Se você nunca precisou chamar um Uber para um parente ou amigo, provavelmente conhece alguém que já o fez. Essa prática é tão comum que se tornou oficial: em alguns países, o Uber passou a permitir que o usuário solicite viagens para outras pessoas, mesmo que elas estejam geograficamente distantes.

Uber - smartphone

O funcionamento é simples: no momento de pedir um carro, é só informar os locais de partida e destino, e então indicar se a corrida é para você ou para alguém da sua lista de contatos — se a pessoa não estiver ali, basta cadastrar o número do celular dela.

Na sequência, a pessoa indicada receberá um SMS com os detalhes da corrida, incluindo nome do motorista, características do carro e um link para rastreamento. Obviamente, o condutor também receberá os dados do passageiro. No final da viagem, a tarifa será cobrada da pessoa que fez a solicitação.

Uber - corrida para terceiros

A nova funcionalidade vai ser uma mão na roda na hora de ajudar aquele amigo que está tão bêbado que não consegue pedir um Uber ou simplesmente perdeu o celular, mas a companhia ressalta que o recurso foi pensado para que familiares possam ajudar pessoas de mais idade que não usam smartphones ou têm pouca afinidade com o aparelho.

No anúncio oficial, o Uber dá como exemplo o caso de Saroj, uma senhora indiana de 79 anos que depende do auxílio de um neto para conseguir transporte. Ela não pode usar ônibus e não tem smartphone.

Uber - SMS

Casos semelhantes foram encontrados na mesma pesquisa, de acordo com o Uber. A empresa percebeu que, à medida que as pessoas envelhecem e perdem mobilidade, a preocupação dos parentes com soluções de transporte aumenta, pois muitos deles não podem estar disponíveis o tempo todo. A demanda deve aumentar: cerca de 10% da população mundial tem 65 anos ou mais e esse número só cresce.

Por ora, a novidade está disponível em cerca de 30 países. O Brasil não está entre eles, mas deve ser por pouco tempo: embora não haja previsão de disponibilidade por aqui, o Uber assegurou que outros países terão o recurso em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Ops! Me flagrou lol 😂😘

Jack Silsan
Ops! Me flagrou lol ??
Francieli M. Sobral
Ah pilantra! Eu chamo mas você paga viu? ?
lilian Orneles

Cupom 20 reais uber: yj5x15ryue

Rodrigo Freijanes
Prefiro não usar esse recurso, pois a pessoa para a qual chamarei o Uber pode não se atentar em verificar se a corrida foi finalizada no momento exato da chegada ao local. Do jeito que sempre fiz, extra oficialmente, o motorista não sabendo que chamei pra outra pessoa, não se sentirá tranquilo pra praticar isso.
Magnosama
Cara, isso vai ser muito bom pra eu chamar um carro pra minha mãe, demorou...
Bruno
na próxima, não gaste mais dedo com leitor de título. hahahah
Anayran Pinheiro
Se você nunca precisou chamar um Uber para um parente ou amigo, provavelmente conhece alguém que já o fez. Essa prática é tão comum que se tornou oficial: em alguns países, o Uber passou a permitir que o usuário solicite viagens para outras pessoas, mesmo que elas estejam geograficamente distantes. Pois é, nenhuma novidade, mas o Uber agora resolveu oficializar...
Rmavalli
É pra isso que existe a opção de pagamento com dinheiro. Já tive que pedir uber para uma funcionário aqui do serviço várias vezes, nenhuma delas precisei pagar nada.
Diego F. Duarte
Viraria, se qm chamou o Uber nao pagasse a corrida e nao ficasse registrado la.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Perfeito pra quem não quer baixar o app do Uber por falta de espaço e por que a esposa já tem o app no smartphone dela (nem tô falando de mim, craro)

Jack Silsan
Perfeito pra quem não quer baixar o app do Uber por falta de espaço e por que a esposa já tem o app no smartphone dela (nem tô falando de mim, craro)
Emerson Alecrim

Não duvido, mas aí vai ser uma brincadeira cara...

emersonalecrim
Não duvido, mas aí vai ser uma brincadeira cara...
Emerson Alecrim

Mas esse é ponto: é uma prática tão comum que o Uber oficializou (demorou, aliás), pois viu que tem demanda. No sistema, as corridas ainda são de quem fez o pedido. É bom que agora o "empréstimo" da corrida seja uma função, de fato, inclusive por segurança. A pessoa recebe um SMS com os dados da corrida e o motorista sabe desde o início o que acontece.

Exibir mais comentários