A Microsoft atualizou os dados para desenvolvedores que divulgam a utilização de cada versão do Windows e, segundo a empresa, o Windows 10 já ultrapassou o Windows 7 mundialmente.

Windows 10 Anniversary Update

Em novembro de 2016, o Windows 10 estava com 46% de participação, contra 39% do Windows 7, 13% do Windows 8.1 e apenas 2% do Windows 8, que já perdeu o suporte. A virada aconteceu em agosto, quando o Windows 10 chegou a 43% e o Windows 7 tinha 42%. Vale lembrar que os números não consideram outros sistemas, como macOS ou distribuições Linux, ou até mesmo Windows XP e Vista.

Também há algumas informações relevantes que são divulgadas pela Microsoft. Atualmente, 22% dos usuários têm 8 GB de RAM e 24% possuem resolução Full HD — há dois anos, em fevereiro de 2015, esses números eram de 8% e 21%, respectivamente. No mesmo período, capacidades de 250 GB de armazenamento aumentaram 6%, enquanto as de 500 GB e 1 TB caíram 10%.

Pode parecer estranho, mas o tamanho do armazenamento interno passou a ser menos importante nos últimos anos. Os usuários começaram a priorizar a velocidade em detrimento da quantidade — ou seja, trocaram o HD pelo SSD. Apesar do barateamento, os SSDs de alta capacidade ainda são bem caros, o que torna a compra inviável para muita gente. Junte isso ao crescimento de serviços de nuvem, como Dropbox e OneDrive.

Contraditório

Segundo outras empresas de estatísticas de mercado, o Windows 10 ainda não ultrapassou o Windows 7. A StatCounter, serviço que faz análise de tráfego em sites, afirma que o Windows 7 tem 40%, contra 27% do Windows 10, restando 11% do macOS e cerca de 11% para o Windows 8/8.1 e o Windows XP quase morrendo com 5%.

Já a NetMarketShare afirma que o Windows 7 tem 47% contra 25% do Windows 10, resultado ainda mais discrepante. A própria Microsoft já utilizou dados da NetMarketShare para divulgar o uso do Internet Explorer várias vezes, o que torna a fonte crível.

As formas de cálculos são diferentes: enquanto a NetMarketShare e StatCounter fazem a medição considerando o acesso aos sites monitorados, a Microsoft diz que mede pela base instalada.

O Windows 10 deve continuar crescendo, já que a Microsoft anunciou o Windows 10 Creators Update e espera ganhar mais usuários com novidades como pagamento fácil através do Microsoft Edge, sistema holográfico em dispositivos VR e muito mais. A atualização está prevista para ser lançada em abril.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson

Acho que não. Se você comparasse o 7 ao 8, concordaria que o 7 é de longe melhor; hoje, o 10 está muito mais atraente e funcional. Não tenho mais o mesmo gosto quando encontro uma máquina com o 7, depois de acostumado com o 10.

jota meira

Esse número se deve à obrigatoriedade IMPOSTA pela Microsoft. A grande maioria usa porque a atualização se tornou obrigatória e não sabe como voltar. Uma outra parte são os curiosos, como eu, que gostam de novas tecnologias. Mas o Windows 7 ainda é o melhor.

Wesley
Agora sim!
Junior Santos ?
Ué, estranho! Eu tenho que rodar um programa aqui que só tem pra Windows e como levei meu iMac 2012 para o escritório, fui obrigado a fazer o Bootcamp nele. To rodando aqui o Windows 10 edição de aniversário! Tudo tranquilo e nenhum bug!
Marcvs Antonivs
Outro macmaniaco aqui, aliás furioso porque no meu iMac (27, i5 final de 2014) o único Windows que roda via Boot Camp é o 7. Não há drivers AMD para a placa de video dele!!! Já imaginou isso???? Ao contrário de vc, sou fã mesmo é do 8 (nem do 8.1 eu gosto), a única coisa realmente revolucionária surgida na Microsoft nesses últimos anos. Pena que ela cedeu à pressão e veio com esse 10 (não consigo deixar de ver nele muita coisa do Ubuntu.)
Molinex
Sei lá cara... Uso o windows raramente, quando sou obrigado a trabalhar com ele, então sou só um leigo falando. Mas pra mim o win10, é tão bom, ou até melhor que o win7... Mas geralmente o usuario do windows, acaba se apegando, e se acostumando, com a versão que veio na maquina dele, e quando sai uma nova versão (coisa que não acontecera mais, já que temos agora um windows rolling release), há sempre uma resistencia em atualizar o sistema (ainda tem gente usando XP)... Pra quem gosta, windows 10 vale a pena...
Marcogro
Boa, com certeza o Windows 7 ainda é o 'queridinho' pela facilidade de pirateá-lo...
Birovisky

Sempre fui fã Windows... mas o 10 surpreende acada atualização. Você instalando-o e desativando algumas coisinhas que acabam utilizando recursos desnecessários, ele fica perfeito. Rodei ele numa MB da Intel de 2005 com 512Mb de RAM e rodou melhor que o XP por exemplo, acreditem se quiser! EM desempenho e até design é o melhor até agora!

Caio
Eu troquei por um de 128GB, no meu caso não sinto aperto.
Vitor Mikaelson
Não conta. E mesmo quando usa site, este site precise usar o tracker do StatCounter, por exemplo.
Matheus Alexandre
Bem esclarecido!
Caio Meira
Palpite: Será que a MS não contabiliza apenas instalações originais? E por isso a discrepância com os sites que analisam tráfego de dados e, talvez, considerem o acesso independente de ser software pirata ou não.
Helio Almeida
Eu acredito que a discrepância entre os dados deve se dar devido a pirataria, principalmente do Windows 7. Não temos informações do que exatamente a MS considera base instalada. SO simplesmente instalado (trial ou permanente), SO ativado etc. As outras levam em consideração o acesso aos sites, que de fato deve refletir dados muito mais realistas por levar em consideração a base instalada completa, sem critérios. Nesse caso as duas informações são válidas, desde que o leitor saiba diferenciar os parâmetros.
Paulo Fernando
Também tenho essa dúvida
Paulo Fernando
E isso graças ao app de feedback, onde os mais votados viram realidade. ?Ele é a fadamadrinha dos fãs do Windows. KKKKK...
Exibir mais comentários