Início » Mobile » Facebook vai reproduzir vídeos automaticamente com o som ligado

Facebook vai reproduzir vídeos automaticamente com o som ligado

Por
15/02/2017 às 17h12
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

O Facebook anunciou algumas novidades nesta terça-feira (14), e uma delas é particularmente controversa: os vídeos, que já são reproduzidos automaticamente quando você rola o feed de notícias, agora tocarão com o som ligado por padrão.

PIP no aplicativo do Facebook (Reprodução/Facebook)

Quem não quiser fazer barulho enquanto navega pelo feed de notícias poderá desativar a opção nas configurações do aplicativo. Além disso, se o celular estiver no modo silencioso, o áudio não será reproduzido automaticamente.

E como ficam os usuários que não sabem disso? O Facebook vai avisar sobre a novidade em uma mensagem no aplicativo, informando como desativá-la manualmente. No entanto, a rede social disse que a função foi bem aceita pelos usuários durante o período de testes, com “comentários positivos”.

Novidades não controversas

O Facebook vai incluir um recurso de PIP (Picture-In-Picture) nos aplicativos móveis. Se você estiver assistindo a um vídeo e rolar o feed de notícias ou até mesmo ir para outros aplicativos, no caso do Android, o vídeo continuará sendo executado no canto da tela. Além disso, vídeos filmados na vertical se adaptarão melhor à interface.

A empresa também revelou um aplicativo do Facebook para TVs focado em vídeos. A ideia é que vídeos enviados por amigos e páginas que você segue, inclusive ao vivo, possam ser facilmente acessados. Inicialmente, a novidade estará disponível para Apple TV, Amazon Fire TV e TVs da Samsung, mas o aplicativo será lançado para outras plataformas futuramente.

  • Bruno Martins Santana

    Péssima ideia… (no caso do Brasil)
    Prevejo videos na qual quando vc passa por ele vem aquele som constrangedor que todos conhecem e o negão da piroca…

    • daí é a hora de “filtrar” o feed!!!

      • Bruno Martins Santana

        POKE BAN !

  • Péricles Cipriano

    Qual a necessidade disso Facebook?

    • grande_dino_2

      Inflar o número de views e poder cobrar mais dos anunciantes.

      • Jack Silsan

        Exatamente

  • Anderson Freitas

    E foda-se o plano de dados da pessoa… Enfim, será desinstalado.

    • Zuck não se preocupa com franquia, então pra ele tá bom! Os brasileiros que se rodem.
      =(

      • Bruno Martins Santana

        Nas configs no face em um lugar beeeeeeeeeeeeeeem escondido, vai ter uma opção para desabilitar a reprodução automática, assim como já existe hoje no Facebook e no Twitter…

        • Sergio

          O mais escondido possível.

        • Não me surpreenderia se eles removessem essa opção. O que eu não acho difícil.

    • Gustavo

      No meu, a reprodução automática está desabilitada desde quando a opção existe. Porém parece que agora os vídeos de anunciantes rodam automaticamente sem áudio, mesmo com a reprodução automática desabilitada. Se ficar muito invasivo, vai ser deletado mesmo.

      • Cazalbé

        Isso mesmo, se ficar muito invasivo será desinstalado aqui também! Só estou juntos mais motivos para abandonar de vez essa bagaça.

    • Jack Silsan

      Pois é. Ainda bem que é desativável

    • Diogo Paiva

      Mas no meu, por exemplo, só reproduz automaticamente quando está no WiFi. E o áudio já reproduz junto com o vídeo se o celular não estiver no silencioso…

    • Jhon

      Eu uso o facebook na web mesmo, apesar de que cada vez mais eles pioram o site mobile pra te forçar a usar o APP.

    • Sergio

      kkkkkk…. Bem assim mesmo.

  • André G

    Mais um motivo para continuar com minha desintoxicação do Facebook, eu desinstalei o app umas 2 semanas antes do Tecnoblog fazer o Tecnocast sobre viciados em likes.
    Agora só acesso o Facebook pelo pc, o que não acontece todo dia.

  • Dayman Novaes

    Que isso, todo mundo criticando essa ação, seja por plano de dados seja por conteúdos ruins, seja por “inflar número de views para anunciantes”.

    Eu particularmente achei essa mudança bem inteligente, já que se você rolar para baixo o áudio vai parar de tocar, e pela demonstração do vídeo, o áudio mesmo só começa depois de alguns segundos que você mantém o vídeo na tela, o que faz todo sentido, já que é bem improvável que você vai manter o vídeo na tela e não querer escutar o áudio.

    Quanto a plano de dados, não faz diferença a mudança, já que obviamente o vídeo e o áudio são baixados ao mesmo tempo pra poder reproduzir o áudio instantaneamente quando você clicar em desmutar. A diferença é que o áudio não tocava, mas era baixado. Sem contar que o aplicativo do Facebook, pelo menos nos meus testes, consome muito pouca franquia de dados.

    Quanto a conteúdos ruins, bom… aí já não é culpa do vídeo que toca áudio por default ou não, mas mais de não saber usar o Facebook ao seu favor e ter acesso a conteúdo que você gosta.

  • Que tal ao invés de tocar o audio na reprodução automática, tocar o audio automaticamente na opção manual? Toda vez que vou ver um video no feed (manualmente) tenho que clicar no botão do autofalante pra tirar do mudo.

  • Aqui já tá tocando áudio sozinho faz umas 2 semanas… Levei um baita susto na primeira vez… e outra, como no iOS o uso do áudio é autoritário, ele pára qualquer app de música que esteja no background pra tocar a música do vídeo

  • Adriano

    Eu não tenho problema algum com facebook, pelo simples fato de não usá-lo. Para mim, é uma ferramenta inútil.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    A cada dia que passa, mais o FB me empurra pra longe.

  • Rodolfo R. Piva

    Eu desativo o auto play, com som ou sem som…

  • Russo

    Incrível como o Facebook é o único produto que não possui nenhum fanboy. O CEO é estranho, não tem o menor carisma, o aplicativo é mal otimizado em qualquer dispositivo, a rede social em si é uma merda bagunçada. Nunca vi fanboy de FB defendendo com unhas e dentes seu produto pelas interwebs afora.

    • Dayman Novaes

      Só queria ressaltar que no mundo do empreendedorismo e startups, o Facebook é um grande exemplo de como começar um negócio inovador e tomar as atitudes corretas pra fazê-lo crescer exponencialmente. Não só é um grande exemplo, como o Mark é um outlier, totalmente fora da curva. Só pra citar um exemplo, o IPO do Facebook captou $16B, o terceiro maior na história dos Estados Unidos.

    • A questão é que o único concorrente dele é o aborto do Google Plus (cuidado, mimimi à vista de fanboys).

      Aí fazer o quê? Ou aceita ou cai fora.

      Eu nunca tive conta lá (aiiiiin como eu sou descolado, cool e main stream). Mas vai de cada um.

  • Ja desinstalei o app faz tempo…

  • Mishel

    Não uso o app do facebook no celular porque gosto de abrir várias guias com várias páginas e só o site web do facebook me proporciona fazer isso através do navegador do celular, não tenho o costume de assistir videos do facebook enquanto navego no celular então meu comentário à respeito disso é baseado no meu uso através da versão web do notebook, acho muito chato essa merda de autoplay de vídeo na versão web do note, já desativei essa merda e mesmo assim continua executando os videos sozinho, é uma tremenda chatice! sem falar que o player é ruim, demora pra carregar (minha net é 5 MB, no youtube o carregamento voa, baixo, mas voa) e sem falar que o player maldito abre de maneira flutuante reduzindo o tamanho do espaço de visualização do player então pra visualizar melhor um vídeo tem que assistir em tela cheia, ah, e o autoplay do som (que eu não acho onde desativar na versão web note…) enche muito à paciência porque uso os fones do note em volume semi alto e toda vez tenho de desativar o som da guia pra não correr o risco de algum vídeo sacana que tenha gemido de mulher fazer parecer que estou assistindo porno, obrigado merdabook pelo péssimo recurso e player de vídeo!

  • Com esse tipo de atitude o Facebook só caminha a passos largos rumo ao ostracismo.
    Hoje eu me orgulho em não fazer mais parte da base de usuários deles. Incluindo o WhatsApp.