Início » Carros » Drones autônomos com passageiros vão começar a voar em Dubai neste ano

Drones autônomos com passageiros vão começar a voar em Dubai neste ano

Por
14/02/2017 às 13h35
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Quando ouvimos falar pela primeira vez do EHang 184, drone autônomo capaz de carregar um passageiro, pensávamos que ele demoraria um bom tempo para se tornar viável comercialmente. Mas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, as coisas andaram bem: a partir de julho, o veículo já vai começar a sobrevoar a cidade em operações regulares de transporte.

O EHang 184 parece um pequeno helicóptero, mas não tem cauda e possui quatro pares de hélices, o que permite ao drone pousar ou decolar na vertical sem dificuldades. Ele foi desenvolvido para percorrer distâncias curtas — o modelo que voará em Dubai tem bateria de 30 minutos e autonomia de 50 km. A velocidade máxima é de 160 km/h, mas a operação será feita, em média, a 100 km/h.

EHang 184

Para andar no drone, basta entrar na aeronave e informar o destino no painel da cabine. O EHang 184 pode decolar, voar e pousar sozinho, sem a ajuda de humanos, mas os drones se comunicarão com uma sala de controle por 4G para evitar que algo dê errado. O próprio veículo tem sensores para desviar de obstáculos no meio do caminho, como prédios, árvores, postes ou mesmo outros drones.

Ainda não há detalhes de como a operação vai funcionar, nem o preço das corridas, mas o EHang 184 já percorre os céus de Dubai em caráter de testes. A cidade vem investindo bastante em tecnologia para resolver o problema do congestionamento nas ruas: o metrô de Dubai, inaugurado em 2009, entrou para o Guinness como o metrô sem condutor mais extenso do mundo, com 75 km de linhas (mesma extensão do metrô de São Paulo, que estreou em 1974).

Com informações: Popular Mechanics.