Início » Web » Até que enfim: OneDrive permitirá restaurar versões anteriores de qualquer arquivo

Até que enfim: OneDrive permitirá restaurar versões anteriores de qualquer arquivo

Por
48 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Microsoft finalmente atendeu os pedidos dos usuários e está lançando um recurso de histórico de versões de arquivos no OneDrive: ele permitirá restaurar fotos, vídeos e documentos que foram modificados acidentalmente. O serviço de nuvem já tinha uma função semelhante, mas ela só funcionava para arquivos do Word, Excel e PowerPoint.

A novidade será lançada para todos os usuários domésticos e está sendo liberada aos poucos. O funcionamento é bem simples: basta acessar a interface web do OneDrive, clicar com o botão direito no arquivo e depois em “Histórico de versões”. Uma lista com todas as versões daquele arquivo nos últimos 30 dias será exibida; você poderá acessá-las e restaurá-las.

Isso já existe em serviços concorrentes, como o Dropbox e o Google Drive. E o recurso é útil não apenas para pessoas desastradas que salvam um arquivo por cima do outro; ele também pode ajudar quem teve seus arquivos criptografados por ransomwares, por exemplo (o Dropbox permite até mesmo restaurar sua conta inteira para um momento antes do ataque do malware).

O recurso de versionamento de arquivos era o terceiro mais pedido pelos usuários no OneDrive: a sugestão foi publicada em agosto de 2014 (!) e recebeu mais de 5,1 mil votos de apoio desde então. Outras sugestões populares são os Arquivos Sob Demanda (que já estão sendo testados no Programa Windows Insider) e a sincronização diferencial, que faz upload somente das partes dos arquivos que foram alteradas.

Mais sobre: ,