Início » Legislação » Operação Game Over combate sonegação de impostos em vendas de games

Operação Game Over combate sonegação de impostos em vendas de games

Paulo Higa Por

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Game Over contra distribuidoras e varejistas do ramo de eletrônicos, com o objetivo de combater a sonegação de impostos em vendas de videogames. Há indícios de que 40 empresas estão envolvidas na fraude, que movimentou cerca de R$ 800 milhões desde 2015.

De acordo com o órgão estadual, investigações que estão sendo feitas há um ano revelam que o grupo utilizou empresas de fachada com sócios laranjas para emitir notas fiscais “com o objetivo de esquentar as mercadorias e simular o recolhimento do ICMS devido em operações sujeitas ao regime de substituição tributária”. O esquema teria resultado na sonegação de até R$ 250 milhões em impostos.

Vamos traduzir para o português: no regime de substituição tributária, apenas uma empresa é responsável por recolher o imposto em toda a cadeia. Por exemplo, se um importador de games já pagou todo o ICMS devido, uma loja não precisa mais se preocupar com o cálculo do tributo ao vender o jogo para o consumidor.

Na fraude, as empresas de fachada do grupo simulavam o pagamento do ICMS e enviavam os videogames para os distribuidores, que então seguiam para os grandes varejistas. Segundo o G1, uma das empresas envolvidas é a B2W, que controla Submarino, Americanas.com e Shoptime; em nota, o grupo diz que “está colaborando com as investigações”.

“Foram mobilizados cerca de 100 agentes fiscais de seis delegacias tributárias e 70 policiais civis. Serão cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em empresas, escritórios de contabilidade e residências, além de 12 ordens de fiscalização nas cidades de São Paulo, Osasco, Barueri, São Caetano e Guarulhos”, diz a Secretaria da Fazenda. O objetivo é reunir provas e desarticular a fraude, responsabilizando os beneficiários do esquema.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Um comentarista chato sem nick
QUem fuma crack, ou melhor, pira na fumaça do overclock, são vocês. Do jeito que muitos de vocês estão falando aqui, estão a favor da sonegação.
Kessler
>No Brasil, os impostos são prioritariamente cobrados nas vendas e ofertas existentes por causa de mentalidades como a sua Mentalidade minha sobre quê? Eu afirmei ser a favor de sonegação? Pare de fumar crack. E tanto nos EUA quanto na Europa existe tanto imposto sobre a renda quanto sobre o consumo, a diferença é o valor deles. Gênio.
Um comentarista chato sem nick
Seus comentários diz muito o contrário.
Um comentarista chato sem nick
Faça uma gentlieza: vá morar nos Estados Unidos então. Lá até a Justiça é paga a parte e não unificada. Boa sorte. Aqui no Brasil você nem deveria ficar. E se reclamar da falta de dinheiro, beleza, a gente faz questã ode expulsar vocÊ para ir a pé. Afinal, se para você o Estado não tem valor, nem o dinheiro (que´e gerido pelo Estado) também tem. "Ah, tem bitcoin". Boa sorte tentando usar bitcoin para comprar suas coisas nas ruas do Brasil.
HyruleX
Não sou ancap. E não tem a ver com "ignorância" e falta de "empatia" Eu só argumentei, não exatamente apoio a proposta da falta de existência de um Estado.
HyruleX
Não existiriam serviços públicos para serem administrados. O que teoricamente é ruim, por conta da falta de uma justiça centralizada para evitar barbáries... E só.
Um comentarista chato sem nick
Na falta de um "pai", sempre haverá algo para gerir outro algo. Na ausência de um "Estado", quem geriria os serviços públicos?
Um comentarista chato sem nick
Dois errados não fazem um certo.
Um comentarista chato sem nick
Noto também oligopólios de opinião, como a de vocês por aqui...
Um comentarista chato sem nick
Ser cumplice de preconceito também é crime.
Mago Erudito®
Exatamente, mas uma das raízes disso é a grande desigualdade social. Onde existem milionários que não se importam de pagar o que não vale apenas para ter tal produto ou serviço, isso inflaciona os preços e onera ainda mais quem é pobre.
Mago Erudito®
Mas aí já é muita alienação e falta de empatia da sua parte. Vai me dizer agora que é anarcocapitalista? O Estado é muito importante para a manutenção do teu querido amado patrimônio. https://uploads.disquscdn.com/images/2e6f23adb62f4a595c9efc60f1b5f3287a7e74a66a8d703989ac87f91dc7aecf.jpg
HyruleX
Precisamente! Eu só não prefiro que meu dinheiro vá ao governo. Eu não quero utilizar serviços públicos. E também não quero pagar para que alguém use por mim. Na realidade, só quero que o Estado entre em falência para as pessoas aprenderem que não tem de existir parternalismo estatal.
Mago Erudito®
Dinheiro do governo é utilizado para pagar professores, policiais e médicos. Sim, uma parte é desviada, mas veja só: ISSO ACONTECE DESDE 1500. O serviço público precisa ser otimizado, mas o dinheiro não some ele vai para o bolso de alguém que deveria ser preso, devolver todo o dinheiro com multa e ficar impossibilitado (assim como toda a sua família) de ter qualquer relação com a gestão pública. A questão não é ser livre mercado ou com forte presença do Estado e sim que a corrupção precisa ser combatida e as pessoas precisam parar de querer tirar vantagem dos outros.
Marcos Guilherme
Concordo.
Marcos Guilherme
Acho q a questão é que venderam os produtos como se tivessem pago os impostos dos mesmos, pois ficou caro mesmo assim. Lucros maiores, sem pagar imposto por isso. Para mim apesar de claro o imposto ser caro e onerar o valor, sonegação é crime, mas deveria ser crime a alta taxa de impostos nos produtos importados, o controle do livre comércio pelo governo, oligopólios no mercado brasileiro, tudo isso fo*** o brasileiro.
Marcos Guilherme
Quer dizer então que ta incluso o lucro alto da loja tambêm no preço. Faz sentido tb.
Marcos Guilherme
Começar da uma freiada nesse consumo louco, na linha de pensamento que se paga tudo que quer por ter poder aquisitivo, mesmo sendo os olhos da cara, seria tipo uma edução no consumismo brasileiro.
Marcos Guilherme
Se fosse pra escolher das duas opiniões ficaria com o João Paulo, faz muito sentido isso, hj vemos oligopólios em várias áreas aqui no Brasil e todas elas defendidas pelo Estado, um exemplo clássico é o caso da Telefonia/Internet.
Marcos Guilherme
Segura meu like aí, sem nick ta de zuação né!?
Samuel Cesar
Mas acaba ficando mais barato o produto. Lógico que não vende com preço do imposto não recolhido, mas geralmente saí mais barato que se pagasse.
Um comentarista chato sem nick
- Não duvide que o asfalto foi quebrado por uso indevido também da própria população, com seus veículos pesados. Fora a falta de cuidado da população, seja seu pai, sua mãe ou você, que provavelmente podem ter deixado cair (Até sem querer) um papel de bala, que se juntou a outros lixos, que entupiu a galeria de esgoto, fez ela transbordar e além de encher de água a rua, com a galeria rompida, quebrou o asfalto. - Se você sofrer QUAISQUER acidente na rua ou em locais públicos, um atendente do SAMU ou Bombeiros provavelmente serão acionados para lhe socorrer. - Mesmo que você deixe de usar, outras pessoas sem condições, e que provavelmente dão mais valor que você as questões sociais fazem uso. Isso é uma forma de "transferência de renda", por assim dizer. - Não terá direito de fazer B.O., não contará com a Justiça. No entanto, tal como em grande parte dos países, se você cometer um crime (como matar um bandido por exemplo), provavelmente seu caso será mais complicado e possivelmente nem dará o direito de "legitima defesa", uma vez que você já está "fora da lei". Fora da lei é problema para a Justiça, e ela lhe perseguirá. (Teoricamente, pois na prática, infelizmente vemos no sábado o que a Jusitça é - não diferente do seu pensamento egoísta). - Se pegar fogo na casa, beleza então. Boa sorte ao tentar apagar o fogo sozinho e acionar o seguiro. MORADIA NÃO É UM BEM. Esse é o pior problema dos ditos "liberais", pensam que tudo é vendível. Se tudo fosse um bem, não duvide que muitos índios já teriam mesmo era vendido sua terra. Acorda e se enxerga. Hoje, com este "papinho de liberal" (e depois o pessoal reclama do "Escola sem Partido", sendo que liberalismo também é uma forma partidária), o pessoal tem ficado egoísta e idiota.
