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Por que mais séries da Netflix podem ser canceladas

O cancelamento de Sense8 mostra que a vida é dura até no “universo perfeito” do serviço. Mas não há razão para alarde.

Emerson Alecrim Por

É normal haver um período de luto depois que uma série é cancelada inesperadamente. Mas, quando a Netflix anunciou o fim de Sense8, parecia que estávamos diante de uma tragédia de grandes proporções: memes amenizaram a revolta expressada no Twitter, textões pipocaram no Facebook, petições online foram criadas e até protestos foram “organizados”.

Olha, talvez este seja o momento certo de praticar um pouco de desapego, pois outras séries podem ter o mesmo destino.

Por que cancelar?

Não é por sacanagem, não é por razões políticas ou ideológicas, não é por nenhum motivo que possa ser alimentado por teorias da conspiração. Apesar de estar fortemente associada a uma imagem de inovação, a Netflix é uma empresa que, como tal, está sujeita a pressões de investidores, tem que rever gastos periodicamente e, às vezes, precisa tomar decisões que parecem conflitar com a velha máxima que diz que em time que está ganhando não se mexe.

Se Sense8 tivesse sido produzida por HBO, Fox ou qualquer outra companhia tradicional do segmento, talvez — e apenas talvez — a lamúria pelo cancelamento não tivesse sido tão grande.

Porém, a série foi promovida por um serviço que livrou muita gente da supremacia da TV por assinatura, que cobra preços acessíveis, que não mostra comerciais e dá liberdade para assistirmos ao conteúdo quando e como quisermos.

Marco Polo

Além disso, especificamente no caso de Sense8, houve um movimento de identidade e representação muito forte. A série mostra pessoas que, apesar de viverem em partes diferentes do mundo, terem culturas diferentes e estarem inseridas em classes sociais diferentes, são ligadas por uma força que se sobrepõe a quaisquer distinções.

Mesmo distantes, elas se unem para superar seus problemas, manifestar a sua sexualidade (muitas vezes reprimida) e buscar respostas para questões existenciais que muita gente do mundo real tem. Isso pode explicar o porquê do cancelamento de Sense8 ter gerado muito mais buzz do que a descontinuação de Marco Polo e The Get Down, por exemplo.

Está claro que Sense8 gerou muito mais engajamento do que as séries da Netflix canceladas antes. Se é assim, não seria o caso de haver mais uma temporada para que pelo menos pudéssemos ter um desfecho da história?

A Netflix é diferentona, mas não é tanto assim

Apesar de orquestrar um modelo de negócio disruptivo, a Netflix tem muitas semelhanças com canais de TV e produtoras de séries tradicionais. Para começar, ela precisa de muita audiência. Muita. O conteúdo oferecido, independentemente de ser próprio ou licenciado, tem que resultar na manutenção e no aumento da base de usuários, afinal, a Netflix só obtém receita com assinaturas.

Só a própria Netflix é capaz de calcular o retorno com cada série. Se há um desequilíbrio nessa conta, a companhia já tem um bom motivo para cancelar produções e priorizar outras. Peguemos como exemplo The Get Down: de acordo com o Variety, a série não teve número elevado de espetadores, custou mais de US$ 120 milhões e enfrentou vários problemas por trás das câmeras que atrasaram a sua entrega. Aí fica difícil, né?

The Get Down: sobrou elogios, faltou engajamento

The Get Down: sobrou elogios, faltou engajamento

Não está claro quanto a Netflix gastou com Sense8 (fala-se em US$ 100 milhões por temporada), mas não há dúvidas de que a série teve mais audiência do que The Get Down. Mesmo assim, pode ser que os números (que só a Netflix conhece) não tenham sido suficientes. Nem o clamor nas redes sociais pode ter tido significância: às vezes o barulho que vem dali parece alto, mas é só eco.

Logo após o cancelamento de The Get Down, o fundador e CEO da Netflix Reed Hastings deu uma entrevista à CNBC. Ele explicou que cancelamentos são necessários para a saúde da companhia e deu a entender que, sim, outras produções podem seguir pelo mesmo caminho.

Hastings também explicou que nunca há um motivo isolado para o cancelamento, mas uma combinação de fatores, com a relação entre audiência e base de assinantes sendo muito importante, mas figurando apenas como um deles.

E os US$ 6 bilhões para investir em conteúdo?

Em fevereiro, Hastings esteve no Brasil para reforçar aquilo que já sabíamos: a Netflix vai apostar cada vez mais em conteúdo original vindo de vários países, inclusive daqui. Só para 2017, a companhia reservou US$ 6 bilhões para trazer conteúdo licenciado e produzir material exclusivo. A meta é entregar mil horas de produções originais só neste ano.

Reed Hastings

Reed Hastings

Por incrível que pareça, a principal razão para cancelamentos pode estar aí. A Netflix de hoje tem presença global e sabe que tamanho alcance vai fazer a concorrência reagir e produtoras dificultarem o licenciamento. Só para dar um exemplo, séries da Fox sairão do catálogo da Netflix a partir de julho porque não houve acordo de renovação.

Apostar em conteúdo próprio é uma maneira de evitar o esvaziamento do acervo e, principalmente, atrair assinantes com produções que só podem ser encontradas ali. Além disso, essa abordagem ameniza outra dificuldade que a Netflix enfrenta: como os licenciamentos são regionais, alguns países têm mais filmes e séries do que outros.

Ainda à CNBC, Hastings disse que, para essa estratégia funcionar, é necessário arriscar mais e tentar coisas que, à primeira vista, podem parecer insanas. Essa dose de ousadia é que permitiu, por exemplo, que 13 Reasons Why fosse produzido e virasse um grande sucesso: “a séries nos surpreendeu; foi uma ótima produção, mas não sabíamos se ela daria certo”, disse.

Hastings, se você está ouvindo esta fita, você é um dos porquês... dscp

Hastings, se você está ouvindo esta fita, você é um dos… dscp

Stranger Things é outro exemplo. As ideias acerca da séria são audaciosas, mas a Netflix não tinha certeza se funcionaria. Só arriscando para saber. Deu certo. Outras produções, porém, não atingiram os parâmetros de sucesso esperados. É o caso de Marco Polo — considerada o primeiro grande fiasco da Netflix —, The Get Down e, mais recentemente, Sense8.

E deve acontecer com mais produções. US$ 6 bilhões (para considerar só o orçamento de 2017) é muito dinheiro, mas não é sinônimo de grana sobrando. Como os montantes investidos precisam dar retorno, a Netflix se vê obrigada a direcionar recursos para o que está funcionando e para novas apostas.

Narcos

A parte irônica dessa história é que a Netflix caiu na graça de muita gente não só por criar produções, mas também por resgatar séries que foram canceladas (injustamente?), como Arrested Development e Fuller House. Quem vai salvar as séries canceladas da Netflix, então?

Bom, faz parte do jogo. Por mais que tenha uma imagem descolada, a Netflix é uma empresa como qualquer outra. Tem que haver receita, tem que haver lucro.

Pode até ser que a comoção faça a companhia desistir de algum cancelamento, mas ela apenas o fará se perceber potencial de retorno. A Netflix só conseguiu aprovar o orçamento de US$ 5 bilhões do ano passado e os US$ 6 bilhões de 2017 após convencer os investidores de que executa planos ousados, mas sem tirar os pés do chão. A pressão por partes deles é grande e permanente.

Mas ao menos há um sinal positivo que, pelo calor do momento, pode não estar muito visível. Reed Hastings sinalizou que mais produções podem ser canceladas — o risco de um fim repentino é da natureza de qualquer série. Mas ele também ressaltou que a maioria delas atinge os resultados esperados. Não precisa cancelar a sua assinatura.

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adestra
O próprio termo "fã" vem de "fanático", então não deveria ser motivo de espanto comportamento imbecil diversificado. Nós vemos constantemente o nível de infantilização dos adultos, que seguem pela vida como se fossem personagens do Friends, ou How I Meet your Mother, mongolões sem nenhuma responsabilidade. Isso é o futuro. Ensinar cachorro a não morder http://www.adestramento-para-caes.com/2016/11/como-fazer-o-cachorro-parar-de-morder.html
Victor Melo
Minhas preces foram ouvidas http://www.papelpop.com/2017/06/sense8-vai-rolar-um-especial-de-duas-horas-para-finalizar-serie/
Luiz_Bsb
Que interessante, assim como a Netflix eu também tenho a necessidade de rever os gastos e realocar as minhas despesas, que coisa em. Cancela O Atirador, Narcos, Better Call Saul, Designated Survivor e House of Cards, sem dar um final apropriado, pra vê se eu não revejo os meus gastos rapidinho! Mantenho a assinatura por consideração ao trabalho realizado pelos atores nas series e pelo preço, mas se a Netflix quer fazer gracinha, garanto que quem sairá perdendo será ela mesmo, porque quase de imediato o episodio está disponível em outro meio para download.
Luiz_Bsb
Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil, Auto da Compadecida e Carandiru foram excelentes filmes brasileiros. Parei de assistir o Oscar por causa de Cidade de Deus, esse filme devia ter ganhado pelo menos 2 estatuetas, de melhor diretor e roteiro. Hollywood ignorou o filme na ano de estreia, só foi concorrer no ano seguinte depois de muita critica.
Lucas Ambrosio
O que aconteceu é que as falas dos atores brasileiros são estilo "novela" e o maior problema e que incomodou a maior parte do pessoal não foi na atuação física ou nas expressões faciais, mas sim nas falas. Quando os estrangeiros vão assistir a serie, ela é dublada por estrangeiros, dessa forma o maior problema fica imperceptivel.
Marcos Guilherme
A única que gostei foi Narco, Punho de Ferro comecei a assistir mas parei por ser muito monótona mesmo sem ação, sem luta que chato.
Marcos Guilherme
Os dois comentários tanto do Bruno quanto o seu ao meu ver se complementam. Se não teve consumo não se paga, não vende, cancela. Capitalismo!
Naum Tenho
Californication o/
Meninão Bobo
O problema que eles tem cancelado muitas séries que talvez sejam mais caras, mas esquecem que essas séries são as que chamam mais atenção do publico. Series simples não ajudam muito para chamar publico e atenção da mídia. A Netflix vai começar ser chamada de NetFail lançam 1 ou 2 temporada e depois cancelam e vai acabar com a fama do serviço, uma pena mas acho que é o começo do FIM. Marco Polo era maravilho, Sense8 era legal e tem outras séries legais que serão canceladas e o fã da série fica 2 vezes mais bravo com o serviço. Quem esperava fim da TV paga, pode estar enganado!
JESA
Preguiça? Vai dormir então em vez de responder aqui rsrs! Tb não acrescentou em nada rsrs!
JESA
Ah tá obrigado por avisar, sua opinião foi muito importante rsrs! Mudou a minha vida rs!
Hugo Henrique
ta passando vergonha, viu!?
Hugo Henrique
que preguiiiiiçaaaa aaaaaaaaazzzzzzzzzzzzzzzz
JESA
Não é o que sua mãe acha rsrs
Gustavo Vasconcelos
Tu não pega nem gripe imagina a mãe de alguém
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