Há uma década, eu trabalhava em um banco e sempre ouvia a frase: “fecha a planilha aí que eu preciso editar”. Isso deve mudar no futuro: o Excel para Windows enfim recebeu suporte a colaboração em tempo real.

Isso permite que você saiba quem está editando uma planilha e qual célula eles estão editando; todo mundo vê as alterações em questão de segundos. É semelhante ao que existe no Google Drive há anos, mas agora em uma suíte de produtividade usada pela maioria das empresas.

Stacy Molitor, da equipe do Office, explica em vídeo que a planilha deve estar no OneDrive ou no SharePoint para que seja editada por mais de uma pessoa.

A colaboração não fica restrita ao Windows: você pode editar planilhas a partir do Excel para iOS, Android e Windows 10 Mobile. No entanto, você precisa ter uma assinatura do Office 365. O recurso virá em breve para o macOS também. Confira mais detalhes neste link.

O Word para Windows tem suporte a colaboração em tempo real desde 2015; o recurso chegou ao PowerPoint para Windows no final do ano passado.

A mais recente atualização para o Office 365 também trouxe salvamento automático (AutoSave) para o Word, Excel e PowerPoint no Windows. Dessa forma, “você pode parar de se preocupar em clicar no botão Salvar, quer esteja trabalhando sozinho ou com outras pessoas”, diz a Microsoft. O arquivo precisa estar no OneDrive ou SharePoint.

Por fim, o OneNote ganhou um assistente de equações matemáticas, que plota o gráfico correspondente e permite manipular as variáveis; além de ensinar a resolver sistemas de equações. Isso também requer o Office 365; a suíte custa a partir de R$ 24 por mês.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados