O Messenger Lite é uma versão simplificada do app para Android que se concentra no essencial: enviar e receber mensagens. Ele foi expandido para mais 132 países e, bizarramente, a lista não inclui o Brasil — mas você deveria instalá-lo mesmo assim.

O app está disponível na Play Store em tantos países que é mais fácil listar onde ele não foi liberado: Bangladesh, Brasil, Canadá, China, Coreia do Norte, Cuba, Filipinas, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, México, Nova Zelândia, Sudão e Reino Unido.

Ao tentar baixá-lo por aqui, você verá a seguinte mensagem:

Eu baixei o app mesmo assim: basta ir ao APKMirror em seu smartphone Android, pegar a versão mais recente e instalar. Antes, talvez seja necessário ir em Configurar > Segurança > Fontes desconhecidas para permitir a instalação de apps vindos de fora da Play Store.

Eu costumava usar bastante o Messenger para conversas, só que o app acabou perdendo o foco ao adicionar um clone do Snapchat, efeitos de câmera e bots que nunca uso. Enquanto isso, o Messenger Lite é uma versão simplificada sem todo esse entulho; “é um app de mandar mensagem”, como bem descreve o Paulo Higa.

Facebook Messenger vs. Messenger Lite

O Messenger Lite tem 5 MB (contra 55 MB do app original) e é projetado para consumir menos dados, e para funcionar bem até mesmo em redes 2G. Se você estiver sem conexão, as mensagens serão enviadas quando você tiver sinal de novo.

Você pode enviar texto, fotos, mensagens de voz e stickers, além de criar grupos. Ficam de fora os vídeos e as chamadas de voz; também não há ícones de bate-papo (chat heads), aquelas bolhas que aparecem na tela quando você conversa com outra pessoa. O app é compatível com Android 2.3 Gingerbread ou superior (a versão original requer Android 4+).

As mudanças no Messenger acabaram me afastando do serviço, mas a versão Lite me deixou interessado de novo. O que você achou do app?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lia Garcia
Olá! Estou usando esta nova versão Messenger Lite, mas tenho uma dúvida: não estou conseguindo escolher um toque das notificações como era feito antes... já tentei de todas as formas mas ele não dá a opção como era feito antes ... me ajude por favor! Obrigada
Henrique Queirós
Aquilo, pra mim, foi genial.
Gabriel
É a única coisa que falta no Lite :'( Aquelas "bolhas" com a foto da pessoa pra não precisar sair de um app e entrar no messenger salvava vidas...
Gabriel
Né kkkkkkk Facebook com Histórias, Messenger, Whatsapp, além do Snap tem as histórias do Instagram... Deve ter mais coisas similares em outros programas que desconheço.. É muito chato isso -.-
Gabriel
Não tinha pensado nessa! Mas é uma boa dica pros desenvolvedores do app!
Gabriel
As notificações aparecem no topo da tela (quando a tela estiver ligada). Não aparece a fotinho das pessoas em forma de bola sabe, como o app normal. Quando a tela está desligada, você pode ver as mensagens na tela de bloqueio da mesma forma, e puxando a barra da parte de cima do celular também aparece.
Alzira De Moraes Piterini
Então se não há ícone de bate papo, você não tem sinal de alerta quando alguém envia uma msgm? Será preciso verificar se há msgns?
Leandro Nascimento
ah mas não funciona direito, não integra com o app do fb direto
Éderson Gomes

Rapaz... Na play store não instala em nenhum celular no Brasil. Como diz a matéria, precisa instalar deste link: https://www.apkmirror.com/a...

Éderson Gomes
Tem o Opera mini que funciona bem. Eu tenho no Ipad e no celular com Android.
Breno
Sim, li a notícia e também o anúncio oficial do Facebook na Índia no qual afirmava que era para quem tem internet ruim. Eles não estavam preocupados com quem tem hardware mais fraco ou quem não usa as funções, Facebook quer te entupir de função, mesmo que elas lhe sejam inúteis. Reza a lenda que IPhone não trava, pq diabos eles vão se preocupar com o hardware do IPhone kkkkkkkkk
Don Ramón
Não é compatível com seu dispositivo (zenfone 3)...
Felipe Liʍa

nao tem!

felipelsp
nao tem!
Felipe Liʍa

ja ta mais proximo do APP normal!! Ate o proprio app FB ja reconhece ele como o Messenger e nao fica pedindo pra vc instalar o APP normal!

Exibir mais comentários