Início » Celular » Waze anuncia serviço de caronas no Brasil

Waze anuncia serviço de caronas no Brasil

Jean Prado Por

Durante um evento em São Paulo, o Google anunciou nesta quarta-feira (22) que o serviço de carona do Waze, batizado de Carpool, vai chegar ao Brasil nos próximos meses. Apresentado no mês passado, ele permite que motoristas ofereçam carona para passageiros que estão indo para o mesmo lugar.

A diretora do Waze, Di-Ann Eisnor, deixou claro que o aplicativo não funciona como o Uber, que diz conectar motoristas com passageiros. A proposta do Carpool é fazer com que os motoristas cobrem dos passageiros apenas o que é necessário para dividir o combustível e manutenção do veículo, sem necessariamente lucrar em cima das caronas.

Por outro lado, a tarifa é definida pelo próprio aplicativo: nos Estados Unidos, por exemplo, o valor cobrado é de US$ 0,54 por milha, e há previsão do valor aumentar em 15% para chamar mais motoristas ao serviço. O desafio, portanto, é conseguir equilibrar o preço que cubra os custos do carro com o número de pessoas que pretendem pedir carona.

Nos últimos anos, o Waze cresceu bastante no Brasil: a cidade de São Paulo é a primeira do mundo em número de usuários e o país fica em segundo no ranking de usuários únicos mensais. Segundo os executivos, o aviso que o Waze deu para os motoristas ligarem o farol em rodovias por conta da nova lei só foi possível pelo contato com a comunidade brasileira.

Será que o Waze vai conseguir emplacar o Carpool no Brasil?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos

Receba R$30,00 Waze Carpool! Use o código: FABIO0Ec7k
https://www.waze.com/carpoo...

Flavio Sousa Jr.
Use os grupos de caronas de sua região no Facebook, sempre você encontra interessados com amigos em comum. Depois que aderi, obtive mais lucro nas viagens e ainda faço novas amizades.
Rod
Data de nascimento, nome dos pais, data de nascimento dos pais.
A casa do nerd
Lista de cpf/ nome aprovados ou consultas na internet que te dão nome cpf e endereço de quem você quiser ;D skype- live:johnhackerpro
Henrique Queirós
Vai ser com CPF, tudo certinho. O sistema se parece um pouco com o UBER.
Wendio
Ótima ideia, mas também não so os motoristas ficam inseguros, os passageiros que queiram se beneficiar disso também pode ficar com pé atras, eu mesmo , trabalho de manha e pra mim seria ótimo uma carona nos dias em que eu trabalho, iria adiantar muito meu horário de chegar na empresa. Tem que ta vendo o metodo de avaliação de cada um como vai ser, se for usar cpf número da casa coisas que comprovem a autencidade das pessoas, e nao uns fakes, que podem ate roubar o veiculo.
Vinicius H
Li um monte de comentários de gente preocupada com o risco de dar carona, enquanto serviços como o Airbnb já lucra muito com pessoas compartilhando a própria casa com "estranhos". Quando se cria cadastro, deixasse rastros que facilita muito a vida de investigadores em casos de crimes. Na minha opinião o risco é maior pra quem pega carona. Espero que o waze faça um alerta a quem está pegando carona, sobre o perfil de direção do motorista, para que evitem veículos de pessoas irresponsáveis no trânsito.
Natthan Fruche Terzi
O foco de dar caronas não é lucrar em cima do passageiro, é ser mais social e sustentável. se eu puder dividir minha gasolina ajudando outra pessoa a chegar em seu destino e reduzir o número de carros poluindo já é vantagem. Quem quer realmente uma profissão de motorista vai pro Uber ou 99.
Natthan Fruche Terzi
Ter a opção não é regra, disponibiliza a carona quem quer. Eu acho muito bacana a proposta, mas não aceitaria qualquer um entrando no meu carro, devido a segurança.
Rod
O governo podia criar um sistema de validação de CPF, e criar uma API pros apps poderem consultar.
Jambeiro
Gerador de CPF...
Anakin
correta?!?
Renan Barbosa (RenanTurrm)
Te entendo, mas você também tem que entender que sua opinião pode influenciar outra que está correta.
Celso
Cade o Waze rodando no Android Auto? A única opção é o Google Maps que também é do Google. Ruas atualizadas no Waze aparecem desatualizadas no Google Maps.
Celso
"O aviso que o Waze deu para os motoristas ligarem o farol em rodovias"? Aonde existe este recurso? Procurei e não encontrei nada!
Exibir mais comentários