Rookie naz
Chegando atrasado pra comentar, mas vamos lá. O que adianta a empresa sonegar se ela vende com o mesmo valor se não tivesse sonegado?
Um comentarista chato sem nick
Preconceito contra deficiência mental é crime
HyruleX
-Meu dinheiro e da minha família já foi gasto no asfalto atualmente quebrado, superfaturado que o queridíssimo prefeito pagou 300mil por rua. Eu tenho o 'direito' de usá-lo, até porque quem tapa os buracos da rua não é o prefeito. -Quem me dera não precisar depender. Eu vou poder parar de precisar pagar o imposto referente ao que o SUS custa pra poder usar a rede particular? Porque não posso continuar pagando por uma coisa que não vou usar. Não é? -Então também quero deixar de pagar por elas. Porque eu não uso universidade "pública" e continuo pagando por ela. Rede pública, a qual estudei toda a minha vida, sempre foi horrível. E meus familiares pagavam, por meio de impostos. Eu tinha o direito de usar, mas era óbvio que o imposto não era bem administrado. -Eu não me importaria de não chamar, se eu não fosse obrigado a pagar. Usaria o dinheiro para contratar uma particular ou me juntaria com os vizinhos para pagar e gerir nós mesmos. Por que não? -Mesma coisa dita acima. E sobre o tema do IPTU, eu não concordo com a destinação do dinheiro dele. Mas se não fosse algo abusivamente caro, claro que eu pagaria para ajudar. Não pelo estatismo, mas simplesmente porque com menos dinheiro o Estado teria a obrigação de se virar ou morrer. E não vejo nada de errado. Moradia não é um direito, é um bem. Se o cara deve algo, ele precisa pagar. Só tiram a casa dele em último caso.
HyruleX
Porque o dinheiro que vai pro governo é investido em contratos superfaturados de interesse político-partidário, é doado pra países que eu não me importo nem um pouco, financia organizações públicas inúteis, infla um governo que nunca fez bem para o brasileiro e alimenta a ganância de monopólios com apoio estatal. Empresas (não corporações), ao contrário, alimentam o mercado, às pessoas, ajudam a criar produtos e serviços de qualidade, tiram pessoas da pobreza e dão condições melhores para a sociedade no geral viver com mais conforto. Excluindo questões ambientais, que estão se tornando tendência (e não é por causa de governos, eles atrapalham a transição!), prefiro dar o meu dinheiro pra quem trabalha a sustentar quem fica com o cu sentado numa cadeira, em um cargo inútil, dando um foda-se pra sociedade, democracia, e qualquer outra forma de organização e liberdade.
HyruleX
Eles estão longe de serem bonzinhos, mas não haviam promoções apenas de queima de estoque. Eu não afirmei que eles estavam deixando de abusar, eu disse que eles não estavam pegando 200% do lucro cobrando bem mais SEMPRE. E note que, mesmo que eles estejam querendo mais lucro, eles não estão errados. Não entendo essa banalização toda. Já é difícil ganhar dinheiro no Brasil, o governo fode com todos os meios que pode, e certamente não temos empresas que se preocupam (o suficiente) com o cliente. Só que se você não gostou da atitude deles, legal, vai lá e tenta viver de 5~15% de lucro e ainda depender de pagar uma parcela dele em imposto. Eles podem ser grandes, e terem abusado desse posto, mas o único culpado aqui é o governo, direto ou indiretamente.
Marcos Vinícius
PQP alguém interna esse cara!
Um comentarista chato sem nick
Ok. Então por favor: - Não ande nas ruas (o asfalto é pago com imposto) - Não dependa dos hospitais públicos - Não use universidade pública, biblioteca pública, ou quaisquer item gerido pelo Estado. - Não chame a polícia (paga com impostos) - Não chame os bombeiros (pago com impostos) E lembre-se que - Ainda tem sorte que não pagar IPTU não signifique que você tenha que sair de casa (existem critérios para tirar alguém de uma casa quando não paga IPTU). A propósito, nos Estados Unidos, uma vez que você deve a uma empresa, eles até tiram a casa de você se eles quiserem.
Um comentarista chato sem nick
Só que os impostos de alguma forma são cobrados em algum lugar. Nos Estados Unidos, são cobrados em cima das pessoas, como um imposto de renda comum. Na Europa, há o IVA. Dependendo do país, há formas e formas de cobranças de impostos. No Brasil, os impostos são prioritariamente cobrados nas vendas e ofertas existentes por causa de mentalidades como a sua
Wilson Faustino
Sonegavam iCMS, todo o restante do Custo-Brasil não, incluindo a caralhada de outros impostos, burocracia, logística, etc.
Kessler
>Se você tiver todos estes valores, por favor poste aqui. Valores totais brutos relativos a produção de cada jogo, cada mídia. Sem impostos. Não sei o que isso tem a ver com meu comentário, mas tudo bem... Eu não preciso saber o valor de produção de algo para saber que o imposto cobrado sobre algo irá aumentar o preço médio final de algo. Isso é economia básica. Não sei quanto custaria um jogo se não tivesse impostos, mas, sim, eles custariam menos.
Um comentarista chato sem nick
Será mesmo? Quanto custa fazer um pneu? Uma estrutura? Os sistemas eletrônicos? O motor? Quanto custou o projeto do veículo? Quanto custou a mão de obra (sem impostos)? Dizem que o carro custaria 40 mil sem impostos, mas falta mais depuração e detalhes. Isso é uma conta final sem explicação. Um carro pode custar 10 mil para ser feito, pode custar 1 milhão. Depende de quão de itens vão na sua construção.
Um comentarista chato sem nick
Quanto sai para produzir um game? Já pensou nisso? Quanto sai para transporta-lo até aqui? Quanto sai para pagar a mão de obra de produção, transporte, venda, etc? Se você tiver todos estes valores, por favor poste aqui. Valores totais brutos relativos a produção de cada jogo, cada mídia. Sem impostos.
Um comentarista chato sem nick
Vocês definitivamente misturam paridade cambial e poder de compra sem critérios.
Um comentarista chato sem nick
"(O que o governo faz ao arrancar dinheiro do Estado é Roubar)"... err.., não não. Se você está em um país, cuja legislação diz que para coisas que você vende ou faz tem que pagar imposto, se você não é uma pessoa que corrompe leis, você vai lá e paga o imposto. Ponto. O Estado exige o imposto para justamente fazer a manutenção de serviços e equipamentos públicos que você também usa. "Ah, é extorsão". Pera. Se a legislação diz que você não precisa pagar impostos, você não precisa pagar impostos. Se a legislação diz que você começa a pagar impostos a partir do momento que entra em uma faixa de movimentação financeira, então ou você sempre fica abaixo desta faixa de movimentação, ou entra na faixa de movimentação e começa a pagar. Roubar é quando o Estado vai e toma de você sem critério um valor qualquer para seu próprio proveito. E não é isso que acontece em qualquer sociedade (exceto as de grande corrupção). No Brasil, pelo contrário, muita gente pagava propina para não pagar imposto. Roubar aqui caí nisso - você pagar para um profissional público ignorar seus erros e você pagar menos do que deve ao Estado. Cidadão inteligente vai lá nos seus gestores, conversam com eles e pedem redução de impostos. Nunca vi uma passeata de redução de impostos, a propósito.
Kessler
Sim, em momento algum afirmei que não existe picaretagem. mas não sei por que tem gente que usa o fato de existir picaretagem para minimalizar o problema sério que temos de impostos altíssimos incidindo direto no consumo. Veja que mesmo no exemplo do Wii U o preço é quase o dobro da conversão (talvez mais na época).
