de Smartphones com teclado qwerty físico slide como o Xperia Pro!!! O resto é resto!!!
Walter Hugo Nishida Xavier da
O triste é quando ela compra uma ideia, desiste no meio do caminho e larga para morrer. :/
Luis Henrique Torres
Eu apostava que não ia ter sucesso, mas achava que ia existir. Criam a expectativa por diversos anos e depois largam o projeto, não tem lógica kk. Pior que Google Glass foi a mesma história.
SR 71 Pássaro Preto

Um grande balde de água fria nas costas de quem estava ansioso, inclusive eu.

Anthony Fernando
Um grande balde de água fria nas costas de quem estava ansioso, inclusive eu.
Bruno Sousa
Falou tudo.
Ronaldo
Foi o que eu coloquei, muita coisa da errado, mas uma coisa que da certo alavanca em bilhões e cobre o prejuizo milionario das outras. É aquela lógica, melhor lucrar 1% em um faturamento de bilhões do que lucrar 10% em um faturamento de milhões.
Jonatas Barbosa
Projeto que gostei muito indo por água a baixo... :/
GigoCAP
Pior que ultimamente pouca coisa do Google vem dando certo, vide Plus, Glass, Inbox, Hangouts e suas várias chances, Picasa e, num futuro próximo pode colocar Allo e Duo aí, junto com o projeto do carro autônomo. Pra felicidade dos mandas-chuvas, o Google tem um ecossistema muito bem amarrado com nuvem, SO, search e anúncios.
Ronaldo
O Google sempre foi assim, as pessoas que não percebem. E isso não é um problema para quem tem muito dinheiro. Lançam, lançam, lançam, alguma coisa vai vingar. Um investimento de alguns milhões pode ser muito dinheiro para euzinho, para eles não é nada, visto que se der certo, o retorno passa dos bilhões, e cobre todas as tentativas frustradas. Enfim, é um modo de trabalhar.
Henrique Arthur
Até que eu estava curioso pra saber como é que isso ia chegar ao consumidor final, assim como o Google Glass. Mais um pro cemitério google.
Vanderlei Gomes Fotografia
Depois que limitaram o projeto a módulos mais básicos perdeu o sentido .
Zanac_Compile
Entusiasta leigo, pois quem entende alguma coisa a mais de TI tem a plena noção que isso é sinônimo de problemas.
Zanac_Compile
Digo isso desde a primeira notícia e quase me queimaram vivo... passando os anos, fica mais fácil para os cabeças duras se darem conta... hoje é fácil dizer que é uma tremenda bobagem só bonito no papel.
Zanac_Compile
Piada... empresa com mania de grandeza... inventa qualquer bobagem pra manter o hype de inovadora... mas na prática é isso aí.
Exibir mais comentários