Início » Mobile » Parece que o Ara já era: Google suspende projeto de smartphone modular

Parece que o Ara já era: Google suspende projeto de smartphone modular

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Apesar dos inúmeros atrasos, o smartphone modular do Google parecia bem encaminhado: ele já tinha data para chegar aos consumidores e um kit para desenvolvedores seria liberado nos próximos meses. Mas a agência de notícias Reuters informou nesta sexta-feira (2), citando duas fontes próximas ao Ara, que o Google interrompeu o desenvolvimento do projeto.

Segundo a Reuters, a decisão foi tomada para “simplificar os esforços de hardware da empresa”. Ainda há esperanças para o Ara, uma vez que o Google pode trabalhar com parceiros de hardware para levar a tecnologia do smartphone modular ao mercado por meio de acordos de licenciamento, mais ou menos como a empresa faz com o Tango, presente no Lenovo Phab 2 Pro.

ara-google-hero

Se o Ara morrer definitivamente, será o fim de um projeto que já estava cambaleando nos últimos meses. Para quem não lembra, o projeto foi anunciado em 2013 (!) — na época, ele foi revelado pela Motorola, que até então era comandada pelo Google. Desde então, o Ara sofreu várias modificações em relação à proposta original e não cumpriu muitas das promessas que o Google tinha feito.

A mudança mais recente no Ara foi a limitação dos módulos. Originalmente, o smartphone modular do Google permitiria que você comprasse apenas um esqueleto e trocasse processador, RAM ou armazenamento à medida que fosse necessário. Dessa forma, você não precisaria mais ficar comprando um novo aparelho a cada ano: bastaria fazer upgrades de hardware, como num desktop.

Entretanto, em maio, o Google anunciou que não seria mais possível trocar componentes internos. Em vez disso, a proposta do Ara seria muito mais parecida com a do Moto Z: você poderia apenas encaixar acessórios, como baterias, microfones ou alto-falantes. A Lenovo já tem um smartphone que faz exatamente isso, então eu nem sei se faria sentido o Google lançar outro igual.

Fato é que o Ara já estava demonstrando sinais de fraqueza há muito tempo. Pode até ser que ele sobreviva nas mãos de outra empresa — resta saber se alguém vai querer tocar o projeto.

Mais sobre: ,
  • Odeio dizer, mas eu avisei.

    • Uma pena, mas até entendo, só entusiastas iriam comprar, maioria esmagadora iria comprar os “normais”.

      • Entusiasta leigo, pois quem entende alguma coisa a mais de TI tem a plena noção que isso é sinônimo de problemas.

    • Digo isso desde a primeira notícia e quase me queimaram vivo… passando os anos, fica mais fácil para os cabeças duras se darem conta… hoje é fácil dizer que é uma tremenda bobagem só bonito no papel.

    • Luis Henrique Torres

      Eu apostava que não ia ter sucesso, mas achava que ia existir. Criam a expectativa por diversos anos e depois largam o projeto, não tem lógica kk. Pior que Google Glass foi a mesma história.

  • Acho que ele perdeu atratividade desde o momento que foi colocado a imposição de não poder trocar o processador é a memoria RAM!

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Tá, o LegoPhone morreu. A ideia foi junto?

  • Anakin

    Gente, eu ja tinha cantado essa pedra…

  • Marcos Oliveira

    É só o que se ouve sobre o Google hoje em dia.
    Cancelou isso, descontinuou aquilo… O que vai sobrar de pé em Mountain View???

    • Piada… empresa com mania de grandeza… inventa qualquer bobagem pra manter o hype de inovadora… mas na prática é isso aí.

      • Bruno Sousa

        Falou tudo.

      • Walter Hugo Nishida Xavier da

        O triste é quando ela compra uma ideia, desiste no meio do caminho e larga para morrer. :/

  • Vanderlei Gomes Fotografia

    Depois que limitaram o projeto a módulos mais básicos perdeu o sentido .

  • Henrique Arthur

    Até que eu estava curioso pra saber como é que isso ia chegar ao consumidor final, assim como o Google Glass. Mais um pro cemitério google.

  • Ronaldo

    O Google sempre foi assim, as pessoas que não percebem.
    E isso não é um problema para quem tem muito dinheiro.
    Lançam, lançam, lançam, alguma coisa vai vingar.
    Um investimento de alguns milhões pode ser muito dinheiro para euzinho, para eles não é nada, visto que se der certo, o retorno passa dos bilhões, e cobre todas as tentativas frustradas.
    Enfim, é um modo de trabalhar.

    • GigoCAP

      Pior que ultimamente pouca coisa do Google vem dando certo, vide Plus, Glass, Inbox, Hangouts e suas várias chances, Picasa e, num futuro próximo pode colocar Allo e Duo aí, junto com o projeto do carro autônomo. Pra felicidade dos mandas-chuvas, o Google tem um ecossistema muito bem amarrado com nuvem, SO, search e anúncios.

      • Ronaldo

        Foi o que eu coloquei, muita coisa da errado, mas uma coisa que da certo alavanca em bilhões e cobre o prejuizo milionario das outras. É aquela lógica, melhor lucrar 1% em um faturamento de bilhões do que lucrar 10% em um faturamento de milhões.

  • Jonatas Barbosa

    Projeto que gostei muito indo por água a baixo… :/

  • Anthony Fernando

    Um grande balde de água fria nas costas de quem estava ansioso, inclusive eu.

  • Yuji N2

    O que eu queria mesmo era a volta de Smartphones com teclado qwerty físico slide como o Xperia Pro!!! O resto é resto!!!