Início » Internet » Até que enfim: OneDrive permitirá restaurar versões anteriores de qualquer arquivo

Até que enfim: OneDrive permitirá restaurar versões anteriores de qualquer arquivo

Paulo Higa Por

A Microsoft finalmente atendeu os pedidos dos usuários e está lançando um recurso de histórico de versões de arquivos no OneDrive: ele permitirá restaurar fotos, vídeos e documentos que foram modificados acidentalmente. O serviço de nuvem já tinha uma função semelhante, mas ela só funcionava para arquivos do Word, Excel e PowerPoint.

A novidade será lançada para todos os usuários domésticos e está sendo liberada aos poucos. O funcionamento é bem simples: basta acessar a interface web do OneDrive, clicar com o botão direito no arquivo e depois em “Histórico de versões”. Uma lista com todas as versões daquele arquivo nos últimos 30 dias será exibida; você poderá acessá-las e restaurá-las.

Isso já existe em serviços concorrentes, como o Dropbox e o Google Drive. E o recurso é útil não apenas para pessoas desastradas que salvam um arquivo por cima do outro; ele também pode ajudar quem teve seus arquivos criptografados por ransomwares, por exemplo (o Dropbox permite até mesmo restaurar sua conta inteira para um momento antes do ataque do malware).

O recurso de versionamento de arquivos era o terceiro mais pedido pelos usuários no OneDrive: a sugestão foi publicada em agosto de 2014 (!) e recebeu mais de 5,1 mil votos de apoio desde então. Outras sugestões populares são os Arquivos Sob Demanda (que já estão sendo testados no Programa Windows Insider) e a sincronização diferencial, que faz upload somente das partes dos arquivos que foram alteradas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Luiz Palacio
Os arquivos sob demanda era perfeito no lançamento do W8, aí não sei que cagad* a MS fez que ferrou com tudo, começou a ter arquivos duplicados, triplicados até no meu caso que usava ele em 3 PCs diferentes.
Luandersonn Airton
Dropbox (somente Business)
Mario Junior ?????????
A Microsoft tem é melhorar essa porcaria de transferência de arquivos do OneDrive ao fazer downloads e uploads pelo navegador. É uma baixaria o que o suporte da MS faz no fórum da mesma, onde há milhares de pessoas reclamando disso e eles não dão uma simples fo** . Sempre vem com aquelas soluções inúteis, que mais parece que estão conversando com o vovô que nunca mexeu em um PC na vida.
Whebert Souza
Na minha opinião a nuvem mais rápida é o Dropbox, é sem comparação. Fica mais perceptível quando se trabalha com muitos arquivos, é visivelmente superior aos concorrentes, mas fico com Google Drive por causa do Docs e $$ mais em conta.
Cortana ✔

Qual outro serviço tem Arquivos Sob Demanda?

Cortana ?
Qual outro serviço tem Arquivos Sob Demanda?
@Sckillfer

Agora só esperar mais 5 anos pra integrarem isso ao histórico de arquivos nativo do Windows

Sckillfer
Agora só esperar mais 5 anos pra integrarem isso ao histórico de arquivos nativo do Windows
Renan
https://support.google.com/drive/answer/2409045?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR
Erick Willians
No Google Drive esse recurso é automatico ou precisa de um tipo certo de conta?
William Lima Crisostomo
Faz muita falta mesmo, trabalhar no onedrive via office gasta banda demais, e pra mim que tenho pouca velocidade... demora muito, pra salvar então é um martírio.
Luandersonn Airton
"sincronização diferencial, que faz upload somente das partes dos arquivos que foram alteradas" Isso faz muita falta, inclusive votei nesse feedback lá no UserVoice, eles marcaram como "estamos pensando"...
Adriano
Recurso bem-vindo.