Quick Charge 4+ promete deixar a recarga da bateria mais rápida do que nunca

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

No mundo perfeito, os nossos smartphones têm baterias que duram pelo menos uma semana. A vida real é bem diferente, você sabe bem, mas pelo menos podemos contar com tecnologias de recarga rápida. A mais nova é o Quick Charge 4+, da Qualcomm, que promete reduzir ainda mais o tempo necessário para a carga da bateria chegar a níveis expressivos.

De acordo com a companhia, o Quick Charge 4+ é até 15% mais rápido e 30% mais eficiente que a geração anterior, o Quick Charge 4. E olha que esta versão é impressionante por si só: o Quick Charge 4 precisa de apenas 15 minutos para fazer uma bateria de 2.750 mAh ter cerca de 50% de carga.

As melhorias trazidas pelo Quick Charge 4+ foram possíveis graças a alguns poucos, mas importantes refinamentos. Um deles é uma revisão do Dual Charge, tecnologia que transmite energia por duas vias para otimizar o tempo de recarga e diminuir o calor resultante.

Quick Charge 4+

Há ainda o Intelligent Thermal Balancing, que determina qual via é mais adequada para a transmissão de energia em dado momento levando a temperatura como parâmetro de decisão. A Qualcomm fala também de um novo conjunto de recursos de segurança, capaz de prevenir inclusive superaquecimento em portas USB-C.

A adoção do Quick Charge 4+ levará algum tempo, mas o primeiro smartphone compatível com a tecnologia já foi anunciado: trata-se do Nubia Z17, da ZTE. O modelo tem tela de 5,5 polegadas, processador Snapdragon 835, até 8 GB de RAM, bateria de 3.200 mAh e chances praticamente nulas de ser lançado no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados