A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Game Over contra distribuidoras e varejistas do ramo de eletrônicos, com o objetivo de combater a sonegação de impostos em vendas de videogames. Há indícios de que 40 empresas estão envolvidas na fraude, que movimentou cerca de R$ 800 milhões desde 2015.

De acordo com o órgão estadual, investigações que estão sendo feitas há um ano revelam que o grupo utilizou empresas de fachada com sócios laranjas para emitir notas fiscais “com o objetivo de esquentar as mercadorias e simular o recolhimento do ICMS devido em operações sujeitas ao regime de substituição tributária”. O esquema teria resultado na sonegação de até R$ 250 milhões em impostos.

Vamos traduzir para o português: no regime de substituição tributária, apenas uma empresa é responsável por recolher o imposto em toda a cadeia. Por exemplo, se um importador de games já pagou todo o ICMS devido, uma loja não precisa mais se preocupar com o cálculo do tributo ao vender o jogo para o consumidor.

Na fraude, as empresas de fachada do grupo simulavam o pagamento do ICMS e enviavam os videogames para os distribuidores, que então seguiam para os grandes varejistas. Segundo o G1, uma das empresas envolvidas é a B2W, que controla Submarino, Americanas.com e Shoptime; em nota, o grupo diz que “está colaborando com as investigações”.

“Foram mobilizados cerca de 100 agentes fiscais de seis delegacias tributárias e 70 policiais civis. Serão cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em empresas, escritórios de contabilidade e residências, além de 12 ordens de fiscalização nas cidades de São Paulo, Osasco, Barueri, São Caetano e Guarulhos”, diz a Secretaria da Fazenda. O objetivo é reunir provas e desarticular a fraude, responsabilizando os beneficiários do esquema.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seguro Pet
Um comentarista chato sem nick
QUem fuma crack, ou melhor, pira na fumaça do overclock, são vocês. Do jeito que muitos de vocês estão falando aqui, estão a favor da sonegação.
Kessler
>No Brasil, os impostos são prioritariamente cobrados nas vendas e ofertas existentes por causa de mentalidades como a sua Mentalidade minha sobre quê? Eu afirmei ser a favor de sonegação? Pare de fumar crack. E tanto nos EUA quanto na Europa existe tanto imposto sobre a renda quanto sobre o consumo, a diferença é o valor deles. Gênio.
Um comentarista chato sem nick
Seus comentários diz muito o contrário.
Um comentarista chato sem nick
Faça uma gentlieza: vá morar nos Estados Unidos então. Lá até a Justiça é paga a parte e não unificada. Boa sorte. Aqui no Brasil você nem deveria ficar. E se reclamar da falta de dinheiro, beleza, a gente faz questã ode expulsar vocÊ para ir a pé. Afinal, se para você o Estado não tem valor, nem o dinheiro (que´e gerido pelo Estado) também tem. "Ah, tem bitcoin". Boa sorte tentando usar bitcoin para comprar suas coisas nas ruas do Brasil.
Kandiesky

Não sou ancap. E não tem a ver com "ignorância" e falta de "empatia"

Eu só argumentei, não exatamente apoio a proposta da falta de existência de um Estado.

HyruleX
Não sou ancap. E não tem a ver com "ignorância" e falta de "empatia" Eu só argumentei, não exatamente apoio a proposta da falta de existência de um Estado.
Kandiesky

Não existiriam serviços públicos para serem administrados.

O que teoricamente é ruim, por conta da falta de uma justiça centralizada para evitar barbáries... E só.

HyruleX
Não existiriam serviços públicos para serem administrados. O que teoricamente é ruim, por conta da falta de uma justiça centralizada para evitar barbáries... E só.
Um comentarista chato sem nick
Na falta de um "pai", sempre haverá algo para gerir outro algo. Na ausência de um "Estado", quem geriria os serviços públicos?
Um comentarista chato sem nick
Dois errados não fazem um certo.
Um comentarista chato sem nick
Noto também oligopólios de opinião, como a de vocês por aqui...
Um comentarista chato sem nick
Ser cumplice de preconceito também é crime.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Mas aí já é muita alienação e falta de empatia da sua parte.

Vai me dizer agora que é anarcocapitalista? O Estado é muito importante para a manutenção do teu querido amado patrimônio.

https://uploads.disquscdn.c...

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Exatamente, mas uma das raízes disso é a grande desigualdade social. Onde existem milionários que não se importam de pagar o que não vale apenas para ter tal produto ou serviço, isso inflaciona os preços e onera ainda mais quem é pobre.

Exibir mais comentários