Nos últimos meses, o Google vem se esforçando em reduzir o consumo de bateria do Chrome, após levar um puxão de orelha da Microsoft. A versão mais recente do navegador ganhou um novo recurso nesse sentido.

O Chrome já limita abas em segundo plano a usar o processador apenas uma vez por segundo. Na versão 57 (estável), essa restrição se tornará mais forte caso a aba esteja consumindo muita energia.

Imagem por geralt/pixabay

Como explica o SlashGear, muitos sites – particularmente redes sociais e portais de notícias – usam temporizadores de JavaScript para atualizar o conteúdo da página. Alguns abusam disso, consumindo mais ciclos de CPU do que o necessário, o que desperdiça bateria.

Por isso, se uma aba em segundo plano estiver usando muito o processador por causa do JavaScript, o Chrome vai limitá-la a apenas 1% do CPU. Isso pode impedir que a página seja atualizada sozinha, mas ela ganha prioridade novamente quando estiver em primeiro plano – basta o usuário clicar na aba.

Segundo o Google, isso reduziu em 25% a atividade das abas em segundo plano, diminuindo o consumo de energia – e o gasto de bateria em laptops. Abas em plano de fundo que estiverem reproduzindo áudio ou usando conexões em tempo real através de WebSockets ou WebRTC não são afetadas.

A longo prazo, o Google quer que todas as abas em segundo plano sejam totalmente suspensas, usando novas APIs caso precisem realizar alguma atividade.

No ano passado, o Chrome 53 trouxe maior eficiência no uso de CPU e GPU para reprodução de vídeo, além de “grandes” melhorias gerais em desempenho e consumo de energia. Isso veio em resposta a um teste da Microsoft que mostrava como o navegador do Google consumia mais bateria que toda a concorrência – Firefox, Opera e Edge.

E parece que a provocação surtiu efeito: no primeiro teste, o Chrome durou 4h19min rodando um vídeo da Netflix; em um segundo teste, após os ajustes para consumir menos energia, o navegador aumentou sua autonomia para 6h03min.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elisson Del Cielo
E no Macbook? Qual o melhor (melhor pra mim é poupar energia) alguém ajuda..
Emanuel
Não estou sabendo disso '-' Bizarro
Baidu feat MC Brinquedo
Opera é o novo Baidu! Eles tem usado táticas ardilosas de instalação a la Baidu.
Baidu feat MC Brinquedo
Eu prefiro usar o Firefox, pois não quero dividir tudo o que meu laptop me proporciona com um mero navegador qualquer.
Guilherme
>Não importa Pra você. >Em qualquer máquina mais nova, os dois terão performance muito próxima Errado. Fiz questão de fazer vários benchmarks dos dois navegadores e o Chrome ficou à fente do Firefox por quase o dobro em todos eles. Resultados abaixo. Chrome 57 x64: https://imgur.com/a/F99tC Firefox 52 x64: https://imgur.com/a/ZdIJ9 >Aliás, eu ainda prefiro manter minha liberdade e privacidade na web Não entendi o que você quis insinuar com isso. Mas acho no mínimo curioso ouvir isso de um usuário de Windows. Hahaha >você não precisa entender a escolha de navegador de ninguém Com certeza não, ainda mais quando essa escolha não faz sentido algum.
Vitor Hugo
Não importa (exatamente por eu não usar um micro ondas com 2GB de RAM que não importa). Em qualquer máquina mais nova, os dois terão performance muito próxima. Aliás, eu ainda prefiro manter minha liberdade e privacidade na web do que ganhar milésimos de segundo de vantagem em poucas coisas. Ah e, claro, você não precisa entender a escolha de navegador de ninguém (?) :P
Guilherme
? A minha afirmação ainda permanece a mesma. O Chrome é superior ao Firefox em praticamente todos os aspectos. Qualquer benchmark que você achar por aí o Chrome vai bater o Firefox.
Vitor Hugo
https://uploads.disquscdn.com/images/3014a27171a023496c80511e1d6fede1ee111b62fd636f006c7a656a7785382a.png https://uploads.disquscdn.com/images/1077899b0deb58f8260154bb9c62aea03d39ba78147e9348dc5b1fee9fd4145f.png risos.
Emanuel
Recomendo testar a ultima versão do Opera. O único que me fez sair do Firefox. O único problema é que a aba que eu fixo no Opera precisa ser fixada novamente depois de fechar o programa. No Firefox ficam todas lá.
Arimathéia Otto
Safari na veia.
Marco Antonio
Eu gosto bastante do vivaldi, baseado em chromium mas gosto dele, não é leve mas dá pra colocar todas as guias p hibernar ou só as que você escolher
Guilherme
Só dá para entender quem usa Firefox se tiver um Microondas com 2GB de RAM. De resto, é estar perdendo toda a performance que o Chrome proporciona
@Sckillfer

Já as melhoras reais (fora dos laboratórios Google) foram de incríveis nada! Chrome já tinha como ativar esse recurso via uma flag há um bom tempo, e não melhorava nada, pelo contraio. Só se da noite pro dia arrumaram um flag que tava lá esquecida a séculos.

Sckillfer
Já as melhoras reais (fora dos laboratórios Google) foram de incríveis nada! Chrome já tinha como ativar esse recurso via uma flag há um bom tempo, e não melhorava nada, pelo contraio. Só se da noite pro dia arrumaram um flag que tava lá esquecida a séculos.
@Sckillfer

A aba carrega em plano de fundo (gastando RAM), só não fica executando (gastando CPU).

Exibir mais comentários