João Paulo ™
Eu não disse que empresas são boasinhas. Empresas visam o lucro, e se uma empresa encontra um mercado protegido do qual ela faz parte, é óbvio que ela vai tentar se aproveitar disso. Mas quem produz esse ambiente "protegido" é o governo, criando barreiras a importação e impostos absurdos. Então, se não fosse o governo, haveria ampla competição, abaixando assim o preços.
Gertrudes, a Lhama
Tá, então só a Sony paga esse imposto duas vezes.
João Paulo ™
Nesses casos, o governo nos enraba duas vezes. A primeira, cobrando valores absurdos de impostos sobre importados. A segunda, "protegendo" o mercado, dificultando importações, diminuindo assim a concorrência. Obviamente essa combinação não poderia resultar em outra coisa.
João Paulo ™
Deixa eu te contar outra coisa: foi o governo americano o responsável pela crise: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1696
Mago Erudito®
Deixa eu te contar uma coisa então: Foi o Milton Friedman que liberou a economia americana a ponto de criar a crise do subprime, se não fosse e Estado que os liberais tanto odeiam para salvar o capitalismo poderia ter acabado ali. Entendeu?
Mago Erudito®
Por quê?
João Paulo ™
Sim, concordo que os empresários não são santos. Empresários visam o lucro. Mas mesmo nesse caso o governo ainda é o maior culpado, já que ele "protege" o mercado nacional e impede a concorrência. Com concorrência, os preços iriam cair. Esse vídeo do Miltão explica bem: https://www.youtube.com/watch?v=B0QqtwvJKDk
Mago Erudito®
Isso pode ser Síndrome de Estocolmo sugiro que procure um médico o quanto antes.
Mago Erudito®
Você LEU a matéria? As empresas sonegavam e ficavam com essa diferença, ou seja, aumentavam o lucro!!! Jogos são caros no Brasil por causa dos oligopólios e pq sempre foram caros com gamers sempre pagando. O mesmo acontece com imóveis, carros, produtos da apple, etc.
Mago Erudito®
Mais fácil culpar os outros do que olhar o próprio umbigo e ser racional na hora da compra. Como que uma apartamento de 35m² custa R$ 1.000.000,00? Fácil, tem gente que paga.
Mago Erudito®
O que o @diegofduarte:disqus quer dizer é que o consumidor brasileiro paga caro por coisas que não deveria. Um exemplo é essa carro [email protected] que você mencionou, na Europa ou EUA deve custar 1/3 do preço BR e lá a renda deles é 10x maior. A verdade é que tanto o Estado quanto o empresariado (principalmente oligopólios) enchem os bolsos com o nosso dinheiro suado.
João Paulo ™
Eu não sou fake, João Paulo é meu nome verdadeiro. Só não sou obrigado a me expor publicamente para todos tipos de malucos que existem na internet. Além disso, é sandice uma vítima de estupro denunciar seu agressor? Pois é exatamente o que nós somos: vítimas do estado. Boa parte dos problema do Brasil são causadas pelo estado ser grande, inchado, paternalista. Então faço minha parte tentando alertar quem consigo, quem sabe um dia os brasileiros mudem de mentalidade.
João Paulo ™
Cara, é óbvio que eu entendi a matéria. Óbvio que eu entendi que o Submarino vendia alguns produtos com preço cheio mas não pagava o imposto. Vocês que parecem burros -- vejam bem, parecem, não sei se realmente o são -- e não entenderam o meu argumento de que o que o governo faz ao arrancar dinheiro do Submarino nada mais é do que ROUBAR. O Submarino não me roubou, apenas não pagou a extorsão que a quadrilha ESTADO impôs a eles. Esse não pagamento permitiu que o Submarino vendesse produtos mais baratos em diversas vezes, eu sou prova disso. Acordem, o estado não é Deus.
João Paulo ™
Ain, não sei argumentar, tenho que atacar com ad hominem.
