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Quando os games ultrapassam as fronteiras da vida

O ator principal de um jogo não é o personagem, é o jogador. E isso é capaz de eternizar pessoas comuns.

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1 ano atrás

Hoje vamos falar sobre morte. Mas não com o teor nefasto que, certamente, assustou algum leitor mais desavisado. Hoje vamos falar da morte como instrumento da valorização da vida.

Quando o músico David Bowie faleceu, pouco tempo depois que perdemos (perdemos?) o ator Alan Rickman, eu escrevi um texto aqui no Tecnoblog falando sobre o efeito de se baixar a discografia e a necrofilia da arte. Leiam.

Tanto cinema quanto literatura e música possuem algo em comum: eternizar uma obra, um artista, um autor. Primeiramente, isso é fantástico! O caráter atemporal que escritores, atores, atrizes e músicos ganham ao produzir algo em estado da arte (entendeu, entendeu?) é quase… mágico.

Todavia, essa “imortalidade” está restrita a essas pessoas de renome, famosas e meio que distantes do público, apesar da capacidade de nos tocarem de inúmeras maneiras. E isso acontece devido à falta de interação que existe entre o público e a obra. Filme você assiste. Livro você lê. Música você ouve. E você não muda o filme, livro ou música no decorrer do processo.

Sobre a vida, a morte e videogames

Videogames, por sua vez, são obras artísticas que demandam interação. O ator principal de um jogo não é o personagem, é o jogador. O personagem é apenas um avatar do jogador. E isso, quando vinculamos ao contexto de vida e morte, é capaz de eternizar pessoas comuns. E o potencial de impacto que isso tem na vida dessas pessoas e de seus entes queridos é incalculável.

Ents queridos. Desculpa.

Ents queridos. Desculpa.

Há alguns dias, por exemplo, ficamos sabendo da história de um jogador de Forza Horizon 3 que pode se encontrar com um amigo que faleceu no ano passado. Isso por causa do recurso chamado Drivatar, pilotos virtuais que refletem com fidelidade a maneira de pilotar sua e de seus amigos. Isso permite que, mesmo offline, você jogue contra eles, numa simulação feita por computador.

drivatar

Imagine: seu amigo faleceu há um ano e, no meio de uma corrida em um videogame, ele aparece na mesma pista que você. Com seus trejeitos, seu modo de pilotagem, seu nome acima do carro. E você se vê jogando com um amigo que já se foi. Nas palavras de quem passou por isso:

“Aí eu tava lá pilotando pela Costa, quando eu vejo um nome de usuário da Xbox Live que eu não via há tempos. Era meu amigo Drew. Infelizmente Drew faleceu há mais ou menos um ano. Ele só tinha 19 anos. Bom, aí eu vi seu drivatar e imeditamente colei atrás dele pra desafiar pra um pega. Foi muito surreal, foi como se eu estivesse correndo contra ele no Xbox. Foi meio amargo, mas é mais um motivo pra amar esse jogo. Obrigado por me prover essa lembrança com ele”, disse o gamer.

Isso é especial demais!

E não é de hoje…

Em 2014 uma pessoa que atende pelo apelido de 00WARTHERAPY00 compartilhou uma história sobre o game RalliSport Challenge em um comentário do YouTube.

Quando tinha 4 anos, ele e seu pai adoravam jogar esse jogo, ainda no Xbox original. Infelizmente, seu pai faleceu quando ele tinha 6 anos. Dez anos se passaram sem que ninguém tocasse naquela velha caixa quadrada da Microsoft, que foi acumulando pó em algum lugar da casa.

Até que o rapaz, agora com 16 anos, resolveu ligar o videogame. E se surpreendeu ao ver que o jogo tinha registrado a melhor volta que seu pai fez em uma determinada pista, com aquele recurso que ironicamente se chama Ghost. Para quem não conhece, você pode tentar bater o melhor tempo seu ou de algum adversário, correndo contra a simulação do que foi feito na corrida anterior.

Sério, assista ao vídeo abaixo inspirado nessa história. Separe alguns lenços:

Lindo demais, né?

Experiência pessoal

Esse tipo de história relacionada a videogames é especial demais para mim. Além do óbvio fator que remete a empatia, eu tive uma experiência parecida, que descrevi em detalhes em um post sobre melhores amigos, a vida e videogames.

Eu tive um amigo chamado Guilhermo. Era meu melhor amigo. E ele faleceu aos 21 anos em um acidente de carro.

Para ser sincero, até hoje eu ainda não superei esse trauma. A gente fazia tudo junto, desde ouvir e fazer música a, claro, jogar videogame.

Certa vez ele me emprestou seu Nintendo 64 para que eu pudesse jogar GoldenEye 007. Além disso, eu pedi para que ele escrevesse todas as dicas, cheats e macetes que ele lembrava. E ele o fez. E colocou tudo isso numa folha de caderno que ele pôs no meio do manual do jogo.

Pois bem… Eu esqueci de devolver o manual do jogo para o Guilhermo. E esse manual, sem que eu soubesse, veio comigo aqui para Atlanta, numa pasta com coisas de videogame. Eu esqueci completamente disso.

Assim que eu comprei um Nintendo 64 para minha coleção de consoles, resolvi jogar o mesmo jogo. E eu comecei a chorar assim que abri a pasta antiga e percebi que o manual estava ali, com a folha de caderno que o Guilhermo me escreveu.

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Ele se foi há mais de 10 anos e ainda assim, hoje eu ainda posso jogar videogame com ele. Como se ele estivesse aqui comigo. E ainda sinto saudade de você, meu irmão. Você deu um jeito de continuar presente.

Mãe, filho e Animal Crossing

Outra história fantástica sobre isso se deu com um garoto que vivia tentando convencer os pais a jogarem videogame. Sua mãe acabou se apaixonando por Animal Crossing. E ela veio a apresentar um quadro muito grave de esclerose múltipla. Jogar era seu passatempo favorito em seus últimos dias, presa a uma cadeira de rodas. Infelizmente ela faleceu.

Alguns anos depois disso, o rapaz resolveu voltar a jogar o game. E qual não foi sua surpresa ao ver que, durante muito tempo, sua mãe tinha enviado para ele inúmeras cartas com presentes.

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Você pode ver o quadrinho com a ilustração completa neste link. E aqui uma versão animada, com trilha sonora.

Que história! Eu perdi minha mãe muito cedo, aos 5 anos de idade. E, me colocando no lugar desse cara, não consigo não me emocionar com o caso.

Quantas vidas você tem?

Videogames são instrumentos incríveis de entretenimento, disso ninguém duvida. Mas, cada vez mais, eles se mostram como produtos capazes de prover uma experiência muito acolhedora e que podem amenizar a dor daqueles que já sofreram a perda de alguém que se ama.

Neste universo interativo, todos nós podemos ser eternizados de alguma maneira, e essa sensação virtual da imortalidade faz dos games algo especialmente único.

É como se videogames, mesmo diante da morte, nos ajudassem a valorizar ainda mais a vida.

Mais sobre:
  • Murilo Rafael De Mello

    Eu costumava jogar boliche no Wii Resort com o meu pai, que faleceu há 2 anos atrás. Ainda não consegui bater a pontuação dele.

    • Renan Rufino

      Este texto aparece riscado

    • Marcos Guilherme

      Sério cara me emocionei com essa história, sério msm! Esses momentos eterniza.

  • JeronimoPW

    Sim essas histórias são comoventes. É cruel imaginar que video game no Brasil ainda não é levado a sério, como arte. Pra mim video game é o futuro do entretenimento, e muitas pessoas ainda se quer perceberam, mesmo sendo assíduas em mídias como filmes. Recentemente joguei um game chamado Life is Strange e fiquei fascinado como a experiência de “estar no controle” ao invés de apenas assistir ou ouvir modifica totalmente a forma como você se imerge na história. Life is Strange é um jogo interativo, estilo Telltale, mas existe um potencial absurdo em sua estrutura que deve mudar o panorama de outras mídias para sempre. Sem exageros, jogar games como este geralmente fornece uma experiência colossalmente superior como a de ler um livro, por exemplo, porque você está interagindo com um mundo virtual e tomando decisões que o afligem diretamente. É uma experiência que não se deve ser compartilhada, como um livro, você deve apreciar no momento de lazer, se concentrar nos personagens, etc. Claro, há uma infinidade de outros gêneros de jogos que buscam levar diversão, desafios e passatempo, mas esses “jogos interativos” possuem um potencial imenso que precisa ser explorado com convicção. Imagine um livro todo ser transportado para um jogo como Life is Strange? muito bem escrito e você no comando de tomar decisões cruciais? Video game é a forma mais sublime de entretenimento que existe pra se expressar arte, seja ela visual ou sonora. Há uma infinidade de outros jogos que apesar de cruéis acabam brotando nas pessoas qualidades que elas jamais achavam que tinham. Por exemplo, Dark Souls: um jogo difícil para iniciantes e que exige força de vontade, o sentimento de “não desistir”, e com o tempo você se vê forte o suficiente pra encarar seus inimigos. ICO, zelda, obras de arte que realçam a magnitude dos video games – o futuro do entretenimento que sempre esteve aqui e muitos ainda olham desesperados tentando ignorar seu potencial, ou admitir que é a mais pura arte.

  • Elton Alves Do Nascimento

    Ô Rapaiz. Esse é o texto que todos precisávamos! 😀

  • batboymac

    Juro que chorei…

    • SiouxBR

      também… 🙁

  • Ramon Gonzalez

    que materia incrivel… caramba. E que historias! Ninjas cortadores de cebolas por todas as partes

    • Droga, acho que estão por aqui, não consigo resistir

  • Diogo Nóbrega

    Não querendo ser insensível, mas eu acho que ainda são poucos os jogos que podem prover essa experiência de “imortalizar” uma pessoa. Basicamente, são jogos que focam principalmente no modo competitivo, ou que de alguma forma permitem salvar o histórico do jogador. Pra ser sincero, eu me pergunto se eu deixaria algum “legado” para alguém descobrir em algum jogo que já joguei na vida (ou se eu descobriria o de alguém)…

    • Basicamente qualquer jogo que tenha um save com replay. Basicamente qualquer game que tenha um recurso semelhante ao Drivatar. Ou competições ghost-like.
      Basicamente qualquer game que envolva a amizade de dois amigos que jogavam juntos.

      E, além desses, como você mesmo disse, basicamente qualquer jogo que permita salvar o histórico do jogador. O que hoje é feito por… quase todos eles. =)

  • Raphael

    Não tem muito a ver mas me fez lembrar de um episódio de Black Mirror.

  • Diogo Faria

    Varios amigos meus ja se foram mas é interessante como nos aniversários deles os perfis se enchem de msgs como se tivessem vivos. Bom tb as vezes ver antigos posts deles… A medida q eu to ficando velho tem ficado cada vez mais comum. E um dia vai acontecer cmg tb. Estamos todos nos eternizando entre nossos entes queridos de alguma forma p conta do mundo digital. Issi pelo menos enquanto o serviço n for descontinuado. #livelongefacebooketc

  • Matheus Aquino Soares

    Que matéria linda

  • Julio da Gaita

    emocionante, amigo, daria um outro post o vinculo quase emocional que construímos com alguns personagens de video game, a capacidade de sentir empatia e comoção em diversas situações do enredo do game.

  • Bruno Aveiro

    Excelente texto, de novo!

    Agora, só pra descontrair… ainda bem que eu apaguei todos os meus saves da época que jogava The Sims lááááá em 2004. Não que eu tenha feito muita sacanagem no jogo, mas eu não gostaria de pegar o save de ninguém que jogou esse jogo. Depois da história que eu ouvi do cara que colocava o nome de todas as ex namoradas dele nas personagens que ele criava fiquei meio assustado de pensar o que poderia encontrar.

  • Seu filho da puta! Li o texto ouvindo Aquarela no 99vidas ao mesmo tempo. To chorando aqui no transporte público que nem bebê

  • Rafael

    As pessoas não morrem, só passam da fase tutorial que é a nossa realidade para o jogo de verdade =)

  • Jean Carlos PS

    Poxa vida!…que legal,vou ouvir o primeiro tecnocast por conta desse episódio.

  • Que matéria linda! Por esse e outros motivos que amo games, essa maneira quase única de nos fazer vivenciar uma história, um olhar e o pensamento de um personagem, ao lado de pessoas que amamos é simplesmente sensacional.

  • Cassio

    Meus verdadeiros amigos hoje, todos, são da época dos videogames!

  • Com certeza a melhor matéria que li nesse blog! Não tem como não imergir, se por nos acontecimentos e medir as possibilidades.

  • Tatiani Coimbra

    Amei o seu artigo, Matheus! Emociona a quem lê ao pensar em alguém que partiu enquanto jogava.