O Telegram vem testando o recurso de chamadas de voz há alguns meses, e hoje está pronto para liberá-lo a mais usuários. A funcionalidade estreia primeiro na Europa Ocidental; “o restante do mundo vai recebê-la muito em breve também”, avisa o Telegram em seu blog.

Para fazer uma ligação, você e seu contato precisam ter a versão mais recente do Telegram. Então basta abrir uma conversa, tocar no botão “…” do Android (ou na imagem de perfil no iOS) e depois em Ligar.

A ideia é não complicar a interface. Por isso, o app para iOS só ganhará uma aba para chamadas depois que você usar o recurso pela primeira vez. No Android, a opção aparecerá no menu à esquerda.

As chamadas são protegidas pela mesma criptografia ponta-a-ponta dos chats secretos. Além disso, é possível verificar se você e seu contato estão usando a mesma chave de encriptação conferindo os quatro emojis que aparecem no canto superior direito da tela. (Isso ajuda a identificar ataques man-in-the-middle.)

É possível controlar quem pode ou não fazer ligações para você, e até mesmo desativar o recurso completamente se quiser. Além disso, você pode reduzir um pouco a qualidade de som para consumir menos sua franquia, ativando a opção “Usar Menos Dados”.

Segundo o Telegram, cada vez que você faz uma chamada de voz, uma rede neural analisa aspectos técnicos (velocidade de rede, latência, perda de pacotes) e aprende a otimizar parâmetros para melhorar a qualidade de som em futuras chamadas. O app não tem acesso ao conteúdo da conversa.

As chamadas usam uma conexão peer-to-peer na maioria dos casos; quando isso não for possível, “o Telegram usará o servidor mais próximo”. O serviço planeja expandir sua rede de distribuição de conteúdo para permitir ligações de qualidade mesmo em áreas remotas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pio ♙

Pois é.

Pio ?
Pois é.
Pio ♙

Por isso mesmo q é ótimo usá-lo👌🏻

Pio ?
Por isso mesmo q é ótimo usá-lo??
Matheus Alexandre
Pelo o menos meus amigos ainda usam muito a chamada de voz.
Matheus Alexandre
Como assim um fundo?
Flavio Toledo
ainda tem versao web de verdade!
Thiago Buccos
Sinceramente, acho que o que popularizou o WhatsApp foi ele ter sido exclusivo no início, porque nunca foi pioneiro. Veja bem, antes de comprar o iPhone eu tive Blackberries e todos sonhavam em usar o BBM. O mesmo aconteceu com WhatsApp quando foi lançado para iPhone. Existia outros mensageiros, mas o povo queria usar exatamente aquele. Algo similar aconteceu com Instagram. Com a liberação do WhatsApp para usuários Android, houve uma adoção em massa por parte dos usuários. Então todo mundo resolveu utilizar. Como a RIM foi perdendo espaço e os Blackberries sumindo do mercado, você pouco ouvia falar do serviço deles. Muito tempo depois a Blackberry/RIM abre o BBM para todos, mas infelizmente o WhatsApp abocanhou o mercado. Ou seja, inicialmente quiseram usar porque era um serviço exclusivo, em tese agregando status(pode parecer besteira, mas o povo se importa com isso :P) e consequentemente aumentando o número de usuários. O WhatsApp por ter ficado em sua zona de conforto por muitos anos "pegou" e hoje em dia por terem se acostumado com ele, não querem mudar. Por isso o Telegram não pegou. Mesmo ele sendo melhor, provavelmente será sempre o mensageiro alternativo da maioria e o principal de muitos geeks. Algo de muito ruim tem que acontecer para o WhatsApp perder esse posto. Infelizmente. @post O serviço é muito bom, testei com usuários Android e funcionou de maneira fluida. Porém ainda tenho a impressão que o FaceTime é melhor. Pode ser algum tipo de efeito placebo, mas para mim parece que a ligação é ainda melhor. Talvez seja costume, já que uso o serviço da Apple diariamente.
Blind
Esse recurso foi testado no beta de 2015 porém foi desativado pois fizeram uma pesquisa e a qualidade n compensaria e resolveram focar em desenvolver melhor as msgs. Faltou falar que além das chamadas tbm ganhamos opção de escolher qual melhor qualidade de vídeo podemos enviar para os usuários (sendo feito via caneta rápida nativa do telegram)
LekyChan
ele não gera, é mantido por um fundo.
João

Como que o Telegram gera lucro? Deve ser difícil pagar esses servidores aí sem grana.

Joaomanoel
Como que o Telegram gera lucro? Deve ser difícil pagar esses servidores aí sem grana.
Paulo henrique

Não é muito o tema, mas, vocês poderiam indicar bons canais de tecnologia no telegram?

Jorge Filho
haha, já vejo as manchetes... Juiz Beltrano de Tal "bloqueia" o Telegram por 72 horas.
Rodrigo Gommes
#truestory
Exibir mais comentários