Guilherme Brcontainer
Meus parabéns governo Br (estou sendo irônico), vocês fazem a merda toda, então as pessoas procuram caminhos como no estrangeiro e então aparecem pessoas dispostas a trazerem jogos para estes clientes (mesmo que pela ilegalidade), então o que vocês fazem? Ferram mais ainda, não sou a favor do que fizeram, mas a culpa não é inteiramente deles e ao invés de vocês olharem que o problema é o Governo (seja esquerda ou direita, ninguém é honesto), tanto o atual quanto os do passado, empresas deixaram o país por não conseguirem sobreviver com este mercado egoísta que vocês forçam a vivermos, sim eu sou contra monopólios, mas não sou contra concorrência para estimulara a qualidade e os bons preços e sou muito a favor de "livre mercado", do qual até empresas estatais talvez pudessem se beneficiar. Tem que existir um equilíbrio entre governo, impostos e empresas privadas, mas aqui esta totalmente desequilibrado. As pessoas acham que um ou outro partido tem culpa, mas a verdade é que todos partidos (passado e presente) e a politica toda é que é culpada ... ser politico é um ótimo negócio no Brasil!!! --- Deixo essa mensagem, quem sabe um politico sensato leia... sqn
Ramon Gonzalez
Enquanto os responsáveis (legislativo) não baixarem os impostos vai ser essa eterna corrida atras do rabo...
Arley Martins
Foi eu que fiz o texto mesmo, tenho personalidade e um pouco de cultura pra redigir mais ou menos o que penso e vejo. Viajei para estes 2 países e vi tudo que relatei. Eu não sou fake igual vários. Veja que eu comento em diversos posts. Eu simplesmente valorizo meu suado $$$$ e me limito a abastecer essa mijolina na terra da banana e compro comida, necessidades básicas, pois qualquer outras coisas junto o dinheiro e a cada 2 anos vou em um pais descente e adquiro tudo que quero a um preço que realmente condiz com os produtos. Com as viagens acabei aprendendo razoavelmente outra língua pra facilitar e adquiri um pouco de conhecimento e dignidade de povos evoluídos em relação ao brasileiro acomodado que eu ja fui e não tenho vergonha de falar.
Diego F. Duarte
Tem gente q se esforça
Diego F. Duarte
Engracado... Pq q td mundo q comenta essas sandices nao usa foto no perfil, ou simplesmente sao fakes? Alem do mais, de ql comunidade de "Revoltadinhos" vc colou isso xD? Parece q o texto foi basicamente copiado e colado.
Anayran Pinheiro
Bem vindo à Banânia!
Petrus Augusto
Tem uma coisa chamada estoque. Quando um produto fica parado por muito tempo (poucas vendas) deixa de compensar de mante-lo em estoque, pois, o valor gasto com armazenamento é maior que o preju se vende-lo por x% a menos que o preço nominal. Dai, uma ótima maneira de se livrar deles, é vender mais barato, chama isso de promoção e vendo x% mais barato. Mesmo tendo um aparente prejuízo, é melhor e sai mais em conta que mante-lo armazenado ocupando espaço, logística, pessoal e etc. Não se engane, isso não é pq 'são bozinhos' e 'sonegamos para abaixar o preço e fazer promoção', estão apenas se livrando de um produto parado que está gerando um gasto muito alto com armazenamento/estocagem. Isso acontece com qualquer loja mediana/grande. Independente se paga imposto ou sonega. A diferença, é que a que sonega venda como se tivesse pagando e tendo um lucro absurdo sobre o produto.
Lucas Blassioli
Mercado de Games BR: Se for fisico há a chance de ser R$ 250,00 e o cara sonegar imposto Se for digital é valor em USD x2 + maior cotação do ano. (Alias, tem ótimas exceções ultimamente). Muito bom! :D
Kessler
>A calçada da sua rua foi feita por uma empresa privada que teve pena de você e doou isso para a comunidade. De todos os exemplos possíveis, você usa calçadas, que são feitas pelos donos das propriedades. Parabéns.
Gilmars Æaesñ
Diego, esse João fez curso pra ser burro. Não é possível, cara.
Gilmars Æaesñ
Huuurr duurr... imposto é roubo.. huurrduurr.. A calçada da sua rua foi feita por uma empresa privada que teve pena de você e doou isso para a comunidade. A iluminação também foi doação de alguma empresa priva... Ahhh vá tomar....
Gertrudes, a Lhama
Uns anos atrás: PS4 - US$400 - 4000 reais Wii U - US$300 - 1800 reais Ambos sendo importados da mesma maneira para o Brasil. Esse é só um exemplo, mas o fato é que geralmente nós somos enrabados duas vezes, pelos impostos e pelas empresas que sabem que podem cobrar ainda mais pois o povo vai achar que mesmo assim é tudo culpa do imposto.
HyruleX
Eles não mantinham o mesmo preço sempre. Claro que abusavam, mas também soltavam ótimas promoções. Já tive muitos amigos comprando jogos nas americanas ou submarino por menos de 70 reais. Até eu, que compro usando a Steam, fiquei impressionado pelo valor ótimo.
HyruleX
Eles estão investigando estritamente porque não pagaram imposto. Não tem a ver com o consumidor pagar caro sem pagar imposto. Eles só perderam a fatia deles, e agora vão correr atrás.
HyruleX
Prefiro meu dinheiro indo para as empresas que indo para o governo.
Pedro Cavalieri
Meu Deus, onde consigo curtir o artigo??? Não só pelo conteúdo, mas este merecia mais ainda por essa imagem gloriosa do Mario 200% absolutely putasso... Hahahahahaahahhahaha
Kessler
A única coisa implícita no seu comentário é que de alguma forma os impostos miraculosamente não afetam o preço final, usando o fato de algumas empresas sonegarem. O que é uma lógica falha porque: 1) é praticamente um truísmo que taxar uma coisa vai aumentar o preço da coisa; e 2) o fato de vigaristas cobrarem o mesmo preço mesmo sonegando impostos não afeta em nada o primeiro ponto, já que fazem isso justamente em paridade com o preço com impostos embutidos ¯_(?)_/¯
Gnull
Todos os impostos afetam o preço dos produtos, visto que tudo será sempre repassado ao consumidor.
Diego F. Duarte
Eu nao sei, vc q tá fazendo questao de saber. Ta implicito.
Kessler
Mas impostos sobre consumo afetam severamente o preço dos produtos. Quais são as "bobagens"?
Diego F. Duarte
Eu nunca disse que nao eram. Eu estou dizendo das bobagens, lol. Calma amiguinho...
Kessler
Que "conversa dos impostos"? Os impostos sobre o consumo no Brasil são altíssimos, isso é fato.
Andre Kittler
Na real concordo. O nosso Governo (não importa qual - todos, desde que passei a usar dinheiro a uns 30 anos atras) não aceita margens baixas de lucro. Trato ele como eu trato qualquer empresa: se acho abusivo o fato de cobrarem 1000% de lucro em produtos (olá, Apple) simplesmente não compro. Vou para a alternativa. Varias vezes optei por comprar produtos onde suspeitava que o vendedor não estava pagando imposto apenas para não usar o serviço da empresa Governo. Prefiro pagar o mesmo valor para uma pessoa desconhecida ficar feliz que para os políticos conhecidos ficarem.
Bruno Santos
Tem gente que lê as coisas por palavras-chaves e já vem aqui em baixo comentar o que supostamente entendeu. As empresas sonegavam os impostos(até aqui você entendeu), depois repassavam o valor do produto com impostos mais a margem de lucro deles para o consumidor. Ou seja, eles sonegaram, mas quem pagou foi você. O dinheiro que iria para a Receita foi diretamente para o bolso dessas empresas.
Arley Martins
Pais da vergonha. Não tem um politico que não esta envolvido em alguma fiscalização. Imposto so sobe em tudo e ai agente ve um monte de rico indo comprar la fora e inclusive os nossos políticos FDP, por que la é mais barato e nos pobres se ferrando pra paga caro em porcarias vendidas aqui. Tem que sonega mesmo, porque o maior ladrão é o governo e a receita federal. Um pequeno exemplo: 1 litro de gasolina plus +(gasolina premium que nos conhecemos como podium ou V power racing) nos USA e Canada custa 0,59 centavos de dólar ou 2,19 o galão que tem 3,7 litros e nos aqui no brasil paga 3,99 a 4,29 reais o litro. É muito absurdo a diferença. Tem lojas nos USA que estão fazendo promoção que na compra de 1 galaxy S8 sim free vc ganha outro de graça. Alguém já viu algo igual no Brasil?!?!! Sou totalmente a favor das pessoas e empresas boicotar o governo usando caixa 2 mesmo igual os políticos fazem em suas campanhas. Pq so os pobres tem que paga impostos?!??!
Diego F. Duarte
Vamo dar um desconto, parece pelo visto q ele REALMENTE NAO LEU o artigo. Joao, leia a reportagem e volte aki
Petrus Augusto
Exatamente o que eu estou observando... Ou o pessoal não entendeu ou estão em negação e ficam bradando 'imposto é roubo, sonegar é defesa' (aka um politico "mito" ai, e depois, posa de santo e o pessoal acredita). MAS, lembre-se: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,adultos-nao-sabem-matematica-basica--segundo-pesquisa,1789357 Dai já viu, né? Isso explica muuuita coisa.
Petrus Augusto
Mas, o problema é sonegar e manter o MESMO PREÇO que teria pagando todos os impostos. Você realmente acha que a sonegação é para ficar 'competitivo'?
Bruno
Por favor, vá ao começo da pagina e leia a matéria. Obrigado.
João Paulo ™
"Empresa que me rouba menos"? Tá doido? Onde o Submarino me roubou? Quem rouba é o governo. Tudo o que o Submarino arrecada é dele, imposto é ROUBO!
Diego F. Duarte
E...?
Diego F. Duarte
CARF nao nos deixa mentir
Diego F. Duarte
Ele deve ser akele kra q grita q td mundo tem ladrao de estimacao... Parece q o dele sao os gestores do b2w. Ele so n se tocou ainda...
Bruno
"A empresa que me rouba menos é minha amiga". Essa que é a sua lógica?
João Paulo ™
Não é ONG, mas minha relação com ele pelo menos é voluntária. Diferentemente do governo que nos estupra todos os dias.
João Paulo ™
VW Golf custaria R$ 40 mil sem os impostos http://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/vw-golf-custaria-r-40-mil-sem-os-impostos/
???????Feripe Hatsune?
Um banho de água congelada em quem acreditava que impostos são nosso único problema no preço final, afinal o lojista é santinho, bota a culpa no governo e tira $$$ dele.
Bruno
Que bonitinho, o Submarino agora é uma ONG, uma instituição de caridade.
João Paulo ™
O Submarino me serviu várias vezes, vendendo jogos a um preço acessível. Quem me lesa e rouba todos os dias é a merda do governo.
João Paulo ™
Sem impostos, Novo Golf custa R$ 40.018 https://www.noticiasautomotivas.com.br/sem-impostos-novo-golf-custa-r-40-018/
Bruno
Daqui a pouco vai aparecer um político que ganhou uma mala devido ao esquema.
Kessler
A não ser que todas as lojas estejam sonegando, os impostos aumentam, sim, o preço do produto.
João Paulo ™
Não importa. Não haverá mais promoções como essa.
João Paulo ™
É caro pelo imposto e pelo protecionismo do mercado brasileiro, que impede a concorrência. 50% do valor dos carros é imposto direto.
Diego F. Duarte
E o outro jogo do lado na vitrine tava 299. Processo estocastico manda abracos... Outra coisa, pega a NF do seu jogo de 65R$ la, provavelmente o ICMS esta la. Continua errado do msm jeito
Diego F. Duarte
Por alguns comentarios aki, tem mta gente q cai nessa conversa dos impostos. E so ver a galera do "carroecaroporcausadeimposto" (Vamo la: Impostos realmente sao altos p alguns produtos de forma nao tao necessaria, mas porra...)
João Paulo ™
Comprei vários jogos com valor bem baixo no Submarino. Exemplo: Dying Light The Following (completo) p/ PS4 por R$65,00, na promoção. O preço normal dele era R$130...
Yago G. Oliveira
A culpa é dos impostos, diziam eles.
Diego F. Duarte
Nem tenho mto animo de sequer tentar esclarescer. Provavelmente ele ja esta disposto a nao entender o problema real.
Exibir mais comentários