O uTorrent é o cliente de BitTorrent mais popular do mundo – e certamente um dos favoritos daquele pessoal que só baixa arquivos completamente legais na rede – mas, apesar de ter mais de 150 milhões de usuários, não recebia atualizações significativas já algum tempo.

No entanto, segundo o TorrentFreak, seus usuários podem esperar grandes mudanças para o futuro. Bram Cohen, criador do protocolo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer e fundador da BitTorrent Inc, contou em entrevista ao podcast Steal This Show que há planos do uTorrent passar a funcionar diretamente do navegador, dispensando a instalação tradicional na máquina.

A mudança permitiria ao uTorrent funcionar de maneira muito mais rápida, além de oferecer suporte melhor a streaming, algo que ainda não funciona muito bem no programa atual. A nova versão também importará algumas tecnologias do Maelstrom, um projeto de navegador da BitTorrent que foi descontinuado, mas sem exigir a instalação de software, funcionando direto do seu browser favorito – se ele for suportado, é claro.

Ainda segundo Cohen, a empresa entende que essa mudança pode ter alguma rejeição por parte dos usuários que já estão acostumados com o cliente instalado em seus PCs. Por isso, a BitTorrent planeja fazer a transição de maneira gradativa, após receber um feedback positivo de seus usuários.

“Nós sabemos que as pessoas amam o programa e estão usando o uTorrent por um bom tempo. Estamos muito sensíveis a isso e vamos nos certificar de que as pessoas percebam que isso é um atualização que está acontecendo, e não que acabamos de destruir a experiência”, disse Cohen.

As mudanças, segundo o TorrentFreak, ainda não têm data definida para acontecer. Enquanto isso, a versão gratuita mais recente do uTorrent, com publicidade, pode ser baixada para Windows, Mac, Linux e Android no site oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados