Uber agora permite que usuário peça corridas para outras pessoas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Uber - smartphone

Se você nunca precisou chamar um Uber para um parente ou amigo, provavelmente conhece alguém que já o fez. Essa prática é tão comum que se tornou oficial: em alguns países, o Uber passou a permitir que o usuário solicite viagens para outras pessoas, mesmo que elas estejam geograficamente distantes.

O funcionamento é simples: no momento de pedir um carro, é só informar os locais de partida e destino, e então indicar se a corrida é para você ou para alguém da sua lista de contatos — se a pessoa não estiver ali, basta cadastrar o número do celular dela.

Na sequência, a pessoa indicada receberá um SMS com os detalhes da corrida, incluindo nome do motorista, características do carro e um link para rastreamento. Obviamente, o condutor também receberá os dados do passageiro. No final da viagem, a tarifa será cobrada da pessoa que fez a solicitação.

Uber - corrida para terceiros

A nova funcionalidade vai ser uma mão na roda na hora de ajudar aquele amigo que está tão bêbado que não consegue pedir um Uber ou simplesmente perdeu o celular, mas a companhia ressalta que o recurso foi pensado para que familiares possam ajudar pessoas de mais idade que não usam smartphones ou têm pouca afinidade com o aparelho.

No anúncio oficial, o Uber dá como exemplo o caso de Saroj, uma senhora indiana de 79 anos que depende do auxílio de um neto para conseguir transporte. Ela não pode usar ônibus e não tem smartphone.

Uber - SMS

Casos semelhantes foram encontrados na mesma pesquisa, de acordo com o Uber. A empresa percebeu que, à medida que as pessoas envelhecem e perdem mobilidade, a preocupação dos parentes com soluções de transporte aumenta, pois muitos deles não podem estar disponíveis o tempo todo. A demanda deve aumentar: cerca de 10% da população mundial tem 65 anos ou mais e esse número só cresce.

Por ora, a novidade está disponível em cerca de 30 países. O Brasil não está entre eles, mas deve ser por pouco tempo: embora não haja previsão de disponibilidade por aqui, o Uber assegurou que outros países terão o recurso em breve.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados