Talvez você esteja enfrentando problemas ao acessar determinados serviços desde a manhã desta sexta-feira (21). O motivo da instabilidade generalizada, que inclui sites como Twitter, Spotify e SoundCloud, é uma série de ataques de negação de serviço contra a Dyn, uma das principais empresas fornecedoras de serviços de DNS do mundo.

Os ataques DDoS estão acontecendo desde, pelo menos, 9 horas da manhã no horário de Brasília. A Dyn informou em sua página que estava monitorando e combatendo um ataque contra os servidores do Dyn Managed DNS, o que impactava especialmente o acesso a servidores localizados na costa leste dos Estados Unidos.

ddos-ataque

Como muitas empresas são clientes da Dyn (ou são clientes de clientes da Dyn), a lista de possíveis afetados pelo ataque de negação de serviço é gigantesca: o Gizmodo listou mais de 60 sites que enfrentaram ou continuam enfrentando instabilidades, incluindo PayPal, GitHub, Pinterest, Reddit, Netflix, Disqus e Box, além das páginas dos veículos CNN e New York Times.

O problema parecia ter sido resolvido pela Dyn às 11h20, mas os ataques DDoS voltaram a acontecer por volta das 14h no horário de Brasília, novamente tendo o Dyn Managed DNS como alvo. Por isso, é bem provável que você tenha mais problemas ao acessar sites conhecidos durante o resto do dia. Até a última atualização desta notícia, a Dyn ainda tentava mitigar o ataque.

Não se sabe exatamente qual é a motivação dos ataques à Dyn, mas o Krebs on Security diz que provedores de infraestrutura estão sofrendo tentativas de extorsão. O responsável pede 5 bitcoins (cerca de R$ 11 mil) para cessar os ataques; se o dinheiro não for pago, o “resgate” aumenta em 5 bitcoins por dia de ataque. O DDoS contra os serviços é bastante poderoso, com taxas ultrapassando 1 terabit por segundo (!).

Um dos maiores ataques DDoS da história foi feito por meio de uma botnet com mais de 145 mil câmeras de segurança, que teria capacidade de até 1,5 terabit por segundo. Enquanto as fabricantes não derem a mínima atenção para a segurança de seus dispositivos conectados, esses ataques devem continuar acontecendo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo
Mas o DNS da Google não tem nenhum mecanismo de segurança, até não é muito seguro.
Carlos Aurélio
Uso DNS do Google
Henrique Vieira Prata
É 11 milhões se alguém não entendeu ainda
Leandro Bomfim Oliveira Souza
kkk, Deve ser um pivetinho dela dos estados unidos mesmo, que controla os bots... Besteira, o negocio é não paga e ignora o bobão, é só isso que deve ser feito, não negociar, caçar e destruir... esse deve ser o lema...
Delos Paradise
até parece que um ataque ia ser feito pelo próprio IP. Por algum motivo existe a botnet. ;) ps: posso pegar 1 milhão de bots na china e lançar um ataque aos EUA, o que faz a china ser culpada se fui eu que iniciei o ataque? ;) (não quero dizer que não o tenham feito lol aliás são os mais ativos deste sempre).
Ralph Humberto
Russos?... Chinocas... Eu conheço o site que fizeram este print aí em cima... olha como os pontos saem da china...
abraaocaldas
Não estou falando de cache de conteúdo, mas de resolução de nomes.
Emanoel Tadeu Dias
Somos 2.
Emanoel Tadeu Dias
Uahahahahahahahaha!
Delos Paradise
sim de fato tens razão. Mas há agora uma forte suspeita que seja represália dio wikileaks, depois de quererem bloquear o acesso à net na embaixada para "calar" Assage... Politicas americaines, whatelse..... Como não fazem nada de jeito vão levar pela culatra por esse andar.
Trovalds
Cache de site dinâmico como o twitter? Difícil...
abraaocaldas
Vamos dar o benefício da dúvida, vamos imaginar por um momento que o servidor dns do google tem um cache com vida longa e ele não precisa ir no root dns para descobrir o endereço certo...
Rafael Leroy
Ontem a única dificuldade que encontrei foi no serviço do Whatsapp. Enviava apenas texto. Imagens, videos e audios não saiam do celular. O engraçado que em casa (Velox - BA) estava com esse problema, mas ao utilizar os dados móveis da Vivo saiam normalmente. Meus pais no interior de SP que moram na serra e usam 3G da claro estava com o mesmo problema que meu Velox. Fora outras pessoas que não foram exatamente afetadas. Será que esse ataque afetou o Whats também?
Trovalds
Então o problema era local e não em decorrência do ataque. De nada.
Rodolfo Q.
Pra algumas pessoas os sites estava abrindo normalmente; percebi q na rede móvel o twitter e outros sites funcionavam normalmente, no meu wifi não. Mudei o DNS no roteador aqui, problema resolvido. Mas como vc é sabe tudo, foi mal aê por eu estar certo.
Exibir mais comentários